Home Livros Analises Livros Resenha – Alien: Surgido das Sombras (Editora Leya)

Resenha – Alien: Surgido das Sombras (Editora Leya)

0

“Um dia voltaria. Mas estava começando a temer que essa vida tivesse se tornado um hábito, e que, quanto mais ficasse nela, mais difícil seria abandoná-la.”

 

A editora Leya traz uma trilogia em uma linda edição com capa metalizada, da expansão oficial do universo Alien; Alien – Surgido das Sombras. Apesar de se passarem no mesmo universo, os livros podem ser lidos em qualquer ordem, por terem histórias praticamente independentes.

Nessa edição, conhecemos Hooper, o engenheiro-chefe da espaçonave Marion, uma enorme nave mineradora. Quando criança, ele era muito sonhador, mas agora como adulto, Hooper só consegue pensar em como abandonou sua família na Terra e se essa fora a melhor decisão.

Após receber um pedido de ajuda de suas naves sobressalentes, a capitã da Marion acolhe os feridos, mandando-os diretamente à enfermaria para verificar o estado em que se encontram, mesmo sem entender completamente o que havia acontecido a eles. Ao verificar o estado da nave, os tripulantes da Marion descobrem um horror para o qual não estavam preparados: pequenas criaturas saindo dos corpos de seus colegas, matando e destruindo tudo em seu caminho com uma força e violência inimagináveis.

Presos no espaço após sofrer uma colisão com a nave sobressalente que pediu ajuda na tentativa de se atracar, e perder dezenas de seus próprios tripulantes para as criaturas; os restantes sobrevivem por semanas depois de isolar a pequena nave infectada e observar os misteriosos Aliens se desenvolver e crescer por meio das câmeras, que não estavam em sua melhor forma.

Além desses problemas, os sobreviventes da Marion se deparam com uma nova nave que atraca automaticamente, trazendo Ripley, uma misteriosa mulher que esteve em sono induzido por dezenas de anos e sabe mais sobre os Aliens do que qualquer um ali. Juntos, todos tem que descobrir uma forma de sobreviver e voltar para a Terra, isolando as criaturas. O que eles não imaginavam é que os Aliens não seriam seu único problema.

Ripley pode ser misteriosa para os personagens, mas os fãs da franquia irão se lembrar da sobrevivente do clássico de 1979 e associar os fatos com as lembranças terríveis de Ripley.

A história do livro vai rapidamente de mais um dia pacato à bordo da nave para o momento chave onde o conflito começa e leva o leitor que é fã da franquia Alien a uma nostalgia. O ambiente é claustrofóbico por se passar a maior parte do tempo dentro da nave no espaço sideral, sendo impossível imaginar uma saída que não seja lutar até a morte.

O começo do livro se baseia na dinâmica entre os personagens, mesmo que de forma sucinta. No começo pode haver uma certa confusão por sermos apresentados à muitos personagens de uma vez, o que poderia ser resolvido com uma descrição mais detalhada de cada um, para melhorar a visualização do leitor e a diferenciação dos personagens. Mas com o desenrolar da história, ela vai focando nos personagens principais e que iremos acompanhar até o final do livro.

Para aqueles que nada conhecem do clássico, não fica difícil imaginar o horror que os personagens presenciam e enfrentam, graças a escrita rica em detalhes de sentimentos vividos a cada instante. Quanto aos Aliens, eles têm suas características reveladas aos poucos durante a história, cada vez que aparecem na leitura, dando maior suspense.

Alien – Surgido das Sombras é um livro indispensável para fãs da franquia, mas também vai agradar quem não conhece o universo Alien e está querendo se preparar para o filme que estreia ainda este ano.

Título: Alien – Surgido das Sombras

Editora: Leya

Idioma: Português

Autor: Tim Lebbon

Páginas: 287

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile