sábado, 23, nov, 2024

spot_img

Resenha | Star Wars: O Último Comando

“Então ele disse ferido debaixo das profundezas do trono. – Eu sabia que viriam. Juntos ensinaremos a galáxia o que significa servir aos Jedi.

 

A editora Aleph nos trás o final da trilogia que fez história no Universo Expandido de STAR WARS. Depois de Herdeiro do Império e Ascensão da Força Sombria agora temos O Ultimo  Comando da Trilogia Thrawn do escritor e novelista de ficção científica Timothy Zahn.

folder2

Sentado em silencio está o grão-almirante Thrawn, no auge de seu poder, mais astuto e sombrio do que nunca, porém até mesmo ele sente a pressão, mesmo que guardando para si mesmo seus planos de suprir seu exercito. Enquanto Brandei queima por uma vingança sobre a destruição de Peremptório na escaramuça com a frota Katana, mas até mesmo Brandei deve submeter-se as engenhosas estratégias de Thrawn. Enquanto isso capitão Pallaeon tenta esconder sua cara de desagrado pela presença de Jorrus C’baoth, ainda mais depois de suas ultimas alegações tentando controlar o que restou do império. Mesmo o universo inteiro não comportaria tamanho egocentrismo. Os momentos seguintes no holograma tático já eram possíveis ver as primeiras ondas de naves transportes escoltadas por caças TIE, saindo de Quimera e da Falcão Guerreiro se espalhando para seus alvos designados. Clones prestes a executar ordens imperiais.

 

Agora, Leia Organa Solo – Ele murmurou baixinho. A Millenium Falcon está mais ágil do que nunca se esquivando de caças TIE. Leia, Han e Chewie pelo tampo da cabine se viam o destroier estelar imperial e os oito dreadnaughts enfileirados contra o planeta cercado á frente. Essa deveria ser a ultima missão para acalmar um governo filviano demonstrando a determinação da Nova Republica para proteger os sistemas naquele setor. Os gêmeos estão chegando. Mas o império se mostra impetuoso e as coisas começam a sair do planejado.

 

Na mente de Mara Jade ecoa as ultimas palavras de Palpatine. A execução eminente de Luke Skywalker. Sua busca torna-se perturbadora e tomara reviravoltas inusitadas de encontro a Luke e Leia e seus companheiros. Revelando-se ser uma peça importante desse quebra cabeça final.

 

Enquanto a missão de Luke é tentar descobrir a localização de um arsenal esquecido no sistema de Wayland. Nesse momento C’baoth está mergulhando mais e mais em sua insana visão e Leia e Luke são de vital importância, vivos ou mortos. Han sai em busca de conexões com seus ex companheiros de contrabando, enquanto Luke  está treinando Leia para ser uma jedi. Junto ao nascimento de seus filhos gêmeos que se deparam então com uma situação inigualável mesmo com pouco tempo entre as reações e cenas rápidas. Luke então precisa refletir com cautela, enquanto tenta convencer os Psdadans e os Myneyrshi. Alianças inesperadas começam a surgir e Thrawn permanece sombriamente calmo. A hipótese de uma segunda guerra clonica não deve ser descartada.

 

Leia e Winter se esforçam para encontrar o vazamento de informações cruciais. Um delator está entre eles e mais perto que se imagina. Deitada e quase pouco lucida ainda Leia, vagueia no campo da força, enquanto Mara sussurra em seus ouvidos. Talvez os objetivos de Thrawn não sejam os mesmos de C’baoth. 

 

Rápido com paradas curtas para um bom puxão de ar, todos os caminhos se encontram e nosso heróis e vilões encaram seu derradeiro final. Sem alma. Assim se classifica um clone, envolto na mais obscuridade. Servos assassinos a serviço do império. No som cortante do sabre de luz e uma mente perturbada em confronto com seu próprio destino Luke e Mara Jade enfrentam a si mesmo e o Jedi sombrio C’baoth. O caos permanece instalado e nada fica sobre o véu do mistério, e enquanto tudo está a ruir os planos se contorcem e a verdadeira força é revelada e as escolhas e sentimentos ali expostos podem sim alterar um futuro não tão distante.

 

O autor trouxe um bom desenvolvimento dos personagens, trazendo profundidade facilitando a empatia do leitor, no desenrolar das narrativas. Os acontecimentos são rápidos, autoexplicativos e outros mais intrincados na trama principal e em seus subenredos. O livro tem um acabamento de muito bom gosto com capítulos rápidos facilitando se localizar no enredo, uma boa leitura, que te prende por entre os capítulos com uma linguagem agradável. As cenas com heróis clássicos da saga e outros personagens compõem um cenário imponente de ficção cientifica, dando aos fãs uma boa dose de tudo que o universo expandido pode oferecer. Um final épico de uma trilogia arrasadora.

 

Timothy Zahn

Editora Aleph

528 páginas

44,90 R$

spot_img
Guilherme
Guilhermehttp://geeksaw.com.br/
Primeiro Batman antes de Bruce Wayne. Extrovertido e sem graça. Uma mistura de piadas ruins e clichês, e um senso de humor gigante para rir delas. Editor chefe do GeekSaw. Apaixonado pela "Bigscreen" e por tudo que é novidade.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here