A partir desta semana, a Netflix passará a reduzir o tráfego da plataforma em 25%. A medida, que já foi adotada na Europa, é temporária e está relacionada com a alta demanda de internet durante o período de isolamento social consequente da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Em comunicado oficial, a Netflix explica que a resolução do conteúdo será mantida: “A ação que tomamos mantém toda a gama de resoluções de vídeo. Portanto, se você pagou por ultra-alta definição (UHD), alta definição (HD) ou definição padrão (SD), é isso que você vai continuar recebendo (de acordo com o aparelho que estiver usando).” A medida deve ser implementada nos próximos dias em todo território nacional.
O comunicado observa que os usuários poderão, no entanto, “notar uma pequena queda na qualidade em cada resolução. Mas você ainda receberá a resolução de vídeo pela qual pagou”.
A medida visa manter a estabilidade da internet e transmissão em todo o território, já que serviços de entretenimento online estão sendo mais utilizados durante a quarentena. “Assim, nós vamos aliviar os provedores que oferecem o serviço em grandes áreas de quarentena imposta pelo governo, proporcionando a redução de tráfego de 25% que iniciamos na Europa.”