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Review | Star Renegades (Nintendo Switch)

O inimigo está à espreita. Ele quer conquistar toda a sua galáxia. Depois ele quer fazer isso de novo. E de novo, e de novo… Esquisito? Nem tanto quando você conhecer Star Renegades, esse incrível jogo indie da Massive Damage, Inc.!

Embarque nesse jogo de RPGrogue-like com mais recheio de estratégia do que biscoito (ou bolacha?), e uma pitadinha de humor, e perca-se em várias horas de jogo. Uma aventura que exigirá tanto da sua concentração e tomadas de decisão delicadas, que o mundo pode estar virado no avesso que você nem vai perceber.

Star Renegades se passa num mundo meio futurista, naquela cláaaassica briga contra um Império. Mas este Império é um pouco diferente do que você provavelmente imaginou. Formado por seres que tiveram seus cérebros implantados em corpos de máquina, o Império planeja conquistar o mundo… várias vezes! Parece bizarro, mas pera lá. Vou explicar daqui a pouco, senão estrago a surpresa.

O jogo começa com você se defendendo contra um ataque desse tal Império. Logo de cara, os inimigos já mostram que não estão para brincadeira (Darth Vaderdevia demitir os Stormtroopers e contratar esses caras). Você, evidentemente, fracassa e é derrotado. E daí acabou o jogo! 😀 …Brincadeira!

Aqui o jogo corta para uma cientista misteriosa ativando um robô drone chamado J5T-1N, e lhe dá uma missão muito importante. A cientista também grava uma mensagem para que esse robô repasse à uma tal de prof. Zurek. Ela então lhe deseja boa sorte, e o robô entra em um portal que, até então, você não sabe para que serve. No cenário seguinte, J5T-1N encontra a prof. Zurek que, ao aparecer o painel de diálogo, é a mesma cientista de antes! Reaproveitamento de sprites? Não, meu amigo. Acontece que a cientista de antes ERA a prof. Zurek também. Hehe… Tá ficando intrigado, né?

Bem, o que acontece na real é que J5T-1N foi enviado de outra dimensão para alertar você de um fim catastrófico iminente causado por uma força avassaladora conhecida como “Império” (olha eles aqui de novo! Juntou as pecinhas já?) Pois é… Esse “Império” está pulando entre as dimensões, partindo para a próxima assim que uma é dominada por completo. E isso é – acredite – um fator bem importante para se entender a jogabilidade do jogo também.

Em suma, você deverá lutar pela sobrevivência de seu mundo contra uma força poderosa e inteligente, num ciclo quase que insaciável. Com o fracasso do seu bando de heróis na luta contra os invasores do Império, seus inimigos são promovidos. Sem mais esperanças, J5T-1N deve ser enviado para a próxima dimensão com tudo que você aprendeu nessa jornada para dar ao próximo grupo de heróis uma chance de prevalecer. Cada dimensão, e cada jogatina é única, desafiadora, e nunca a mesma.

Star Renegades foi desenvolvido com uma complexidade de “dar dor de cabeça”, mas muito satisfatória uma vez que você entende como funciona! Você se deparará com várias telas de tutorial. Leia-as com bastante atenção, e mesmo assim terão algumas que não farão sentido até você ver acontecendo e ter aquele momento “Ahhhhhh táaaaa…”.

Podemos dizer que o jogo se divide em três focos de gameplay, ainda que todos centralizem no forte âmbito estratégico. Há uma pequena exploração pelos mapas, o combate super complexo, e a ideia rogue-like de fracassar, recomeçar, mas levar adiante alguns aprendizados e habilidades.

O “tchan” do jogo mesmo não reside na exploração em si ou o enredo, mas sim em como tudo isso se une e dá significado à dificuldade, ambientação e toda a estratégia envolvida para fazer dar certo. Aqui, Star Renegades brilha incrivelmente no combate. A história dá um significado muito grande a toda dificuldade envolvida no jogo, principalmente no fator de morrer e tentar de novo.

