Star Wars finalmente revela o que aconteceu durante o expurgo mandaloriano do Império

0
1335

Ao longo do mês passado, o público foi presenteado com O Livro de Boba Fett, uma série do Disney+ que visa revolucionar o amado caçador de recompensas. Ao longo do caminho – e especialmente no quinto episódio recém-lançado – houve alguns laços fascinantes com a tradição maior do universo de Star Wars. Isso incluiu algumas revelações inesperadas para a tradição maior dos Mandalorianos, incluindo a primeira olhada em um evento há muito provocado que ocorreu no cânone de Star Wars. Spoilers do episódio 5, “ Capítulo 5: O Retorno do Mandaloriano “, abaixo! Só olhe se quiser saber!

Em vez de focar em Boba Fett (Temura Morrison), a totalidade do episódio 5 focou em Din Djarin / O Mandaloriano (Pedro Pascal), em uma aventura ambientada após os eventos do final da 2ª temporada de O Mandaloriano. Isso inclui revisitar com The Armorer (Emily Swallow) e Paz Viszla (Jon Favreau), os dois membros restantes da tribo Mandaloriana. Depois de saber que Din agora tem acesso ao Sabre Negro, The Armorer dá a Din uma lição de história sobre os laços da lâmina com a tradição Mandaloriana – e podemos ver o primeiro vislumbre sobre a queda de Mandalore.

Conhecido como “A Noite das Mil Lágrimas” e “O Grande Expurgo“, o evento vê o Império decidindo combater a resistência Mandaloriana eliminando quase inteiramente suas fileiras, lançando bombas nas regiões mais densamente povoadas do planeta. Para garantir ainda mais baixas, o Império empregou droides de segurança KX para matar Mandalorianos. Como a Armorer explica a Din, a única maneira de os Mandalorianos terem sobrevivido foi porque uma seita deles estava fora do planeta na lua de Concordia.

Essas revelações adicionam uma camada comovente ao folclore Mandaloriano que vimos nas propriedades recentes de Star Wars – incluindo a série animada Star Wars: Clone Wars e Star Wars: Rebels – bem como o papel de Din no universo daqui para frente. Depois de receber essa lição de história da The Armorer, Din foi desafiado em combate por Paz, com o vencedor ganhando o Sabre Negro. Din finalmente venceu a batalha, mas foi posteriormente exilado pela dupla depois que The Armorer descobriu que Din havia quebrado o credo Mandaloriano e tirado seu capacete, e só poderia retornar à tribo se banhasse nas águas (provavelmente destruídas) nas cavernas de Mandalore. Com Din agora atravessando a galáxia com o Sabre Negro, os fãs certamente começarão a se perguntar se sua história poderia envolver o retorno ou a reunião das tribos de Mandalore, algo que foi especulado desde o final da segunda temporada. Se essa história é explorada na terceira temporada ou no evento de crossover relatado anteriormente entre The Mandalorian e Ahsoka, teremos que esperar para ver.