Review - Fe (Eletronic Arts)
20.06
2018
Review – Fe (Eletronic Arts)

Dos estúdios da Electronic Arts e desenvolvido pela Zoink AB somos apresentados a “Fe”, um jogo no estilo plataforma e exploração que nos colocará na pele de um pequenino lobo negro que dá nome ao jogo, onde o objetivo é ajudar os animais de uma floresta mística a se libertarem dos “Silenciosos”, criaturas estranhas que querem aprisionar a todos.

Fe tentará ganhar a confiança de todos os animais, este pássaro já é seu amigo.

 

 A Comunicação é a chave para tudo!

Após uma pequena introdução onde vimos alguns “corpos celestes” caindo na floresta tomamos o controle de Fe, começamos a aventura sem nenhuma explicação do ocorrido e temos como objetivo inicial seguir um servo que aparece diante de nós. Apesar de estarmos em uma floresta, uma mistura de cores purpura e azul predomina o cenário, e parece que este aspecto é a marca do jogo, pois as cores fogem do tradicional, onde se deveria ter o verde para a floresta.

 

A floresta com cores fora do tradicional, e no céu, parece que alguma coisa está chegando!

 

Ao conseguirmos nos aproximar do servo o jogo pede para que se aperte o botão R2, o pequeno Fe tenta se comunicar com o servo através de seu uivo, e será assim durante toda a jornada, nada de caixas de diálogo, animais falantes ou qualquer tipo de narração explicando o enredo, toda a comunicação será através de ruídos entre os animais e as plantas da floresta.

Assim que conseguimos nos comunicar com o servo, ganhamos sua confiança e nesse momento é possível subir em suas costas e cavalga-lo, pois sua ajuda é necessária em uma área que Fe ainda não pode atingir sozinho.

 

Os animais vão lhe ajudar durante a aventura, este servo adulto não se importa de te dar uma carona.

 

Uma história contada por quem?

Durante toda a aventura você terá que explorar e ir aos poucos descobrindo a história pois não há explicação em nenhum momento, para o início do jogo será um tanto confuso, mas no decorrer que você for evoluindo conseguira entender um pouco do que se passa (só um pouco).

Uma maneira de se entender o que se passa na floresta é ir descobrindo desenhos em paredes espalhados por todo o mapa, você saberá que há algo na parede observando os pontos luminosos e basta um uivo para que o desenho apareça e revele algum acontecimento, mas nem todos os desenhos serão compreensíveis.

 

Os desenhos podem revelar (ou não) alguma parte da história.

 

Jogabilidade simples e funcional

Os comandos de Fe são nada mais que pulo, agarrar objetos e uivar, somente isso, avançando na história novas habilidades serão conquistadas mas não irão mudar este conceito simples, escalar árvores e planar serão algumas dessas habilidades novas, porém o botão para pulo é o usado para estes casos também.

A cada nova habilidade adquirida Fe é transportado para um local onde somente ele está fisicamente, ainda é possível ver os outros animais, só que de forma astral se é que podemos falar assim, e neste local se tem uma explicação da nova habilidade e uma oportunidade de testa-la, assim que é feito o movimento correto Fe retorna para a floresta, estes momentos são um dos poucos onde se tem alguma explicação, apesar de estarem em inglês.

 

Neste lugar os outros animais não te vêem, é aqui que você ira treinar suas novas habilidades.

 

O mapa do jogo é bem generoso em tamanho e possui diversas áreas a serem exploradas, muitas dessas áreas só poderão ser alcançadas após a liberação de determinada habilidade, então prepare-se para ir e voltar muitas vezes em todas elas.

Você ainda terá que localizar cristais escondidos em todo o mapa, cristais estes, que desbloquearão suas novas habilidades, muitos deles estão fáceis de achar, outros estão visíveis porém em locais altos ou trancados atrás de grades criadas pelos silenciosos, e alguns estão bem escondidos, então explore bem cada local.

Para lhe auxiliar é possível ver a quantidade de colecionáveis de cada área apertando R1 além do mapa da área em questão e apertando L1 o mapa completo do jogo fica exposto especificando todas as áreas e a quantidade total de colecionáveis.

 

O mapa geral possui diversas áreas a serem exploradas e uma quantidade considerável de colecionáveis.

 

Cenário cativante com uma sonoridade que combina!

As cores são bem marcantes e cada parte da floresta tem uma cor que predomina, parece até uma pintura, já tivemos jogos com o mesmo estilo visual, para citar um podemos usar o “Season After Falls” que por coincidência também é um jogo de exploração e plataforma.

Tanto os efeitos sonoros quanto a trilha ao fundo, calma e harmoniosa agradam muito aos ouvidos, e deveriam mesmo ser assim pois é o ponto alto do jogo, tudo foi muito bem trabalhado para unir cenário e sonoridade em uma combinação perfeita.

 

Os cenários são bem coloridos e a música de fundo acompanha muito bem com um ritmo harmonioso e calmo.

 

Se você for jogar Fe a espera de ação ou mesmo algum tipo de combate, então este jogo não é para você, o jogo possui sim inimigos, Os Silenciosos, eles querem capturar todas as formas de vida da floresta, e estão espalhados aos montes, são como câmeras de vigilância procurando em cada canto por formas de vida para aprisionar, possuem um único globo ocular com um alcance limitado, como se fosse a luz de uma lanterna, se você chegar dentro desse alcance você é capturado e o jogo reinicia a partir do último check point, por isso a solução é se esconder em arbustos diante da presença deles, mesmo que um esteja ao seu lado olhando em sua direção, se estiver dentro de um arbusto você não será pego, espere até que ele continue sua vigilância e corra em outra direção.

 

Estes são os Silenciosos, não fica na distância destes feixes de luz, ou será capturado.

 

Há animais na floresta que após ajudados e conquistados através da troca de ruídos podem lhe auxiliar combatendo os Silenciosos, mas estes são poucos e não são constantes, então não se anime tanto. Existe um único animal que faz frente a qualquer Silencioso mas que não perderá a oportunidade de te devorar se ele conseguir, um grande urso que pode ser usado a seu favor com o incentivo certo, fica a dica!

 

Ao fundo um grande urso, não é bom chegar perto, ele não é muito amigável.

 

Conclusão

Fe é um jogo que irá te tomar algumas horas de exploração, tem uma quantidade razoável de itens colecionáveis que para um amante do gênero é um prato cheio, possui uma beleza gráfica exótica com excelentes efeitos sonoros e uma trilha harmoniosa que passa a sensação de paz e tranquilidade, não sei se podemos classificar a história como um tanto confusa, chegue ao final e tire sua própria conclusão, o que posso dizer é que o caminho até lá vai ser muito gratificante, além do mais, caçadores de platina vão adorar saber que o jogo possui 10 troféus de ouro, 2 de prata e a platina, raramente um jogo possui tantos troféus de ouro como este, mais um ótimo motivo para adquirir Fe!

 

Fe está disponível para Playstation 4, Xbox One, Windows e Nintendo Switch.

 

Nota 7.5

Membro do S.T.A.R.S ao lado de Chris, apaixonado por games desde sempre, extrovertido e amigão da vizinhança, segundo super-soldado conhecido pela humanidade e chamado de Nash, analista de games do Portal GeekSaw.


GeekSaw • www.geeksaw.com.br
Tema por Gabriela Gomes