Google search engine
HomeGamesAnalise GamesReview | Sine Mora Ex

Review | Sine Mora Ex

Lançado em 2012 para Playstation 3Playstation Vita e X Box 360 pela Grasshopper Manufacture e distribuído pela Digital RealitySine Mora ganha uma versão mais polida para Playstation 4X Box OneSwitch e PC’s.

Sine Mora Ex desta vez fica aos cuidados da THQ Nordic e nos trás ótimos gráficos, uma jogabilidade rápida, dinâmica e diferente dos outros shooters, muitos tiros e chefes gigantes, um prato cheio pra quem gosta de um bom jogo de ação.

Sine Mora Ex trata-se de um “shoot’em up” ( ou um jogo de “navinha” como era conhecido o gênero nas casas de fliperama antigamente ) horizontal side-scrolling, ou seja, a aeronave é vista de lado com uma rolagem contínua da tela, então o jogador é levado pela fase.

Em alguns momentos da fase temos um grau de liberdade maior podendo subir ou descer além dos limites da tela, para uma exploração total e/ou para abater inimigos fora da visão.

O tempo pode ser seu maior aliado, ou seu pior inimigo

Diferente dos jogos de nave convencionais onde apenas um acerto inimigo era o suficiente para nos abater, ou em algumas exceções onde havia uma barra de vida, em Sine Mora Ex existe um cronômetro decrescente que caso chegue a zero causa a destruição da nossa aeronave, para evitar isto basta abater as naves inimigas acrescentando segundos ao cronômetro, mas ao ser atingido pelos tiros inimigos ou colidindo com algumas partes do cenário também perdemos segundos e é ai onde Sine Mora Ex se diferencia com relação aos outros jogos de “navinha”, você pode ser ofensivo e se arriscar a levar alguns tiros para poder acabar com o inimigo mais rápido, sempre mantendo a atenção ao restante do tempo do cronômetro. Chegando ao checkpoint de cada fase é zerado o cronômetro e computado o restante do tempo ao seu placar, então, mate o mais rápido possível os inimigos, evite o máximo de tiros e consiga rank’s altos ao final de cada fase e dispute com amigos ou jogadores ao redor do mundo.

Jogabilidade com aspectos únicos

Nossa aeronave conta com um aprimoramento da arma principal em até nove níveis, acumule os nove para obter rajadas poderosas, mas basta um acerto inimigo para que as melhorias sejam retiradas e fiquem flutuando na tela por breve segundos, isso é muito frustrante ao decorrer das fases mais difíceis pois caso não consiga pega-los de volta sua aeronave pode não ter o poder de fogo necessário para continuar avançando. Temos também uma sub-arma diferente para cada piloto ( a famosa bomba para simplificar ), cada uma delas é diferente da outra e poderosa a sua maneira e pode te salvar de enrascadas em momentos cruciais.

Agora, mais um vez se utilizando do tempo, temos as cápsulas de manipulação temporal, arma poderosíssima que como as sub-armas tem um limite de uso, no modo história temos a disposição a cápsula de aceleração, onde você atrasa o tempo ao seu redor por um curto período, deixando todos os inimigos incluindo os chefes em câmera lenta para uma escapada estratégica evitando a perda de segundos preciosos, já o modo arcade, além da cápsula de aceleração, possui outras duas, a cápsula para retroceder, onde é possível voltar o tempo, mesmo após ser atingido ou destruído, e a cápsula de reflexo que ativa um escudo especial que reflete a maioria dos tiros inimigos.

Tanto os aprimoramentos da arma principal como o abastecimento das sub-armas e cápsulas temporais podem ser adquiridos através de tokens flutuantes que saem das naves inimigas destruídas, além de tokens de pontuação que aumentam o seu valor a medida que você vai os coletando em sequencia, deixe de pegar um e a corrente é quebrada e o próximo token recolhido voltar a ter o valor minimo iniciando novamente a corrente.

Jogo de “navinha” com história

Dificilmente você irá ver um jogo de nave com história, eu não recordo de nenhum, porém Sine Mora Ex conta com uma história boa e complexa, que no inicio te deixará confuso, mas ao decorrer dos sete capítulos se explicará.

No planeta Seol, onde um dia foi o lar dos Enkies está sendo travada uma batalha entre o Império Layil, que a muito dominou a maior parte do planeta e uma pequena resistência Enkie liderada por Akyta Dryad, uma ex paleosismologista e atualmente fugitiva, caçada por mercenários e monitorada pela inteligência imperial, essa resistência tenta a todo custo evitar que seus últimos Enkies sobreviventes sejam capturados e usados em experiências em prol do império, pois eles possuem uma habilidade muito especial, a de voltar ou avançar no tempo simplesmente usando o pensamento, e é assim que esses sobreviventes vão vivendo, voltando no tempo para poder fugir do império e muitas vezes voltando para o presente para continuar combatendo e tentar acabar com a opressão que veem sofrendo.

