Dirigido por Mark Neveldine (Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança, Jonah Hex – O Caçador de Recompensas) e escrito por Christopher Borrelli, baseado na história de Chris Morgan e do próprio Borrelli.
Os Exorcistas do Vaticano (The Vatican Tapes) narram a história de Angela Holmes (Olivia Taylor Dudley) uma jovem que ao completar seus 27 anos acidentalmente corta seu dedo e vai parar na emergência, quando a infecção do ferimento faz com que ela comece a agir de forma estranha e assombrosamente começa a causar ferimentos graves e até mortes nas pessoas ao seu redor.
O Padre Lozano (Michael Peña) examina a moça e acredita que ela está possuída. Ao tentar exorcizar o demônio, o Vaticano descobre que a força satânica em Ângela é mais forte do que eles imaginavam.
O filme traz bastante clichês para filmes de exorcismo e terror mas o mais interessante é a maneira como são abordados durante o desenvolver das cenas. É intrigante ver o desenrolar e o desfecho da história mesmo falhando um pouco na apresentação dos personagens. Alguns que deveriam ser melhor apresentados como a própria protagonista Ângela ou o seu relacionamento com Pete (John Patrick Amedori) que parece estar lá apenas para forçar uma emoção que poderia até ser bem encaixada no contexto mais não consegue convencer o público, porém o pior ponto do filme em si é a tradução do título que acaba por caracterizar o filme como algo que na verdade não é sua principal proposta, visto que seu título original “The Vatican Tapes” se encaixa muito melhor no contexto do filme.
Um destaque especial vai para a fotografia do filme que em certas cenas se mostra incrivelmente bem colocada e também para a atuação de Olivia Taylor Dudley que por mais que tenha seus altos e baixos durante o filme na hora que é realmente apresentado o clímax se mostra totalmente perfeita e encanta o público mostrando o quão ameaçador é o futuro que dependendo dela estará por vir.
Sabe aquele filme que você vai assistir com a menor das expectativas porque já está cansado de ver os mesmos clichês ? Bom essa era minha expectativa ao ir assistir ”Os Exorcistas do Vaticano“ e para minha surpresa o filme se mostra ótimo na proposta que apresenta, cheio de reviravoltas que por mais que as vezes pareçam totalmente confusas, ao serem explicadas de maneira simples fazem você ter aquele pensamento de “Putz isso faz todo sentido! ”.
Por mais que sua tradução totalmente marketizada do título o leve a esperar outro tipo de filme é uma ótima pedida no gênero e te fará querer ir loucamente ver a continuação…
Claro esperamos por uma continuação.
Nota: 7,8/10
Os Exorcistas do Vaticano estreia dia 20 de agosto nos cinemas.
Em particular, eu faço-se realmente gostei. Um filme sobre exorcismos, mas com um caso de possessão demoníaca que em última análise revela que não é o diabo, que todos nós conhecemos um ao outro para sempre, mas um corpo que poderia trazer o fim do mundo é exorcismos no Vaticano. Aqui ele deixou este link com informações, dados e programações sobre o filme: http://www.hbomax.tv/movie/WHL230285/Exorcistas-No-Vaticano As “The Vatican Tapes” tenta revelar um dos segredos mais bem guardados da religião católica: recinto onde o filme registra os casos mais complexos de posse do mundo são salvas. Nada menos do que o próprio Vaticano.