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Sackboy: uma grande aventura – O clichê sendo criativo.

“Era uma vez um lugar muito especial… Um lugar chamado Imagisfera, feita de todas as ideias criativas que todo mundo já teve. Sim, as suas também!” Assim adentramos na jornada de Sackboy: Uma grande aventura. Prepare seu boneco de tricô, sente-se e vamos descobrir juntos o que este sackiano tem a nos oferecer.

O ano é 2020, Um ano marcado por tantos acontecimentos estranhos, jogos ultra violentos (que eu amo por sinal), e a tão aguardada nova geração dos consoles. Mas dentro de tudo isso, um personagem já conhecido, veio como quem não quer nada, e olha, tomou meu coração de alegria! Sackboy: Uma Grande Aventura, é um jogo de plataforma, aventuresco, e cheio de encantamentos.

Produzido pela Playstation Studios, o Jogo conta a historia de Sackboy, personagem já famoso pela franquia Little Big Planet, que vê todos os habitantes de seu vilarejo (o vilarejo do tear) serem sequestrados pelo criador de pesadelos, o terrível  Vex, que veio até o artemundo trazer o terror do Confusor, e criar o seu mundo! E cabe a Sackboy, que depois de escapar com o plano do vilão em mãos, salvar seus amigos e enfrentar o grande vilão.

Ah o começo dessa jornada.

Sim, a premissa é simples, fácil de entender, e até mesmo clichê… e isso é magnífico!

Entenda, nem tudo precisa ser super complexo pra ser bom, e este jogo é a prova disso.

Aqui temos a jornada do herói em seu exemplo mais cru e fácil de entender: O propósito, os obstáculos, a mentoria dos mais velhos, a falsa derrota (relaxa, não vou te dar spoiler, fica aqui comigo!), e todos os outros elementos.

Ao começar a campanha, você rapidamente pega os comandos e outros descobre no calor do instinto do andar do jogo. Você pode correr, saltar, ‘esbofetear’, agarrar objetos e lugares específicos, usar algumas armas (adorei usar um peixe), usar um bumerangue e muitos outros.

Personagens cativantes como a Scarlet fazem parte do game.

Sabe aquele formato gostoso de mapa que você caminha sobre ele, escolhe a fase, e entra dentro de uma tela nova? Pois é, tantos títulos atuais relembram isso de jogos clássicos, e esse não seria diferente, existem muitas fases ao seu dispor, além de outras que posso chamar de “paralelas”, mas que fazem ficar mais recheada as opções de fases a seguir. Você tem desafios de corrida, telas de bônus e prêmios, e claro, uma nave pra te levar pra outro planeta, e ter mais disso tudo.  E sabe oque é mais legal disso? Não enjoa! As  fases não são gigantes, mas vale a pena vasculhar e preencher todo o caminho, enfrentando as criaturas, colocando sementes nos vasos e ganhando pontos, pastorando bichinhos, e até mesmo controlando plataformas com o sensor de movimento do controle (e olha, funciona direitinho!).

Como falei acima sobre a loja, essa loja do ZUM ZUM (que sem duvidas da pra dar umas risadas das coisas que ele fala), ela contem diversos trajes e ao decorrer da jornada novos itens vão aparecendo tanto na loja quanto em seu guarda roupa, e tudo isso pode ser adquirido direto com pontos de sininhos que você encontra em todas as fases. Assim como pra habilitar a passagem para novos mundos você precisa de pontos especiais também.

As fases são sempre criativas, e isso empolga muito!

Um jogo que prima também pelo seu lado artístico, e olha, isso o jogo  traz de maneira soberba! Olhar para os personagens ou cenários, e sentir que está diante de objetos artesanais feitos com lã, feltro e patchwork é fantástico, trás uma sensação boa, igual quando íamos pra casa da avó no domingo e passar o dia todo brincando debaixo de sua maquina de costura.

Pode não ser o maior visual que você já viu nos jogos, mas vai ser um dos mais criativos! E a dublagem para nosso idioma, sem duvidas esta linda e cativante, com vozes familiares nas nossas infâncias.

Lugares diferentes e fases diferentes encantam, e te ajuda a ter mais pontos pra prosseguir a jornada.

Todas as fases contam com musicas famosas, e nossa, quando tocou Barbatuques, eu realmente levantei e sorri com vontade! A dinâmica do som é inteligente, sabendo (ou acreditando) que você conheça as musicas, cada parte da fase se posiciona em partes da musica que ficam em loop ate que você passe (eu virei DJ quando tocou Bruno Mars).

È o tipo de trilha que te empolga a seguir a jornada, e ao desafio.

Falando em desafio, pode ser que isso seja prejudicial para algumas pessoas, mas o jogo ele não apresenta um grau de dificuldade, você tem em todas as fases checkpoints e 4 vidas, quando você morre (que sempre vai ser por descuido de pular na hora errada), o jogo volta ao check, mas perdeu as 4 (e a bônus) volta a fase toda e claro, vai perdendo seus pontos a cada vacilo (darksouls é você?).

As batalhas, a exploração, são fluidas, e eu to te preparando pra dizer os pontos ruins:

Eu não consegui testar o modo Coop do jogo, a falta de desafio ( e olha que morri muito) e ter mais fases de Boss Fight.

Não vá na sede achando que o jogo vai mudar sua vida ( isso pode te frustrar), vá na sede de se divertir, de passar de fase sem morrer, e de se encantar com a jornada.

Uma boss fight divertidíssima!

Sackboy: Uma Grande Aventura é despretensioso, mágico, grande e simples. Para amantes de Rayman, Crash Bandicoot, Cuphead, Mario, e Spyro (todas referencias com muitas ressalvas). O jogo vai te divertir, aquele clichê que você quer jogar mesmo já sabendo o que te espera, aquele game pra jogar com os pequeninos, e que vai valer seu dinheiro entre tantos títulos saindo!

E as vezes um jogo pra família toda, pode fazer a diferença na sua biblioteca; um exclusivo da Sony pra chamar de seu.

Nota: 5/5

Ricardo Chagas
Ricardo Chagas
Fã de metal extremo à Alcione, nerd dos anos 90', ilustrador como profissão e cantor como hobby para atormentar os vizinhos. Considera Kratos como o maior personagem de todos os tempos.
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