Meses depois do anuncio oficial de Batman vs Superman: A Origem da Justiça durante a San Diego Comic Con de 2013, a Marvel organizou um evento para anunciar todos os filmes que seriam lançados em sua Fase Três, um desses filmes foi, naturalmente, Capitão América: Guerra Civil.
No entanto, o filme possivelmente não teria o mesmo nome caso a revelação da concorrente não tivesse tanto efeito. Em uma entrevista com o The Hollywood Reporter, um dos diretores do terceiro filme, Joe Russo falou sobre o quão importante é a mudança dentro do Universo Marvel e o quanto o embate entre o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço influenciou nisso.
De acordo com o diretor, sair da zona de conforto foi fundamental para evolução do cinema de super-heróis. “Deadpool é um grande exemplo disso. Tipo, caramba, 750 Milhões de dólares no mundo todo?” Disse ele.
“Quando nós havíamos terminado o Soldado Invernal, há dois anos, estávamos pensado sobre o que fazer no próximo filme, e a única coisa que parecia interessante para nós era desconstruir o Universo Marvel. Onde nós poderíamos ir agora? Tiveram 11 ou 12 filmes até o momento, todos com uma estrutura muito tradicional.” De acordo com Joe, aquela seria a hora ideal para a Marvel mudar, “As pessoas dizem que gostam de sorvete até que você dá sorvete pra elas cinco dias por semana. Chegou a hora de dar algo diferente”.
Segundo Joe, “Kevin Feige é um inconformado e ele é muito sensível com a maneira como as pessoas estão respondendo. Então ele disse que nós poderíamos estar certos. Depois que anunciaram Batman vs Superman, ele disse que nós estávamos completamente certos. Então precisávamos de um material desafiador ou começaríamos a perder o público”.
Capitão América: Guerra Civil estreia nesta quinta-feira, dia 28.