Depois da polêmica envolvendo a escalação de Johnny Depp na continuação de Animais Fantásticos e Onde Habitam, a autora e roteirista J.K. Rowling defendeu a escolha do ator para o papel do vilão Gerardo Grindelwald. Depp sofreu duras críticas por fãs de Harry Potter após a acusação de violência doméstica pela ex-esposa, a atriz Amber Heard.
A autora não falou sobre o caso, mas revelou estar “encantada” com a escalação do ator.
“Ele fez coisas incríveis com esse personagem”, disse Rowling em entrevista ao The Mirror.
Animais Fantásticos e Onde Habitam se passa em 1926, quando Newt Scamander (Eddie Redmayne) completa sua viagem pelo mundo para encontrar e documentar uma grande variedade de criaturas mágicas. Passando rapidamente por Nova York, ele poderia ter chegado e partido sem nenhum incidente, se não fosse por um No-Maj (Trouxa para os americanos) chamado Jacob (Dan Fogler), uma maleta mágica aberta e a fuga de alguns animais fantásticos de Newt, que podem causar problemas para o mundo dos bruxos e dos No-Maj.
Katherine Waterston (Tina), Alison Sudol (Queenie), Colin Farrell (Graves), Samantha Morton (Mary Lou), Ezra Miller (Credence), Jenn Murray (Chastity), Faith Wood-Blagrove (Modesty) também estão no elenco.
A primeira parte de cinco filmes de Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia em 17 de novembro. David Yates (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e 2) dirige a partir do roteiro da autora J.K. Rowling e Steve Kloves.