Hoje cedo, a Square Enix vendeu a Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Square Enix Montreal para o Embracer Group por US$ 300 milhões. A aquisição causou muito burburinho em toda a indústria de videogames, e muitos especialistas expressaram surpresa que a Square Enix estava disposta a se separar dos estúdios por um valor relativamente pequeno. Bem, se os rumores forem acreditados, pode haver uma razão por trás da venda: a Square Enix pode estar simplificando a empresa antes de uma venda. Jeff Grubb, da Venture Beat, avaliou a possibilidade, afirmando hoje à noite que ouviu rumores de que a PlayStation poderia estar procurando adquirir a Square Enix.
Grubb disse que não pode confirmar nada do que ouviu sobre uma possível venda, apenas que ouviu rumores e acredita que a Square Enix pode estar se preparando para uma aquisição. As aquisições tendem a ser muito sigilosas, pois há implicações legais consideráveis; há uma razão para que anúncios como a compra da Activision Blizzard pela Microsoft tenham sido uma grande surpresa. Os Tweets iniciais do Grubb podem ser encontrados abaixo.
OK. I've said this a thousand times, but there's always someone who is hearing it for the first time: We never really hear enough to report on acquisitions with any certainty. Sony acquiring Square was the big rumor. But I CANNOT confirm that. And I continue to not know. pic.twitter.com/5ZKJruszCE
— Jeff Grubb (@JeffGrubb) May 3, 2022
Infelizmente, simplesmente não há como saber quanta verdade há nesses rumores. Embora a Sony e a Square Enix tenham uma história que remonta aos dias do PlayStation original, a última empresa continua a lançar um grande número de jogos para Nintendo Switch e Xbox. A PlayStation pagou por exclusividade cronometrada em jogos como Final Fantasy VII Remake, então não é difícil imaginar franquias como Final Fantasy e Kingdom Hearts se tornando exclusivos completos da PlayStation, se esses rumores estiverem corretos. A PlayStation também indicou que planeja gastar mais dinheiro em aquisições este ano, após a compra da Bungie.
Por enquanto, os leitores devem levar tudo isso como um rumor. É possível que a Square Enix esteja procurando outros compradores em potencial, e também é possível que a editora esteja simplesmente procurando otimizar suas operações. A Square Enix havia indicado anteriormente que estava descontente com as vendas de jogos como Guardiões da Galáxia da Marvel, e é possível que a empresa queira seguir uma direção diferente. Por enquanto, os fãs da editora terão apenas que ver o que o futuro reserva.
Como você se sentiria se a Sony comprasse a Square Enix? Você acha que a empresa está se preparando para uma aquisição? Deixe-nos saber nos comentários!