A Brasil Game Show 2019 já está entre nós. O maior evento de games da América Latina acontece no Pavilhão do Expo Center Norte, entre os dias 9 à 13 de outubro. Os ingressos ainda estão à venda.
Falamos com Rafa Skoberg, desenvolvedor do jogo, que está disponível na Avenida Indie, local em que desenvolvedores menores conseguem exibir ao grande público os seus projetos, da BGS 2019.
Grashers é um jogo do gênero roguelike, um subgênero de RPG, situado no espaço. No qual você viaja pela galáxia limpando os planetas de diversos tipos de lixo, enfrentando também monstros mutantes nascidos diretamente do mesmo.
O jogo é todo desenvolvido com base nos lixos, sendo eles determinantes para a jogabilidade, tornando-o bem dinâmico. Divididos em categoria, como num sistema de reciclagem, os lixos são divididos em itens como papel, alumínio e orgânicos, no qual o jogador mais melhorando a sua habilidade com o mesmo de acordo com a quantidade de cada lixo que foi limpo do planeta, concedendo à ele habilidades especiais e aumentando o seu nível de destreza com o elemento. Mas eles não estão apenas à favor do jogador, o lixo também podem ser tóxicos ao ambiente, dificultando o desempenho do jogador.
“Por exemplo, se você coletar muito papel, a sua habilidade com ele vai aumentar, e então você desbloqueia habilidades novas. Quanto mais lixo você pegar naquela categoria, melhor você ficará nela.”
Estruturado em sessões, que duram em média 1 hora, o jogador irá enfrentar diversas sub-sessões onde poderá ser recompensado, com itens que o ajude na jornada, como também enfrentar os monstros e os famigerados vilões, no qual o jogador, ao derrotá-los, ganha as suas habilidades. Conforme o jogador vai avançando as sessões, ele também vai liberando mais habilidades e desbloqueando novas conquistas.
O jogador pode adaptar o personagem da maneira que ele preferir, escolhendo entre Stela e Ryan, que vêm com uma aparência padronizada pelo jogo mas que é totalmente mutável ao que o jogador desejar. Podendo escolher desde o tom de cabelo, ao formato do rosto e a cor dos olhos.
“A ideia é de Grashers ser um jogo divertido, com muita ação, mas que também ensine ao jogador que tem muita coisa útil que vai ao lixo e, claro, da importância da reciclagem. Queremos juntar uma gameplay legal com conscientização de cuidar do planeta.”
Com gráficos coloridos e dinâmicos, Grashers aparenta ser um ótimo divertimento com mensagens bem importantes, mesmo que de maneira leve. Podendo ser jogado por qualquer idade, desde crianças à adultos, entretendo ao mesmo tempo que educa.
Você pode acompanhar o progresso do jogo através do site oficial clicando aqui.
O lançamento de Grashers é previsto para a plataforma Steam para 2020.