Fifa 16 é um dos jogos mais famosos de futebol, sendo considerado por muitos o melhor game de futebol. O game da EA Sports já está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
Fifa 16 teve bastante diferenças entre a versão anterior, com muitas novidades e a adição de 16 times brasileiros com uniformes e escalação totalmente licenciada tendem a agradar ao público brasileiro que tem uma comunidade muito grande de Fifa. Além disso tivemos uma melhora no gameplay e nos gráficos também.
Parece o mesmo jogo, só que não!
Em relação ao gameplay, pouca coisa mudou. A velocidade do jogo caiu um pouco em relação ao Fifa 15, o que é excelente porque não iremos mais ver seu adversário pegar o Messi, correr feito um louco e conseguir fazer o gol, coisa que irritava muito no modo online e agora foi arrumado e melhorado.
Os zagueiros estão mais inteligentes, pois agora eles sabem se posicionar para receber aquele passe na fogueira, deixar o atacante em posição ilegal e sabem sair com a bola com tranquilidade.
Fizeram algumas mudanças nos atacantes, deixando eles mais inteligentes em relação ao posicionamento ao receber o passe e abrindo espaço na defesa com a sua movimentação, fazendo com que a mentalidade, atributo importante para um jogador, seja um diferencial na contratação desse jogador.
A IA do jogo foi aprimorada tornando o jogo mais desafiador quando se joga contra o computador, com jogadas mais elaboradas e imprevisíveis.
Os goleiros ganharam mais movimento e são mais elásticos em relação ao anterior. Eles estão se adiantando mais e são muito eficientes na maior parte do jogo, mas ainda assim ainda complicam espalmando chutes fáceis e trazendo dor de cabeça para a defesa.
Melhoria gráfica em pequenos detalhes
A questão gráfica de Fifa 16 melhorou significativamente em relação ao anterior, com um cuidado maior com o ambiente do estádio, o gramado ficou mais vivo e a cada carrinho forte o gramado fica marcado.
A torcida canta lindamente e faz barulho o jogo todo, porém as animações e a quantidade de torcedores gêmeos continuam tornando a torcida artificial.
A captura de movimentos é bem nítida em jogadores estrelas como Messi e Cristiano Ronaldo, com gestos e tipos de corrida único. Falando em Cristiano Ronaldo o jogador teve uma melhora em seu físico e em seus movimentos, e de forma bastante positiva, coisa que não acontecia desde o Fifa 13.
O sistema de colisões foi melhorado, trazendo uma realidade nos contatos que dão de 10 a 0 em relação ao seu concorrente PES e fazem do Fifa um jogo muito mais realista.
Foram adicionados tatuagens, cicatrizes e aquele spray do juiz, para demarcar a posição da barreira, ou seja, aqueles espertinhos que tentam burlar as regras e tentar avançar antes da cobrança da falta, terão mais um empecilho para conseguir avançar a barreira sem o juiz ver.
Também podemos ver alguns reservas fazendo o aquecimento no canto da tela, trazendo ainda mais a experiência de um jogo real de futebol para dentro do game.
Trilha Sonora
Esse ano a trilha sonora de Fifa 16 deixou um pouco a desejar. Mesmo com a adição da música Playsom da BaianaSystem marcando presença brasileira no jogo, as músicas ficaram um pouco monótona e bem parada, tirando a música brasileira e Skylar Grey feat. X Ambassadors que elevam o ânimo do jogador.
Muitas ligas e estádios licenciados
Mesmo que Fifa 16 não tenha a licença de todos os times brasileiros, outras ligas estão sensacionais e criam uma maior diversidade de mercado quando se vai jogar o Modo Carreira. Com a liga inglesa, espanhola, italiana e francesa sendo licenciada desde a 1ª divisão até a 2ª divisão.
Uma das coisas mais bacanas em relação a licenças do Fifa 16 são os estádios licenciados. Contando com 50 estádios licenciados e 28 genéricos é bastante difícil você se entediar jogando todas as vezes no mesmo estádio, porque com os 28 genéricos, mesmo que a liga que você esteja jogue tenha somente 3 licenciados (que é o caso da Liga Italiana) os outros genéricos suprem os outros times que não tem seus estádios no game.