Em Renegades o combate é determinístico, o que significa que você pode ver as ações de seus inimigos antes de serem executadas. Este modelo de combate lhe permite calcular a melhor ação a ser tomada naquele turno, podendo assim defender, causar danos críticos, atrasar as ações inimigas, ou quebrá-los totalmente. Para tal, todas as ações são dispostas numa linha do tempo conforme a ordem de serem executadas. É assim que você então planejerá suas ações da melhor forma possível. Às vezes fazendo um assalto brutal, às vezes abrindo mão do turno para minimizar o dano tomado.

Os heróis mesmos não têm muita vida nem causam muito dano, enquanto que os inimigos já possuem uma boa quantidade de HP. Mesmo o combate sendo meio “parado” (para os padrões atuais) por ser em turnos, você fica com a atenção vidrada constantemente, estrategizando a melhor jogada para minimizar o dano colateral e sobreviver nas melhores condições possíveis.

Quanto aos personagens, eles dispõem de três atributos defensivos (vida, guarda e armadura) e uma variedade de golpes, os quais possuem tipos de dano diferentes e efeitos únicos. Certos ataques podem demorar mais ou menos para acontecer, e atrasar mais ou menos as ações do inimigo. Outros podem causar pouco dano vital, mas mais dano em armadura ou outros tipos de efeitos. Junto a isso, os inimigos também possuem resistências e fraquezas que devem ser levadas em consideração. Enfim, as variações são diversas!

Nesse jogo, só se causa dano vital ao esgotar a guarda do alvo, a qual se regenera por completo no fim de cada combate. É como se os personagens tivessem duas barras de vida. Diante disso, pode até parecer que o jogo seja “fácil”, mas não se engane pelas aparências! A quantidade de guarda de um personagem é, normalmente, bem inferior ao de vida. Além disso, não há meios de curar sua vida com poções ou magias livremente como em outros jogos (na verdade, até existem habilidades de regeneração da guarda, que é justamente para evitar de sofrer dano vital). As duas únicas maneiras de curar a vida do seu esquadrão é com alguns containers presentes no mapa (e por “alguns” eu digo apenas 1, porque o outro possivelmente ficará inacessível) ou quando levantar acampamento.

Star Renegades mal te dá um momento para respirar feliz. Fora de combate, onde você pensaria que a tensão acabou, também existem alguns fortes elementos táticos. Para começar, a cada fase o jogador terá até três dias para explorar o mapa, que é dividido em setores. Você NÃO será capaz de passar por todos os setores do mapa, assim tendo que escolher o caminho que lhe for ideal. Você pode tentar ir “fácil” ou “aproveitar seus dias ao máximo”. Independentemente do seu estilo de jogo, tenha em mente que suas escolhas trarão grandes riscos – seja pro estar fraco demais ou por abusar muito da sorte.

O sistema de level up também não vai fazer sua vida mais fácil, não. Quer dizer… Vai, mas mesmo isso deve ser muito bem pensado. A cada combate você adquiri pontos de DNA usados para upar os personagens. “Ah, de boa, só sair matando bicho e farmar–“ ALTO LÁ! Esqueceu que a exploração do mapa é limitada? >:D Poooois é. Mais coisas para decidir: Quantos inimigos derrotar? Quais? Qual personagem upar? Quais habilidades adquirir? O que vale mais a pena? (E morreu. Começa de novo.)

E então vem o sistema rogue-like do rolê. Você se encontrará na tensão de não querer cometer erros bobos – menos ainda fatais – para não morrer e ter que tentar de novo numa outra dimensão. Mas ao mesmo tempo, terá momentos em que você simplesmente aceita o seu destino por causa de uma decisão errada sem volta. Até porque, Star Renegades tem um sistema de save automático que acontece A – CADA – TURNO. 😀 Então aquela ideia de: “Putz, fiz caquinha. Não aguento esse inimigo. Vou fechar o jogo e abrir o save de nov…… droga.” Yep… Não funciona. Você carrega o save novamente e ele abre no meio do combate, logo no início da execução do último turno realizado. F—!!

