Sinopse:
Nocaute narra a história de Billy “The Great” Hope (Jake Gyllenhaal), campeão da categoria Peso Médio Junior do país, graças a seu estilo pouco ortodoxo e a seu possante e brutal golpe de esquerda. No auge da carreira e da vida pessoal, bem casado com Maureen (Rachel McAdams) e pai de uma menina Leila (Oona Laurence), Billy tem tudo o que sempre sonhou.
Até que em um terrível golpe do destino ele perde a esposa; a filha, levada pelo Serviço Social; a mansão em que mora. Agora só lhe restam a bebida e as drogas. Mas ele consegue convencer o rigoroso treinador Tick (Forest Whitaker, de O Mordomo da Casa Branca e O Último Rei da Escócia) a ensiná-lo o verdadeiro caminho para a vitória nos ringues – e na vida.
História emocionante que te leva da maior tensão pelas cenas de luta, aos olhos marejados com as cenas de drama, fazendo com que a emoção seja sentida pelo espectador e que ele entre em sintonia com a tela. Com mais uma excelente atuação de Gyllenhaal, que provavelmente será indicado ao Oscar pelo papel de Billy.
Billy é um grande lutador que não tinha nada e alcançou o auge com muitas vitórias, com seu estilo de luta raivoso, porém sem a técnica de um exímio lutador, mas que mesmo assim consegue derrotar todos os seus adversários.
Com a esposa perfeita, chamada Maureen, interpretada por Rachel McAdams, ele encontra apoio e direção em seus braços. Porém com algumas complicações um acidente acontece, e de repente Billy perde a esposa, a casa e a guarda da filha.
Billy então procura um meio de conseguir novamente a guarda de sua filha e recuperar sua dignidade, no caminho para essas conquistas ele encontra Tick um rigoroso treinador que lhe ensina como ser uma pessoa melhor e um exímio lutador.
A atuação de Forest Whitaker também é propicia a elogias, mesmo que seu personagem seja parecido com o de Morgan Freeman em A Menina de Ouro, pelo fato de ser cego de um olho, porém dessa vez foi real. Ele interpretou Tick, um treinador que tenta ajudar Billy a se tornar uma pessoa melhor e um lutador mais técnico e o preparando para encarar um dos maiores desafios de sua vida.
Até ele aceitar o que deve fazer, e mudar de hábitos, Billy passa por grandes problemas, como por exemplo em recuperar a confiança da filha e a sua humildade para aceitar que está no fundo do poço e recomeçar do zero.
Uma história com muitas reviravoltas e um final emocionante e é aquilo que provavelmente você mais espera de um final. Um final incrivelmente feliz, fazendo nossos olhos ficarem suados.
A trilha sonora do filme é empolgante, elevando ainda mais o clima do filme e nos proporcionando arrepios, quando por exemplo a música que provavelmente será indicada como melhor canção original “Phenomenal” é cantada por nada mais nada menos que Eminem. A maioria das músicas do Eminem sempre servem quando a pessoa busca motivação ou renascimento e essa não deixa a desejar.
Jake Gyllenhaal no papel de Billy “The Great” Hope compõe mais uma atuação incomparável e impressionante. Duas vezes indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator, pelo drama O Abutre e pela comédia Amor e Outras Drogas, e também indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante por O Segredo de Brokeback Mountain, Gyllenhaal, com sua elogiada performance como o truculento e amoroso lutador de Nocaute, está entre os favoritos para uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2016.
Nocaute tem estréia prevista para 10 de Setembro deste ano.
Nota: 9/10.