Home Games Analise Games Review – Pikmin 3 Deluxe: Quando a portabilidade supera o original

Review – Pikmin 3 Deluxe: Quando a portabilidade supera o original

0

Olá, pessoas! Adivinhem só… Tá, não tem muito o que adivinhar. Está no título. Mas sim, eu joguei a versão final de Pikmin 3 Deluxe e agora vos trago um análise completa. Quando joguei a demo, escrevi minhas primeiras impressões sobre o jogo. Então dêem uma olhada lá também. 😉

Pikmin 3 Deluxe é uma portabilidade do jogo originalmente lançado para Wii U em 2013. Nesta versão para Switch, o jogo enriqueceu bastante com a adição de novos modos de jogo, mais níveis de dificuldades, duas side stories, melhorias nos controles e o maravilhoso modo co-op. Além disso, a versão Deluxe também já vem com as fases DLC do jogo original.

A série de Pikmin é uma daquelas que você normalmente nem lembra que existe, mas quem jogou adora. Tanto que a versão Deluxe está em primeiro lugar na lista de best sellers da e-shop japonesa e em segundo na e-shop americana (conforme verificado em 06 de Novembro de 2020).

Neste jogo, você deve comandar estrategicamente um pelotão de espécimes chamados Pikmins para superar obstáculos, derrotar criaturas e encontrar comida e tesouros. Pikmins são serezinhos vivos como se fossem plantas, cada qual de uma cor diferente e, consequentemente, com especilidades individuais.

A versão Deluxe conta com quatro modos de jogo: o modo história, o modo de missões, as histórias paralelas (side stories) e o bingo-battle. Para a nossa alegria, todos – sim, TODOS – os modos são jogáveis com dois jogadores! Com exceção do bingo-battle que, como o nome sugere, é um duelo entre você e seu amigo, os demais modos são cooperativos.

No modo história, tudo começa com o planeta Koppai em crise de superpopulação e escassez de comida. Em busca de uma salvação, expedições são enviadas pelo espaço para encontrarem um planeta que possa ter novas substâncias comestíveis. Infelizmente, a maioria delas não são bem sucedidas em suas buscas, com exceção de uma. Agora as últimas esperanças do planeta Koppai estão nas mãos de três indivíduos: Capitão Charlie, o engenheiro Alph e a botanista Brittany.

Assim que a nave de Charlie, Alph e Brittany entra na órbita do planeta PNF-404, a nave passa por uma instabilidade e se parte em alguns pedaços, lançando os três tripulantes para regiões diferentes. Seu primeiro objetivo aqui é reunir os três koppaianos (Koppaiênses? Koppaionildos? Sei lá). Depois, encontrar as partes da nave que também se espalharam pelo planeta para que seja possível a viagem de volta para casa. Ah, e é claro. Não podemos voltar de mãos vazias, não é mesmo? Lembre-se também de coletar o máximo de frutas que puder.

Pikmin é caracterizado como um jogo de corrida contra o tempo, pois há um limite de dias para sobreviver até o final do jogo. No caso de Pikmin 3, e a versão Deluxe, os dias são contados pelo seu estoque de suco, pois os tripulantes consomem um frasco inteiro por dia. Os sucos são feitos através das frutas encontradas no planeta, e cada uma gera uma quantia diferente de líquido, enchendo de meio à três frascos.

Além da história principal, você pode também jogar duas side-stories desbloqueadas ao longo da sua jornada. Enquanto Charlie, Alph e Brittany estão no planeta PNF-404, dois indivíduos de outro planeta também estão lá. São ninguém mais, ninguém menos, do que Olimar e Louie!

Os três koppaianos encontram anotações feitas pelo Capitão Olimar que lhes dão a entender que ele chegou neste planeta pouco antes deles. Diferente do que se passa no planeta Koppai, o planeta de Olimar (Hocotate) está indo à falência. Olimar e Louie voltam então para o planeta PNF-404 em busca de tesouros.

Assim, nas side-stories você joga com os dois hocotateanos em missões diferentes ao da história principal e que estão acontecendo em paralelo. Infelizmente, essas historinhas não são longas, mas vale como uma coisinha a mais a se fazer.

Graficamente falando, Pikmin 3 Deluxe não sofreu grandes mudanças com relação ao seu original para Wii U. Afinal, este é apenas uma portabilidade. Há um trabalho a mais no jogo de luzes e sombras, e a angulação da câmera para uma visibilidade mais ampla. E também alguns efeitos aqui e ali.

Não que o jogo não seja bonito, longe disso. Esses pequenos detalhes enriquecem o visual da tela com certeza! Só não espere que seja um super remaster do original. Gráficos, texturas, polígonos e partículas surpreendentes, possivelmente só num próximo jogo da franquia.