Bom… Pense pelo lado positivo. Pelo menos J5T-1N levará adiante toda a INTEL que você adquiriu nessa jogatina e o próximo esquadrão de soldados terá, não só mais chances, mas também novas habilidades e passivas. Ah, e antes que eu me esqueça, todos os personagens “voltam” para o nível 1 (afinal… é uma outra dimensão; você não os upou ainda).

Star Renegades caracteriza lindamente um jogo indie com seus gráficos em pixel art eestilo artístico dos personagens. É notório um imenso trabalho artístico, rico em detalhes e com muitos cuidados. Estranhamente, alguns personagens são meio… Como eu posso dizer? “Tortos”. Chegam até a ser um pouco assustadores (é de tu mesmo que eu tô falando, prof. Zurek! Sai demônio!) Mas ao mesmo tempo, passa a impressão de ter sido proposital.

Diversos aspectos são muito bem trabalhados. Logo, se levarmos em conta a história e o mundo onde o jogo se passa, é bem possível que a escolha em fazer uma arte um pouco mais “esdrúxula” tenha sido pensada em pautas e reuniões. Porque, querendo ou não, passa um ar de um mundo mais judiado, em guerra, onde é sobreviver ou ser exterminado. Olha, e de longe eu estou falando que o trabalho artístico é de baixa qualidade, viu. Muito pelo contrário.

Não apenas no design, mas as animações e efeitos são brilhantes. Parte da emoção do combate reside na porrada de efeitos que são jogados na tela para cada ação dos personagens. Desde zooms a partículas e explosões, até seu amigo do lado vai esquecer de piscar!

As animações fluem muito bem também. Tentei olher com bastante carinho, e pude ver que elas possuem bons keyframes.

E claro que a imersão não estaria completa sem uma trilha sonora boa, não é verdade? Star Renegades nos recebe com uma abertura muito legal, que parece uma cena de anime e uma música sinistra. As demais músicas casam tão bem com o momento que você mal as percebe ali. São gostosinhas e elaboradas. Unido a efeitos sonoros exagerados (não altos, exagerados, para dar vida ao tanto de efeitos visuais), até mesmo um combate por turno que você fica um tempão pensando não se torna cansativo.

E, falando em qualidade gráfica e sonora, um ponto deve ser levantado aqui – pelo menos sobre a versão para Nintendo Switch. O jogo não parece ser muito pesado, mas por alguma razão eu me deparei com umas quedinhas de FPS. Na CG de abertura, por exemplo, antes da tela título, vezes toca normal e vezes toca completamente travada, bugando até o áudio. Eu acredito que seja algum problema de otimização para o Switch. Felizmente não é constante, nem algo que atrapalhe o jogo. Só é estranho. Resta só esperar para ver se rola um patch que consiga corrigir isso.

A história de Star Renegades infelizmente não tem muito a apresentar, além do que foi dito aqui e alguns plots. É basicamente esse ciclo de tentativas e erros até conseguir impedir as forças do mal, e desvendar quem ou o que está por trás disso tudo. Ainda assim, o mundo que eles criaram e toda sua história é muito curioso.

As side-quests, os diálogos dos personagens, e como o jogo foi desenvolvido em cima disso, faz um casamento perfeito e criam uma jogabilidade vidrante, que prende o jogador e te dá gana de querer tomar as melhores decisões o tempo todo!

Nota: 4/5


Star Renegades está disponível para Switch, Xbox One, Steam e, em breve, para PS4.

Alexandre
Alexandre
Existem os cavaleiros da tábula redonda e existe eu, o cavaleiro redondo da tábula. Alguns dizem que sou uma lenda, já outros são pessoas de verdade. Amante de games desde a era 8-bits e quando Português não era opção de idioma.
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