Jogos de Switch virão com tecnologia 4K e aparelho poderá ter versão atualizada

0
326
switch-4k

Relatos de empresas terceirizadas produtoras de jogos para a Nintendo, dizem que lhes foi pedido o desenvolvimento de futuro jogos já com a tecnologia 4K implementada para o Switch.

No meio da guerra tecnológica dos video games, a Nintendo já deixou de ser uma rival do par Sony e Microsoft há bastante tempo. A disputa pelo “video game mais potente” se tornou exclusiva dessas duas companhias, enquanto que a Nintendo cuida do dela quietinha. Não é segredo que o Switch, em questões de hardware e potência, é inferior ao PS4 e Xbox One. A própria Nintendo já reportou diversas vezes que “não liga para configurações high-end melhores” e que o foco nos aparelhos gira em torno de diversão acima de potência.

Mas apesar do Switch não ter especificações top de linha, ele foi capaz de impressionar ao mundo com sua qualidade e genialidade. O que alguns gamers ficaram um pouco decepcionados na época foi que, enquanto a resolução 4K estava tomando espaço no mercado, o Nintendo Switch só oferecia o convencional Full HD. Um fato que, com o passar dos anos e a proposta do console, a comunidade foi aceitando melhor.

Agora ao que tudo indica, isso deixará de ser um contra para o Switch. Uma notícia da Bloomberg News diz que a Nintendo está se preparando para talvez produzir um modelo melhorado do console. “Diversas desenvolvedoras de jogos externas, falando anonimamente por se tratar de uma questão privada, disseram que a Nintendo lhes pediu para fazer seus jogos prontos para 4K”, conforme citado pela Bloomberg. A produção de um “Switch Pro” não é confirmada ainda, mas tal relato já nos sugere que algo está nos planos da empresa.

Diante do atual cenário do console, há duas possibilidades de modificação que a empresa possa fazer: um upgrade no aparelho como um todo ou um upgrade na dock que permita a transmissão para a TV em 4K usando um upscaling. Levando em consideração que em modo portátil não seria possível reproduzir o jogo em 4K (um porque não faz sentido tamanha resolução numa tela pequena, e dois porque isso fritaria o aparelho) e também por questões de custo, é possível que para 2021 a Nintendo lance apenas o mesmo Switch com uma dock nova e atualizada, e permita que essa dock seja comprada separadamente.

Ou ainda, pode ser que venha sim um Switch 2 ou Switch Pro. Nunca se sabe. Afinal, a informação que temos no momento é um simples “jogos terão tecnologia 4K”. Dá para esperar de tudo, vindo do pai do encanador bigodudo que salva princesas e come cogumelos.