Esse ano temos algumas novidades em relação a novos estádios, que são: Borussia Park (Borussia Monchengladbach-ALE), Carrow Road (Norwich-ING), CenturyLink Field (Seattle Sounders-EUA), King Abdullah Sports City (Al-Ittihad-SAU e Al-Ahli-SAU), Vélodrome (Olympique de Marselha-FRA), Vicarage Road (Watford-ING), Vitality Stadium (Bournemouth) e Fratton Park (Portsmouth).
Modo Carreira vem com novidades
Para quem achou que a EA tinha esquecido do modo carreira do Fifa, vai se surpreender quando iniciarem a opção pela primeira vez no Fifa 16.
Quando iniciamos o modo carreira do game, vem aquele pensamento “Lá vamos nós começar essa tal pré-temporada que não vale nada”. E quando nos deparamos com o começo dela veio a mensagem logo a seguir “Você gostaria de participar de um torneio de pré-temporada” nesse momento descobrimos a grande novidade do modo carreira.
É possível participar de um torneio de pré-temporada, sendo que se pode escolher em qual você gostaria de participar. Existiam torneios de times mesclados entre sul-americanos, americanos, europeus, africanos e asiáticos. O torneio serve tanto para treinar o time, tanto para adquirir um dinheiro a mais para fazer contratações ainda na mesma janela de transferência.
O mercado de transferências é mais movimentado, porém não ache que seja uma tarefa fácil montar um time estelar. Jogadores no auge da carreira ainda continuam pedindo um valor exorbitante que faça você pensar duas vezes antes de fazer uma loucura e só depender de um jogador no time.
Tirando isso o modo de jogo continua o mesmo, sem nenhuma novidade além dessa. Poderia estar melhor se as premiações fossem mais elaboradas e se existisse uma pequena cut-scene no jogo para mostrar o técnico ou o jogador ganhando um prêmio maior, por exemplo de melhor da temporada ou maior artilheiro. Mas mesmo sem isso continua a ser um excelente modo de jogo.
Que bonito éééé
Sim, as mulheres que tanto mereciam um lugar em jogos de esporte, invadiram o Fifa 16 com tudo, trazendo toda a experiência de uma Copa do Mundo Feminina.
Não é somente criar um jogador comum e transformar em mulher e colocar no jogo. O tipo de jogo é totalmente alterado assim como o jeito de jogar sendo muito fiel ao futebol feminino e trazendo as melhoras jogadoras do mundo para o game. O futebol é menos agressivo, com mais toques de bolas para que o gol de concretize.
Não que isso deixe o jogo mais chato e sonolento, pelo contrário, o desafio é ainda maior, fazendo com que você coloque todas suas habilidades no jogo em prática para sair vitorioso de uma partida. É bem diferenciado o tipo físico da mulher e do homem no game.
Se você é fã de futebol feminino, você vai ficar encantado com essa novidade fiel e completa adicionada ao jogo.
Ultimate Team é um dos melhores modos de jogo
Há muitas novidades na parte visual do Ultimate Team. Adicionaram a possibilidade de escolher mais de uma opção de carta consumível para cada atleta. Você pode escolher o jogador e usar uma carta de cura, condição física e habilidade sem precisar selecioná-lo cada vez que é colocado um card.
Existem algumas novidades nas cartas especiais da semana. As estrelas ganham uma foto com um de seus lances mais bonitos do período, tornando fácil a identificação do card principalmente na hora de comprar ou vender o jogador.
Conclusão
A EA Sports está de parabéns pelo jogo, porém trouxe poucas melhorias na jogabilidade mas aparando as pontas de um jogo que já estava sendo bem executado, com muitas novidades gráficas e com menus objetivos e simples. As novidades são os times brasileiros e o modo feminino que visa buscar mais fãs para a franquia e agradar os fãs da edição passada.