Star Wars: Quem é Tarre Vizsla?

0
1991

AVISO DE SPOILER: Seguem-se spoilers para o quinto episódio de O Livro de Boba Fett, “Capítulo 5: O Retorno do Mandaloriano“.

Neste surpreendente interlúdio de O Mandaloriano para O Livro de Boba Fett, vemos Din Djarin procurando e, eventualmente, encontrando o que resta de sua tribo. Há apenas ele, o Armeiro, e outro chamado Paz Vizsla. Paz tem um interesse particular quando percebe que Din está empunhando o Sabre Negro. The Armorer aproveita a oportunidade para lembrar os espectadores da história do Sabre Negro. Agora um símbolo de liderança entre os Mandalorianos, o Jedi Mandaloriano Tarre Vizsla, do clã de Paz, criou a arma, segundo a lenda. Então, quem é esse Tarre Vizla?

Infelizmente, ainda não sabemos muito sobre Tarre, apesar de ele ser uma figura tão fascinante. Quando criança durante a Antiga República, Tarre Vizsla se tornou o primeiro Mandaloriano a ser introduzido na Ordem Jedi. Ele passou de um Padawan para eventualmente se tornar um Cavaleiro Jedi, criando o Sabre Negro com sua lâmina preta de formato estranho e propriedades estranhas.

Em um movimento incomum para um Jedi, Tarre retornou a Mandalore para liderar o Clã Vizsla, o Sabre Negro se tornando um símbolo de sua autoridade e poder. Eventualmente, ele se tornou o Mand’alor, líder de todos os Mandalorianos. Como ou por que isso aconteceu é desconhecido. Ele foi para o lado negro? Ou talvez os Jedi tenham aprovado essa jogada pelo poder político? Afinal, a história da Velha República inclui contos da Guerra Mandaloriana-Jedi, uma série de conflitos entre as duas facções. O primeiro encontro dos Mandalorianos com Jedi os inspirou a projetar armamentos projetados especificamente para combater suas habilidades, como suas braçadeiras e armaduras de beskar que poderiam suportar sabres de luz. Pode ser que os Jedi pensassem que ter um de seus cavaleiros liderando os Mandalorianos impediria outro conflito desse tipo, mas os fãs só podem especular por enquanto.

Algum tempo após a morte de Tarre (cujos meios também são um mistério), os Jedi passaram a possuir o Sabre Negro e o abrigaram no Templo Jedi até que, durante a queda da República, membros da Casa Vizsla o recuperaram na tentativa de reunir Mandalore. Os Mandalorianos construíram uma estátua de Tarre em Mandalore em sua homenagem. Mais tarde, o Império profanou o memorial construindo um posto avançado em cima dele. Ao retornar a Mandalore, a rebelde MandalorianaSabine Wren destruiu o posto avançado, devolvendo a estátua à sua antiga glória.

O resto da história de Tarre permanece desconhecido, mas com tanto foco no Sabre Negro ultimamente, pode ser apenas uma questão de tempo até sabermos de sua origem. Quem sabe? Com a linha do tempo exata da vida de Tarre sendo vaga, talvez sua história venha à tona como parte de Star Wars: The High Republic, especialmente porque o próximo capítulo dessa saga vai ainda mais longe no passado de Star Wars.

O que você acha? Deixe-nos saber nos comentários. O Livro de Boba Fett estreia novos episódios às quartas-feiras no Disney+.