Em meio a esse conflito entra a figura de Ronotra Koss, um dos poucos peritos do império, mas que acabou deixando de servir pelo fato de ter perdido o filho (supostamente) em uma missão, seu filho, Argus Pytel era o piloto da nave bombardeiro Rei Cobalto, e foi morto por seu copiloto por desobedecer as ordens do império, jurando vingança vai atrás do assassino do filho e entra para a resistência ao lado de Akyta Dryad e outros pilotos, como Durak, uma Enkie AristocráticaLynthe Ytoo, capitão do 11° esquadrão da força aérea imperial, que após ser ferido e abandonado em um conflito com os Enkies, juntou-se a resistência ao lado de Akyta, Myryan Magusa, uma jovem piloto e mecânica, atualmente se tornou cidadã imperial usando uma identidade falsa e Garai 74/22876, um robô com IA que pertencia ao esquadrão de elite da guarda imperial, foi roubado por Ronotra Koss e posteriormente reprogramado por ele a favor da resistência.

Modos de jogo

Sine Mora Ex possui 6 modos de jogo

  • História: Pode ser jogado sozinho ou com um amigo onde, um controla os protagonistas e o outro uma nave de suporte onde o objetivo maior e proteger o aliado, essa nave possui um escudo e uma arma rotativa, mas somente um deles pode ser usado por vez, o escudo precisa ser recarregado, ao se trocar para arma rotativa, a recarga do escudo para, então use com cuidado.
  • Arcade: Jogue todas as fases em sequencia mas sem a adição das cenas da história, proporcionando um game play mais rápido e sem interrupções.
  •  Pontuação: Selecione qualquer fase já desbloqueada e busque aperfeiçoar suas habilidades, finalizando a fase escolhida você não avança para a próxima
  • Treino de chefe: Após derrotar qualquer chefe, este fica disponível para ser enfrentado a qualquer momento, use este modo para aprender o padrão de ataques deles e assim buscar uma vitória mais fácil.
  • Desafio: Um conjunto de 15 desafios que vão abrindo a medida que você os completa, é onde você será testado ao limite, o modo mais difícil do jogo
  • Um contra um: Chame um amigo e o enfrente em três fases únicas para este modo.

Sine Mora Ex é ótimo, mas não é perfeito

Digo isso por causa de alguns detalhes simples, mas que tiram a nota máxima do jogo.

Em muitas fases, a momentos de frenesi com tiros vindo de todos os lados, e com muitos inimigos diferentes vem diversos tiros diferentes, no geral com cores diferentes, tudo isso misturado com os tokens causa uma confusão visual que por vezes não sabemos o que é tiro e o que é power up.

No caso dos chefes de fase, muitos deles possuem várias partes a serem destruídas, e quando isso acontece um clarão toma conta da tela, o controle vibra de uma maneira satisfatória ocasionando em breves segundos sem controle da nave, e isso pode custar a vida.

Outro ponto a ser observado também sobre os chefes, é que estes possuem várias etapas para poderem ser totalmente destruídos, perca em qualquer uma destas etapas e você começará o confronto do início, a paciência será testada nesse ponto, um checkpoint nos chefes seria muito bem vindo.

Um ponto negativo no visual é um fator que não consigo deixar de notar, nossa aeronave, ao atingir o pode de fogo máximo no nível nove claramente não possui estrutura para efetuar os disparos que são totalmente exagerados para o tamanho dos canhões, isso é apenas um detalhe, não interfere em nada na jogabilidade, mas como falamos que os gráficos são excelentes, esse é um fator que deve ser levado em consideração.

Conclusão

Sine Mora Ex é um jogo excelente, com um visual incrível, sete níveis da história que diversifica muito bem, com fases em florestas, cavernas, em baixo d’aguá, cidades e fábricas, todas muito bem elaboradas com visual 3D e a velha formula side-scrolling, uma história muito bem construída, com personagens com motivações e ideais, jogabilidade rápida e inovadora. Alguns pontinhos negativos tiram a nota máxima, como a confusão visual que embaralha nossos olhos com muitos tiros coloridos, clarões cegantes, falta de checkpoint no confronto com chefes demorados e tiro máximo da nave um pouco exagerado comparando com o seu porte.

É um jogo que com certeza deve ser jogado pelos amantes de “navinha” e por aqueles que adoram um jogo de ação com um ótimo nível de desafio.

Nota 8,5

Charles Odilon
Charles Odilon
Membro do S.T.A.R.S ao lado de Chris, apaixonado por games desde sempre, extrovertido e amigão da vizinhança, segundo super-soldado conhecido pela humanidade e chamado de Nash, analista de games do Portal GeekSaw.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Google search engine

POPULARES

Comentários Recentes