Desde Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi, conhecemos Mon Mothma como uma das, senão a líder da Aliança Rebelde. A imponente mulher de cabelo vermelho brilhante, dá ordens, boas e más notícias com a mesma calma impressionante. Mon Mothma quase apareceu no Episódio III – A Vingança dos Sith, mas foi cortada do filme. No entanto, a mesma atriz escalada para interpretar sua versão mais jovem, Genevieve O’Reilly (a imagem “cuspida” da atriz original Caroline Blakiston), foi escalada novamente para interpretá-la em Rogue One: Uma História Star Wars.
Mon Mothma apareceu também em Star Wars: Clone Wars, plantando as sementes de que a sua liderança seria forte e necessária no futuro.
Em Rogue One, nós vimos uma calma, mas não-tão-sob-controle Mon Mothma. Parece que em Star Wars: Rebels nós veremos algo próximo a isso. A série se passa alguns anos antes dos eventos do filme, afinal. No trailer, ela fala sobre construir uma aliança e diz “esta é a nossa Rebelião.” A personagem é claramente o ímpeto para juntar as células menores da Rebelião, formando uma verdadeira Aliança Rebelde, algo que Bail Organa (que também retorna no trailer) e outros já estavam trabalhando.
Além de vermos a Aliança Rebelde ser formada, ter Mon Mothma nesta temporada de Star Wars: Rebels garante que teremos pelo menos mais dois pontos interessantes: um parece ser uma tentativa de libertar Lothal, há muito sob o domínio do Império, e estes falam sobre um “ataque coordenado” no trailer. Dois, Mon Mothma e a Aliança Rebelde tem uma fala clara sobre a história de Saw Gerrera e seus métodos não-convencionais. Será que os veremos vivenciar a história em Rebels, depois de ser citada em Rogue One? As conexões de Rebels com os filmes estão se fortalecendo, conforme se aproximam do mesmo momento temporal, afinal.