Por que o livro de Boba Fett precisava daquele episódio “Mandaloriano”

0
1516

A nova série de Star Wars, O Livro de Boba Fett, fez um desvio de sua própria premissa titular para fazer um episódio de O Mandaloriano. Mando recebe uma variedade de atualizações e mudanças de status quo para a terceira temporada, mas esse desvio no personagem e na narrativa provocou um debate feroz no fandom de Star Wars. Muitas pessoas estão agora falando sobre como o melhor episódio de Livro de Boba Fett é aquele que não tem nada a ver com Boba Fett – mas esse é o caso.

Há uma razão temática distinta pela qual os criadores de Star Wars incluíram esta história paralela de O Mandaloriano em O Livro de Boba Fett – vamos explicar:

No “Capítulo 5: O Retorno do MandalorianoDin Djarin se encontra em um estranho limbo: ele é expulso de seu clã Mandaloriano por cometer o “crime” de ter tirado o capacete na frente dos outros (durante a missão de salvar Baby Yoda na temporada 2). Ao mesmo tempo, Mando ganhou o Sabre Negro na batalha contra Moff Gideon, e essa espada permanece como símbolo de liderança na cultura Mandaloriana. Mando é informado pela The Armorer que ele só pode se redimir nas águas sob as minas de Mandalore – minas que foram destruídas pelo Império. Resumindo: Mando tem a chance de deixar de ser a ovelha negra de seu clã para o potencial salvador que traz os clãs dispersos de volta a Mandalore.

Mando recebe o pedido para se juntar a Boba Fett e Fennect Shand no final do episódio e aceita o trabalho sem nenhum custo. Teria sido fácil apenas o BoBF trazer o “músculo” de Din Djarin como uma novidade de crossover – mas, em vez disso, Star Wars parece estar construindo algo maior e mais significativo.

The Return of the Mandalorian” constrói uma ponte temática séria entre Boba Fett e Din Djarin: uma que precisa ser estabelecida na franquia Star Wars. Ambos os personagens são caçadores de recompensas lendários distinguidos por suas armaduras Mandalorianas; ao mesmo tempo, ambos são agora “ovelha negra” que não pertencem verdadeiramente à cultura mandaloriana, mas ainda têm laços profundos com ela.

A 2ª temporada de O Mandaloriano reintroduziu Boba Fett ao também recontar seu pai, Jango Fett, em um guerreiro Mandaloriano (não apenas um caçador de recompensas usando a armadura). O Livro de Boba Fett tem explorado o arco de Boba de obter uma “segunda vida” na qual ele está começando a ver uma família (ou tribo, clã, gangue, o que for…) como uma necessidade séria. No entanto, conseguir essa família provou ser uma missão difícil. Din Djarin também aprendeu o valor da família de seu tempo com Grogu, e agora tem que redescobrir seu lugar em qualquer tipo de família, através de algumas árduas missões e/ou lutas.

Ao alinhar esses dois personagens tanto no estado mental quanto no propósito, Star Wars criou um terreno fértil para uma nova união forte entre Boba Fett e O Mandaloriano, à medida que a história maior de Mandalore e seu povo avança na franquia. Então, quando você se perguntar por que gostou tanto do episódio O Mandaloriano em O Livro de Boba Fett, considere todo o trabalho de base que o levou a isso – e o quanto isso contribuirá para grandes recompensas, no futuro.O Livro de Boba Fett já está disponível no Disney+.