“Ame o passado. Jogue o Futuro”.
PES 2016 o game mais popular de futebol, produzido pela Konami já está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
A nova versão teve muitas mudanças positivas, tendem a agradar ao público latino americano com as ligas brasileira, chilena e argentina. Contado com 24 clubes brasileiros com escudos e uniformes praticamente todo licenciado. Além disso temos a melhora gráfica em comparação a versão 2015 e uma aprimorada na jogabilidade que faz com que os fãs de PES que deixaram a série em 2014 voltem a adquirir o novo game.
Gráficos maravilhosos e de tirar o fôlego
A questão gráfica do PES sempre foram os diferenciais do jogo, no qual nem se compara com o rival Fifa em relação ao acabamento de cada jogador. As feições, os gestos, o gramado e as mudanças climáticas também deixam o jogo muito realista.
Uma das coisas que mais mudaram foram a movimentação de cada jogador, sendo que cada um tem um estilo de corrida, um gesto diferente para cada jogada. Cristiano Ronaldo, Messi e os melhores do mundo tiveram um cuidado especial.
O sistema de colisões entre os jogadores também foi melhorado, ou seja, você não vai ver muitos jogadores se atravessando e fazendo aquelas cenas de filmes de terror bizarro. Melhorou muito em relação a versão passada e isso conta muito porque traz ainda mais realismo para o jogo.
Chutes e passes também foram melhorados e trazem um efeito mais suave.
Os estádios estão excepcionais, tanto os internacionais quanto os brasileiros deram uma melhorada e a forma como a torcida empurra o time. Com a adição da Arena Corinthians e o total licenciamento da equipe, fará com que os Corintianos mudem para a franquia de vez.
We Will, We Will Rock You
Como ouvir We Will Rock You e não lembrar da época do Playstation 2. Aquela entrada magnifica do jogo, com aquela trilha sonora excelente. Não é o caso exatamente do PES 2016.
Sim temos Queen na entrada do jogo novamente em comemoração aos 20 anos da franquia. Mas as outras músicas não agradam tanto assim, fazendo com que as transições do Menu fiquem um pouco monótonas.
Porém isso tudo muda quando entramos no estádio. Os gritos das torcidas e os cantos foram bem colocados e trazendo a sensação de cada torcida, tanto sendo nacional como internacional foi adicionado na franquia. É capaz de empolgar ainda mais o jogador quando se ouve aquele grito que é cantado nos estádios.
A magia dos campeonatos totalmente licenciados
No PES 2016 temos uma abrangência ainda maior de campeonatos licenciados, como por exemplo a Copa Sudamericana e a Euro League. Além de vários outros campeonatos e ligas licenciadas.
Temos diferenças em cada campeonato, como por exemplo a Uefa Champions League e a Copa Bridgestone Libertadores o jeito de torcer é totalmente diferente. Na UCL você sente que o estádio é um teatro, onde coisas maravilhosas vão ser executadas. Já a Libertadores o sentimento é de emoção dos torcedores, e realmente você sente a empolgação da torcida em cada tirada de bola, em cada carrinho bem executado é simplesmente fantástico jogar a Copa Bridgestone Libertadores no PES 2016.
Temos também a presença de 24 times brasileiros, ou seja, está sendo dada a devida atenção para o público brasileiro, mesmo com o problema dos jogadores com nomes estranho (o que não é culpa da Konami) e também um pequeno problema, que me incomodou bastante foi com o uniforme do goleiro do Palmeiras, que se encontra em preto e branco.
Rumo ao estrelato está com mais oportunidades
Não é necessário ser um Neymar para continuar até o fim do jogo no Rumo ao Estrelato.
Esse era o modo mais difícil do jogo, pois tínhamos que jogar igual Neymar e companhia para podermos continuar até o fim do jogo, ou seja no início isso era quase impossível. Porém agora é muito mais comum você terminar um jogo de titular, mas também é necessário pelo menos fazer o básico.
Contando com uma infinidade de modificações, você pode montar um jogador parecido com você, ou aquele bizarro mesmo (geralmente eles são os que dão mais sorte).
Master League do jeito que o povo gosta
Com muitas novidades e um menu totalmente novo, a Master League que era o principal atrativo das séries da antiga geração está voltando as suas raízes. Com um visual simples, porém bastante desafiador e completo. O mais desafiador é ter paciência e ter bons resultados caso você queira uma proposta maior, ou talvez dirigir a seleção escolhida.
Muitas movimentações acontecem, as vezes o jogador que você queria já estava negociando com outro clube e você nem viu, por isso é preciso sempre ficar de olho no mercado para não perder aquela oportunidade de compra.
MyClub é a cereja do bolo
Com uma grande reformulação no sistema do MyClub, o modo de jogo que traz a possibilidade dos jogadores de PES montar uma equipe e participar de disputas online com outros jogadores do planeta, adicionou várias opções para personalizar o seu time, troca de pontos para evolução.
Com menus simples e objetivos, fica mais fácil se organizar neste modo de jogo, trazendo toda a experiência de alo parecido com a Master League para o modo online.
O desempenho Online não caiu muito em relação a uma partida offline e não demora muito para achar um competidor para testar suas habilidades online.
Comemorações ainda deixam a desejar
Nada como fazer aquele golaço no amigo e ainda tirar onda com ele na comemoração não é verdade? Porém as comemorações ainda estão são um problema para o PES. Quando se vai comemorar aparecem seus companheiros seguindo você, mas quando você aperta o botão da comemoração que é marca do jogador, os companheiros somem e as vezes você percebe que foi levado para outra parte do gramado. Existe sim uma evolução da versão passada até aqui, por exemplo a queda de frames do jogo para a comemoração é mais difícil de se enxergar.
Há uma infinidade de comemorações, por exemplo temos aquela do selfie do Totti da Roma, que ele pega o celular e tira uma selfie no gramado. Mítico!
Seu goleiro, seu maior PESadelo
O maior pesadelo das séries do PES, ainda volta a assombrar nesta nova versão. Mas há uma evolução do PES 2015 para o PES 2016, isso é bastante notável. Porém ainda continua a ser um pesadelo.
Isso torna muito fácil a vida do atacante mediano, pois o maior desafio que ele terá será com a dupla de zaga. Tomar gols de fora da área, goleiro saindo espantosamente, bola fáceis rebatidas para escanteio e também os pênaltis chegam a ser estranhos.
Por exemplo quando se vai cobrar um pênalti, você coloca o goleiro para saltar e percebe que a física do salto é estranha, pois ele toma um impulso muito desproporcional.
Muito precisa ser melhorado em relação aos goleiros e temos certeza de que isso irá acontecer.
Conclusão
PES 2016 está muito melhor do que a versão anterior, trazendo uma jogabilidade melhor, um desafio maior, gráficos de alto nível, mecânicas de menu mais simples, novas ligas e campeonatos licenciados, um cuidado especial com os brasileiros e consegue mostrar a emoção de como é participar dos maiores campeonatos do mundo. Porém os goleiros ainda precisam de melhoras e precisa de um cuidado maior na parte da comemoração.
A Konami fez um excelente trabalho mais uma vez, e tenho certeza que até quem não era fã de PES, vai mudar de idéia quando jogarem este excelente jogo