Onde esta versão do jogo realmente se exalta são nas novidades adicionadas, fazendo juz ao título “Deluxe”. A começar, como já mencionado, o jogo já vem com as fases de DLC do original. – Show! Próximo.

A Nintendo incluiu um sistema de medalhas nesta versão, também. Ao cumprir determinadas condições (encontrar 10 tipos de frutas, derrotas uma criatura na mão, jogar cooperativamente, etc.) você ganha uma medalha. Então, para os mais fervorosos, eis mais uma coisa para completar o jogo 100%.

O modo cooperativo é a cereja do bolo! É aqui que Pikmin 3 Deluxe brilha radiantemente. Tanto a história principal, as side-stories, e as missões, são jogáveis com um amigo. E o legal é que vocês jogam no mesmo Switch, com a tela dividida. Inclusive o modo “Bingo-battle”, que não é co-op mas sim um contra o outro, é ótimo para se jogar com alguém.

Mesmo que jogar cooperativamente dê uma facilitada no jogo, ainda assim fica muito mais divertido. Poder trabalhar em equipe, bolas estratégias, dividir tarefas e se ajudar, é quase como um “quinto modo de jogo”. E tem mais, pois nesta versão de Pikmin 3 há também três níveis de dificuldade: Normal, Hard e Ultra-Spicy. Ou seja: até mesmo jogando em co-op pode apresentar seus desafios nas dificuldades mais difíceis.

Essa experiência de jogar Pikmin em dois jogadores é, por incrível que pareça, totalmente diferente de jogar o mesmo jogo sozinho. É um outro tipo de diversão. Por mais que sejam as mesmas fases, eu realmente indico criar dois saves: um para se jogar solo e outro para jogar co-op.

Então temos o modo de jogo de missões, que seriam como “mini-games”. Temos três tipos: “Collect treasure!”, “Battle enemies!” e “Defeat bosses!”.

Caso você tenha jogado a versão demo de Pikmin 3 Deluxe, assim que abrir a versão paga com seu save já libera todas as fases de ‘Collect treasures!’ e ‘Battle enemies!’. Do contrário, só são liberadas aos poucos conforme se progride na história principal – assim como é com as fases do ‘Defeat bosses!’.

As missões de ‘Collect treasures!’ e ‘Battle enemies’ têm propostas semelhantes. Em ambas você tem um limite de tempo para concluir um certo objetivo. Mas enquanto na primeira o objetivo é coletar tesouros para acumular pontos, na segunda você deve derrotar as criaturas pelo mapa.

E as missões de ‘Defeat bosses!’ você terá um tempo limite para re-enfrentar os chefes da história. Daí vale tentar derrotá-los no menor tempo possível.

Por fim, temos o modo “Bingo-battle”. Neste você só pode jogar de dois jogadores, um contra o outro. Os jogadores têm, cada,  uma cartela de bingo com imagens de criaturas, frutas e umas bolinhas de gude. O objetivo é completar uma fileira, coluna, ou diagonal, antes do seu adversário! Para tal, basta capturar os objetos e/ou criaturas correspondentes, levando-os para sua nave.

Mas para tornar o modo mais interessante e competitivo, os ítens da cartela de bingo são limitados. Ou seja, quando um jogador capturar tal ítem, e não tiver mais nenhum do mesmo no mapa, este ficará com um sinal de “proibido” na cartela do outro. Dessa forma, um jogador pode impedir que outro ganhe ao capturar o último ítem que lhe falta para vencer.

Outra forma de atrapalhar seu adversário, ou garantir sua vitória, é usando poderes. Sim! À la Mario Kart. Cerejas caem eventualmente no mapa, as quais quando capturadas concedem um poder aleatório. Com eles é possível fazer nascer pikmins na sua base, teleportar o outro jogador para perto de você, matar criaturas ao seu redor ou até mesmo atacar os pikmins inimigos!

Pikmin é um jogo de certa forma relaxante, mas que exige da sua concentração e estratégia. A corrida contra o tempo te faz querer otimizar suas ações e exigem da sua habilidade de multi-tarefas.

Este Pikmin 3 Deluxe é, definitivamente, o jogo para os fãs e para os novatos. Fãs se divertirão com as novas modalidades e dificuldades, enquanto os novatos conhecerão uma boa franquia a partir de um jogo muito bem elaborado (afinal, até minha namorada que não é muito gamer ficou viciada). Só esperemos que a Nintendo mantenha esses elementos e crie novos num possível Pikmin 4.

Nota: 5/5

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile