A conexão entre Thor e Knull é profunda nos quadrinhos da Marvel.
A inclusão de Knull em Venom: A Última Rodada pode trazer repercussões significativas para o Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Embora o terceiro capítulo da franquia Venom da Sony Pictures ainda não tenha oficialmente revelado quem será seu grande vilão, o trailer recente de Venom: A Última Rodada mostra uma figura ameaçadora que certamente parece ser Knull. Apesar de Knull ser uma adição relativamente recente ao Universo Marvel, sua história remonta aos primórdios e está ligada a alguns heróis bastante reconhecíveis. Se Knull realmente estiver em Venom: A Última Rodada, isso poderia abrir as portas para uma maior sinergia entre o Universo do Homem-Aranha da Sony e o MCU.
Knull fez sua estreia nos quadrinhos em Venom #4 de 2018 como o principal vilão que Ryan Stegman e Donny Cates estavam desenvolvendo na reformulação da série. Chamado de “Rei de Preto”, Knull permaneceu nas sombras antes de se revelar completamente, culminando no evento “Rei de Preto”, que terminou com Eddie Brock e Venom derrotando Knull e assumindo o título de Rei de Preto. Um dos heróis que lutou ao lado de Venom durante o evento foi Thor, o Deus do Trovão. Muitos fãs talvez não saibam, mas Thor tem uma conexão com Knull e uma das armas que ele ajudou a forjar.
A conexão de Knull com Thor explicada
O escritor Jason Aaron começou sua aclamada fase em Thor introduzindo Gorr, o Carniceiro dos Deuses, o vilão principal de Thor: Amor e Trovão. Enquanto Thor empunhava o Mjölnir, Gorr usava a All-Black, a Necroespada, uma lâmina feita de escuridão viva que fluía e se comportava de forma semelhante a um simbionte. Gorr e a Necroespada pareciam ser uma entidade só, mas ficou claro depois que a Necroespada havia corrompido Gorr, sendo parcialmente responsável por sua decisão de matar todos os deuses vivos.
Lembra que mencionamos que a Necroespada compartilha algumas qualidades com um simbionte? A razão disso é que a Necroespada é, de fato, um simbionte. Donny Cates, co-criador de Knull, era um grande fã do que Jason Aaron estava fazendo com Thor, então, quando chegou a hora de explorar a origem de Knull, ele encontrou uma maneira criativa de conectá-lo ao Deus do Trovão. Knull criou a All-Black, a Necroespada para decapitar um Celestial, que acabou se tornando Knowhere, visto nos filmes de Guardiões da Galáxia. Portanto, Thor não enfrentou apenas Gorr, mas também a sua espada simbiótica viva.
A Necroespada também apareceu no MCU, embora não com Gorr, interpretado por Christian Bale. Quando Cate Blanchett interpretou Hela em Thor: Ragnarok, sua arma principal eram as Necroespadas. Ainda não sabemos se Knull trará uma Necroespada consigo em Venom: A Última Rodada.
Knull aparecerá no Universo Cinematográfico Marvel?
O Universo do Homem-Aranha da Sony ainda está tentando alcançar a popularidade do MCU. Tom Holland, o atual Homem-Aranha, ainda não apareceu em nenhum dos filmes de Venom, Morbius ou mesmo Madame Teia. A Sony decidiu construir seu universo conectado com a galeria de vilões do Homem-Aranha, focando nos inimigos do teioso. No entanto, isso não significa que não houve algum cruzamento entre os dois estúdios.
Por exemplo, Michael Keaton como Abutre, visto em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, fez uma aparição em Morbius, onde sugeriu uma possível aliança contra o Homem-Aranha. Além disso, as cenas pós-créditos de Venom: Tempo de Carnificina transportaram Venom para o MCU a tempo de ver o Peter Parker exposto como o Homem-Aranha ao mundo inteiro na cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa. Isso foi seguido em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, onde Venom foi enviado de volta ao seu mundo, mas um pedaço do simbionte foi deixado no MCU.
Portanto, embora os fãs do MCU possam querer ver um confronto entre Thor e Knull, a probabilidade disso acontecer permanece pequena por enquanto. A Sony provavelmente vai querer incorporar o Homem-Aranha ao seu universo antes de se preocupar com como Knull se encaixa no MCU. Ainda temos que ver o confronto entre Homem-Aranha e Venom antes de nos preocuparmos com implicações de crossovers maiores.
Dirigido por Kelly Marcel, Venom: A Última Rodada estreia nos cinemas em 25 de outubro.