Review – Metamorphosis é uma imersão tridimensional na obra de Franz Kafka

0
475

“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseando num inseto monstruoso”.

Um abre alas com uma frase de Franz Kafka se dá início ao jogo nos mostrando esse universo, mas será que a referência dessa obra fica só em sua premissa?

Lançado dia 12 de agosto de 2020, desenvolvido pela Ovid Works, nos estúdios da All In Games, o jogo Metamorphosis tem uma proposta peculiar: te levar a perspectiva de um inseto dentro do nosso cotidiano.

Baseado na obra A Metamorfose de Frank Kafka, um dos escritores mais influentes do século XX; O jogo conta de forma enigmática a trajetória de Gregor Samsa, que acorda na casa de seu amigo depois de uma noitada de festa, e se vê despertando em uma forma de inseto.

A beleza dos quadros beira um sentimento quase aterrorizante.

Sim, espere referências a nossa sociedade, com críticas sobre comportamento e até mesmo com o conformismo. O jogo funciona de maneira simples, com uma mecânica de fácil entendimento e com dinamismo simples.

Uma aventura que flerta com puzzles e com exploração, mesmo sendo linear, a sensação de grandiosidade é dada a nós, tanto pelos tamanhos dos objetos do nosso dia a dia em uma perspectiva diferente, a cenários que despertam o vazio de maneira que abre a mente para se sentir minúsculo.

Usando a Unreal Engine, o visual soa como uma animação mais lúdica, lembrando coisas como as animações da Pixar, e até mesmo aquele “que” de nostalgia dos filmes de “Querida Eu Encolhi As Crianças”.

Cenários que abusam do sentido de algo grande e vazio.

O jogo exige de sua percepção para se resolver os quebra-cabeças, mas não se engane pelo obvio, pois você irá ficar preso em certas áreas, não por ser algo ruim, mas sim desafiador e criativo (leia criativo com força).

O gameplay funciona com comandos simples, andar, correr, pulos e escalagem.

Mesmo o jogo não tendo combate, ele faz em algumas partes o reflexo ser ponto de vantagem. Observar as plataformas que deve subir pra seguir caminho, mas claro, toda escalada deve-se usar cola, tinta ou manteiga nas patas, mas isso é sempre encontrado próximo de onde se deve usar. Existem dois tipos de pulo, o normal e com o impulso, e esse funciona mais com plataformas móveis e evite cair, a morte é eminentemente, afinal você controla um inseto. O jogo até tenta colocar uma atmosfera de missão paralela em algumas partes, mas é algo tão fluído que você acaba esquecendo e vira algo dentro do próprio progresso.

Os Puzzles sempre com segredos que bastam a sua observação.

O enredo tendo a base do livro, funciona de maneira objetiva: busque chamar a atenção dos humanos, mas pra isso, não basta aparecer na frente deles, existem as missões, existem os obstáculos, como fazer uma vitrola antiga parar e isso mover a história. O foco de Gregor é buscar uma declaração pra ser ouvido na Torre, torre essa que é vista tanto como uma ameaça, como algo importante. Em sua jornada, você encontrará outros insetos, outros humanos que foram você questionar e refletir as coisas, muitas frases ditas causam sensação de conformismo ou de desconexão a realidade.

Um porto forte no jogo são suas escolhes em sua atmosfera, desde quadros que se ‘metamorfam’ até a quebra da regra da gravidade. A arte surrealista se faz presente em todo lugar (salvador Dalí ficaria orgulhoso), até mesmo no áudio, sons estranhos, musica Noir e patinhas grudentas escalando objetos.

Um jogo que merece muito a atenção, tanto por aqueles que querem algo novo e diferente, á pessoas que buscam um puzzle recompensador.

Se sentir um inseto a frente dos humanos, algo bem interessante.

Talvez os únicos pontos negativos seja a ausência de uma tradução completa, e no andamento lento da história. Mas não tira o brilho da jogatina, que vai te fazer passar horas tentando fazer Gregor a buscar a sua declaração.

Metamorphosis é um jogo simples, com momentos divertidos e outros nem tanto, mas é um jogo diferente, e isso ninguém poderá negar! Para fãs de literatura seja talvez um bom início nos games, e para os veteranos um jogo simples pra te divertir num fim de semana.

Metamorphosis está disponível para: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC.

Nota: 3/5