Novamente surge o debate sobre o avanço tecnológico versus o uso nostálgico do boneco de Yoda com efeitos especiais (CGI) nas cenas de Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones.
Em uma aparição recente em Muppet Guys Talking: Segredos por Trás do Show que Todo Mundo Assistido no SXSW, Frank Oz foi questionado sobre essa mudança de uma tecnologia para o outra.
O famoso homem que interpretou Yoda foi rápido em defender a necessidade.
“Como cineasta, George (Lucas) precisava contar uma história em particular, e essa história que ele precisava contar tinha uma grande luta com Yoda“, disse Oz. “Ele não conseguiria fazer isso com um boneco, seria impossível, então ele tinha a opção de esvaziar a história ou ficar com a história – que ele sentia mais inclinado a fazer – ou mudar o Yoda. Então ele fez o que qualquer contador de histórias faria.”
A luta em questão envolveu uma reviravolta épica de acrobacias, e também com sabre de luz. Se o boneco tivesse sido a única opção, a luta não seria concebível.
Também no painel estava Dave Goelz – mais famoso por interpretar Gonzo (Os Muppets) – que adicionou a necessita de compreensão de ambos os casos quando necessário. Efeitos especiais (CGI) torna mais fácil fazer um monte de coisas, mas a valorização dos métodos anteriores não devem se perder a medida que avançamos nessa indústria.
“Todos são formas válidas”, disse ele. “Existem diversas maneiras de produzir algo para o cinema que não existe na vida real. E eles têm seus prós e contras. Efeitos especiais (CGI) podem significar liberdade total da câmera, liberdade total do assunto, da iluminação, tudo pode ser manipulado de qualquer maneira que você quiser. E isso dá uma grande força. É difícil animar personagens com movimento realista. Você provavelmente já notou isso. E é por isso que a captura de movimento foi desenvolvida. Ela ajuda a melhorar o que um animador pode fazer para obter movimento mais realista.
“Mas então, do outro lado da moeda, o que fazemos é muito grosseiro e primitivo. Os Muppets são figuras muito simples, não são sofisticadas. Eles não são complexos, mas eles realmente estão lá. É realmente acontece. Você pode tocá-los, pode entrevistá-los, pode falar com eles, pode apertar as mãos, e isso realmente está acontecendo, enquanto tudo o que é feito digitalmente com animação nunca aconteceu. Não é que um seja melhor do que o outro. Para um determinado projeto, você pode escolher um método ao invés de outro … Eu não os vejo como competitivos, eles são apenas ferramentas, diferentes ferramentas para fazer o mesmo tipo de coisa. ”
Talvez um detalhe ainda mais interessante era que Oz também invocou a quinta emenda americana quando pressionado sobre se ele iria reprisar ou não seu papel em qualquer oportunidade futura de Star Wars.
“Pediram-me que não falasse sobre os próximos filmes”, disse ele à ScreenRant.