No início deste ano, os fãs de Sherlock foram tratados com um presente há muito aguardado. O drama inteligente da BBC voltou às televisões após anos de hiato, e a quarta temporada da série foi uma tentativa. A minissérie deixou para trás tanto sofrimento e alegria em seu rastro, deixando os fãs a se perguntar se uma quinta temporada estava em andamento. Mas, de acordo com um dos co-criadores do programa, uma outra temporada de Sherlock não é uma coisa certa.
Recentemente, Mark Gatiss comentou sobre o futuro de Sherlock, e suas palavras deixaram fãs com esperanças desapontados. O escritor e ator apareceu no WhatsOnStage Awards e explicou por que Sherlock pode não voltar:
“Sinceramente, não sei se haverá mais. É muito difícil conseguir que os compromissos de Benedict e Martin se alinhem. E, obviamente, nós o deixamos em um lugar muito feliz … se esse for o fim, eu ficaria muito feliz onde o deixamos “, disse Gatiss.
Claro, não é surpreendente que as estrelas da série estão ocupadas. Nos últimos anos, tanto Benedict Cumberbatch quanto Martin Freeman são atores hollywoodianos. O primeiro agora faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel graças ao Doutor Estranho, e Freeman recentemente ingressou na franquia em Capitão América: Guerra Civil. As estrelas britânicas mantêm horários ocupados, e a equipe por trás de Sherlock disse que juntar os dois novamente será um desafio.
No início deste ano, o segundo intelectual dos Sherlocks discutiu a possibilidade de terminar a série depois da sua quarta temporada. “Se esta é a última vez – e eu não estou pensando em que seja, mas pode ser – é possível que nós poderíamos terminá-lo”, disse Steven Moffat co-criador à Deadline. “Nós não poderíamos ter terminado em qualquer uma das temporadas anteriores, porque houve muitos ganchos a se cumprir.”
“Pode ser o problema final, você nunca sabe.” Gatiss acrescentou. “Eu acho que o que realmente aconteceu é que agora fizemos a história de como o Sherlock Holmes e o doutor Watson que você sempre conheceu se tornaram esses homens. É realmente um backstory e nós nunca pretendíamos que fosse, mas a razão para deixá-lo naquele lugar é que, na verdade, se nós voltar – e gostaríamos de voltar -, então teríamos que começar com uma batida na porta e Sherlock dizendo: ‘Você quer sair e brincar?’ “