A convite da Netflix, o GeekSaw acompanhou na tarde desta segunda feira (25) em São Paulo a coletiva da nova série original brasileira da plataforma. ‘Samantha!’ narra as dificuldades de uma ex-estrela mirim que já viveu seu momento de auge como atriz nos anos 80, mas agora enfrenta problemas em sua carreira e na vida pessoal. Ela é casada com um ex-jogador de futebol, que acaba de sair da cadeia após 10 anos atrás das grades, mas a liberdade do marido está longe de ser a solução de seus problemas. Quando ele sai da prisão, a vida do casal muda completamente.
Com presença do elenco e de seus idealizadores, como Felipe Braga e Rita Moraes – sócios da da produtora Los Bragas, que também integra Alice Braga – a coletiva apresentou caráter informal e dinâmico, assim como propõe o projeto.
Emanuelle Araújo, que interpreta a protagonista que leva o título da série, humaniza a natureza extravagante de sua personagem “Pode ser alguém que a gente já conheceu, ou pode ser alguém que faça parte do nosso imaginário – ainda mais falando dos anos 80” entretanto evitando qualquer estereótipo “Mas ainda colocando toda essa paixão, todo esse desejo, que é a força motriz da Samantha.”
“Isso a gente foi construindo junto e, a cada capitulo – que eu ia recebendo dos nossos incríveis roteiristas, do Felipe (Braga) – eu fui vendo que a minha primeira intuição não estava errada. Que a gente não estava ali pra contar uma história no estereótipo. Ou num desenho, que talvez a gente tenha o costume rápido de quando a gente pensa em uma ex-atriz mirim famosa, ou num ex-jogador de futebol. Acho que isso não se resume à Samantha, mas acho que é uma crônica da série como um todo.”
“A gente tá contando também uma história que fala de afeto, que fala de família. Fala de relações dentro desse universo” comenta Emanuelle “E eu acho que tudo isso dá uma complexidade a tudo que estamos contando.”
Em comparação com antiga realidade e a atual de Samantha, em sua nostálgica caminhada ao seu retorno ao estrelado, Felipe Braga comentou sobre a inadequação cômica da personagem aos novos formatos de se comunicar. “E tem muito a questão de relevância. Ela foi de fato amada por uma nação inteira, ela é um elo perdido entre aquela época, em que todo mundo assistia um único canal junto ao redor da televisão, e a transição disso pra o nosso momento em que tá cada um sozinho, olhando o que quer em sua tela. É sempre muito divertido brincar com isso. Pensar em como essa lógica, essa moral dos anos 80 e da televisão daquela época passa pra hoje. Eu me diverti bastante com isso.”
Sobre as inspirações na construção das personagens, Emanuelle disse “Eu me inspirei no universo. Claro que tem vários ícones na minha cabeça. Eu cresci nos anos 80, assim como a Samantha […] Mas eu procurei um pouco além das figuras icônicas da televisão, mas muito do comportamento dos anos 80. Do não politicamente correto, que acho que faz muita parte do perfil da Samantha. O universo foi algo que me levou mais que especificamente qualquer figura.”
Samantha! fica disponível no dia 6 de julho com exclusividade na Netflix.