“Mas nada no decorrer de minha existência teria qualquer similaridade com o que encontraria naquele lugar, naquele tempo, naqueles em quem tinha de fazer valer a justiça. Justiça é o meu código, é o que eu sou, é minha razão de existir.”
A Editora Novo Século, pelo selo Talentos da Literatura Brasileira, nos trouxe mais um grande título, Querubins: A Sentença da Espada, da autora Martha Ricas.
A narrativa é escrita de forma que o leitor descubra aos poucos o que está acontecendo, sem subestimar sua inteligência. Além disso, traz nomes com referências a Angeologia, o que trabalha a favor da história, já que agrada a quem conhece o assunto mais a fundo e ao mesmo tempo não atrapalha quem está se deparando com isso pela primeira vez.
O livro intercala entre dois períodos da história e duas narradoras. Logo de cara, somos apresentados a Chaya, uma Querubim enviada a uma vila celta com a missão de abrir os olhos do povo para o mal que estavam fazendo a si mesmos, ao mesmo tempo que os treina para uma guerra contra inimigos humanos e demoníacos, os quais somente ela pode ver e enfrentar. Já nossa outra protagonista, Mary, é uma donzela inglesa amante das artes. Além de ter problemas familiares, ela ainda está constantemente tentando fugir do que a sociedade lhe impõe, como casar-se ou ter filhos. Mary tem em sua vida o jovem e misterioso Anton, que divide com ela um tormento: ambos podem ver o sobrenatural, enxergar o que mais ninguém vê.
A história toma forma rapidamente, com uma narrativa objetiva, que o tempo todo instiga o leitor: quando você acha que as coisas estão se resolvendo, acontece uma grande reviravolta.
Os personagens são bem construídos de forma que Mary tem tanto amor à arte, que é possível sentir isso conforme a leitura flui. Também é possível ver claramente o desenvolvimento e crescimentos dos personagens, aos quais você se afeiçoa.
Nessa fantasia cheia de segredos e reviravoltas, o leitor mergulha numa história onde a vida de uma jovem atalaia e de uma poderosa Querubim se entrelaçam, em buscas de respostas e forças para lutar.
Título: Querubins: A Sentença da Espada
Editora: Novo Século
Páginas: 239
Idioma: Português
Autora: Martha Ricas