O quê Star Wars, contos de fadas, Jamie Lee Curtis, o rei do pop e duplas musicais tem tanto em comum com este clássico do cinema? Vem comigo que eu te mostro!
Após mais de 30 anos o Príncipe Akeem recebe a missão de seu pai o Rei Jaffe Joffer (James Earl Jones, conhecido como o Mufasa do Rei Leão, ou a voz original do Darth Vader), á voltar a Nova York para achar seu filho perdido e ter seu herdeiro.
Temos apenas essa premissa, se você tem menos de 25 anos, certamente vai te soar vazio, sem graça, e clichê.
Mas se você tem mais de 30 anos, já começou a rir antes de terminar de ver o trailer!
O primeiro filme segue muito bem os moldes dos contos de fadas clássicos, e o 2 apresenta oque vemos na continuação de um “ Felizes para sempre”, isso nunca me anima…até agora!
Conhecendo o filme anterior, você já sabe oque estará pra acontecer! No trailer podemos ver que ninguém mudou, e que este tempo foi a melhor coisa para cada um Deles (aleluia!).
Vale lembrar que o primeiro filme além do Arsenio Hall (Sammy) e o Eddie Murphy (príncipe Akeem) fazerem vários personagens, o filme era um balsamo de easter eggs:
Tendo pôster fictício de um filme que foi cancelado da Jamie Lee Curtis (projeto do diretor do filme).
O próprio nome Akeem significar príncipe herdeiro (que também lembra muito Anakim, e lembra quem dubla o Vader?), a trancinha ser referencia a Star Wars, que sendo um aprendiz (Padawan) a trança faz parte de seu visual, e ao se tornar mestre (no caso do filme adulto) a trança se vai.
Uma brincadeira de universo compartilhado com os personagens e seus respectivos atores Don Ameche (Mortimer) e Ralph Bellamy (Randolph) de Trocando as bolas (a qual foi um filme importante pra carreira do Eddie Murphy, e que tinha Jamie Lee Curtis no elenco também).
David Sheffield (roteirista do filme) sendo o taxista.
A dança do casamento inspirado na coreografia de Thriller do rei do pop Michael Jackson, dançada em uma velocidade elevada.
A piada com o apelido Kunta Kintê, que foi homenagem ao ator John Amos (O Sr McDowell) e a atriz Madge Sinclair (Rainha Aoleon) que fizeram par romântico na serie Raizes de 1977 (lembram da cena final deles se olhando no casamento do Akeem e da Lisa?).
E Tem uma ponta do Samuel L Jackson (fala se esse filme não é perfeito?). Eu espero muito ver esse mesmo nível de easter egg aqui (sim, quero referencia a Pantera Negra!)!
Agora vamos a algumas coisas que talvez tenha (ou não) passado despercebido.
Soul Glo na barbearia:
A barbearia talvez seja o punch dos atos, pois ela se liga com cada um deles, desde a chegada, a mudança, e a despedida. E algo que seria um sacrilégio seria não ter os velhos da barbearia, e de bônus no cenário vemos cartazes com o ano de 1986, e la aquele cartaz lindo do Soul Glo, talvez seja uma das piadas mais bem elaboradas do primeiro filme em questão de timing.
O Reino e o Palácio de Zamunda:
Pra começar essa curiosidade, o nome Zamunda é inspirada numa tribo fictícia de um Sketch do comediante Richard Pryor. O que no primeiro filme foi algo mostrado mais internamente, agora temos uma visão mais panorâmica da cidade, abandonando aquelas imagens estáticas e dando aquele deslumbre da luz percorrendo o grande palácio.
Rhandy Watson e sua banda Chocolate Sensual:
Por um breve instante vimos que Rhandy além de estar mais cabeludo, deu uma engordada monstra, e a banda está ali ( aparentemente com os mesmo atores também)
Um monumento ao Rei:
Uma leve especulação veio ao ver a imagem de ouro do grande rei de Zamunda, será que ele morre durante a historia, ou será aquela homenagem por uma aposentadoria?
Um novo grande evento:
Lembra que no primeiro filme temos a cena com a dança durante o casamento? Pois bem, talvez tenhamos um novo casório, ou a celebração do filho mais velho de Akeem.
Os cantos Iniciais:
O primeiro filme começa com uma musica bem regional do grupo Ladysmith Black Mambazo, com cantos graves, e olha só, nos momentos iniciais do trailer vemos essa mesma atmosfera, não necessariamente a mesma musica, mas ela está ali!
A celebração do nascimento:
Algo me diz que aquele bebezinho vai ser o meio irmão de Lavelle (Jermaine Fowler), e vai dar bom isso não! Que também pode ser o flashback!
Sem disfarces (ou quase):
Temos agora o jatinho real (de ouro, de ouro!!!), dessa vez, nada de ser um estudante camponês, o bichão vai vir de peito aberto! A entrada do Sammy e Akeem na barbearia é a melhor parte desse trailer, porém temos o “traje” civil do Akeem, vestindo a mesma blusa quando ele veio para a América no seu primeiro passeio no Queens.
A rainha Lisa:
Shari Headley está deslumbrante, e ela não tem nada de simples como a lisa era, agora esta poderosa, e na boa? Espero ver ela bastante ao decorrer do filme, coisa que o trailer da indícios que não. Infelizmente ( quero estar errado)
Inimigos do Reinado:
Talvez aqui tenhamos uma referencia a historia do rei T’Challa (Pantera Negra), Vemos uma guarda armada Meeka (Kiki Layne) e o seu líder General Izzi (Wesley Snipes) , em um visual mais militar e urbano ( algo como o Killmonger foi), mas pelas cores usadas, pode ser algo mais voltado a um ditador querendo as riquezas ( ou um egocêntrico querendo ser mais do que é) , foge da referência, mas pode haver um ‘combate’ entre ele e Akeem (afinal, ele é um artista marcial também, lembra disso né?)
A benção do Reverendo Brown:
Um personagem que é um destaque pra mim é o Reverendo Brown, sua aparição é cirúrgica no filme, em apenas dois momentos, talvez seja no mesmo molde, mas pelo fato dele estar falando para alguma pessoa ali para cantar (acho que pode ser a Leslie Jones), isso possa significar um fato importante que pode desencadear uma piada ou ate mesmo conduzir uma parte de um ato.
A musica tema:
Vale lembrar que o filme mesmo sendo sobre o príncipe, também temos o seu amigo Sammy, e na trilha original o tema é da dupla The System, e neste trailer também temos uma dupla cantando o tema, a musica da vez é o Feel Right de Mark Ronson e Mystikal. E uma curiosidade, ambas as duplas de músicos são de um homem negro e outro branco.
Sou um grande fã desse clássico absoluto, e ver que Barry W. Blaustein e David Sheffield estão assinando o roteiro, isso é um ótimo sinal, afinal eles que escreveram o primeiro roteiro com o Eddie Murphy.
Aparentemente temos uma comedia impar, feitas como as antigas, mas com toques do humor atual.
Um príncipe em Nova York 2 chega ao Amazon Prime dia 5 de Março de 2021, e eu estou contando as horas por este momento.