Crítica - Internet - O Filme
14.02
2017
Crítica – Internet – O Filme

Com a direção de Filippo Capuzzi, Internet O Filme, tem o roteiro de Rafinha Bastos, Dani Garuti e Mirna Nogueira. O enredo conta com grandes nomes do Youtube brasileiro e até fora da plataforma, como Felipe Castanhari, Cid do Não Salvo, Paty dos Reis, Thaynara OG, Julio Cocielo, Cauê Moura, entre muitos outros.

O filme começa como se fosse um vídeo do próprio Youtube, com cortes e intervenções que deixam os fãs da plataforma empolgados logo de início, e logo nos apresentam todas as web celebridades que encontraremos durante o longa.

A história começa com um evento onde os youtubers vão encontrar alguns de seus fãs, evento este denominado WebMeet, que vai acontecer em um hotel chique, e é aí que começam as pequenas histórias individuais. O filme brinca com várias coisas que fazem sucesso na internet atualmente e é também uma crítica à busca desenfreada por fama e likes, como as pessoas podem ser de um jeito atrás das câmeras e de outro completamente diferente na vida real e também ao fato de as pessoas passarem a maior parte do seu tempo nos celulares ao invés de curtir a vida de verdade.

As web celebridades estão atuando como personagens diferentes do que são na realidade, o que faz com que qualquer um que vá ver o filme, mesmo sem ser fã de deles, possa entender e se envolver com a história. Mas claro que os fãs vão ter um gostinho a mais de entender algumas piadas feitas com coisas da internet. A grande maioria dos youtubers interpreta muito bem, surpreendendo de forma positiva. Para Rafinha Bastos, isso se deve à experiência deles em frente às câmeras, o que permite que eles sejam naturais e espontâneos na hora das gravações. Dessa forma, os envolvidos têm certa liberdade de colocar seus trejeitos no filme, o que além de tornar a atuação mais crível, aproxima ainda mais das telonas quem acompanha o trabalho de cada um individualmente.

 

Apesar de as histórias individuais não serem necessariamente relacionadas, elas têm um bom ritmo, de forma que o espectador sempre espera pelo desfecho da próxima, sem ficar com o sentimento de que a última história teve um corte seco.

Nas histórias somos apresentados a vários personagens, como por exemplo Uesley (Gusta Stockler) uma estrela da internet que para seus fãs é querido e carinhoso e ao desligar a câmera é estúpido com todos ao seu redor. Na tentativa de humilhar seus colegas e ganhar ainda mais visualizações, Uesley filma o beijo de Mateus (Felipe Castanhari) e Natalia (Paty dos Reis) na esperança de que tal vídeo o fizesse ainda mais famoso. O que ele não esperava, é que a internet iria a loucura e começaria a idolatrar mais ao novo casal do que ao próprio Uesley.

 

Do outro lado da moeda, temos Malu (Thaynara OG) que está comemorando seu aniversário no mesmo hotel em que o WebMeet acontece com sua amiga Fabi (Gabi Lopes), que detesta web celebridades e tudo que os envolve. Fabi se vê presa nesse pesadelo quando sua amiga a convence de ficar na festa com outros youtubers, mas ela não imaginava que as coisas ruins estariam só começando.

Outra história que foge do mundo dos youtubers é a de Paulinho (Cellbit) que é tricampeão de Street Fighter e se esconde atrás de uma máscara vencendo os campeonatos e humilhando seus adversários.  O que ele não contava era que suas ações um dia trariam consequências desastrosas, até ele ser sequestrado por Humberto (Mr Poladoful) antes do campeonato onde ele concorreria a sua nova vitória.

 

Conclusão

Internet O Filme é indicado tanto para pessoas que não acompanham as celebridades da internet que surgem a todo momento, e ainda mais para aqueles que são fãs ou apenas assistem as coisas que viralizam, mas querem dar umas boas risadas. Apesar da comédia, o filme contém muitos palavrões, então é aconselhável verificar a indicação classificativa antes de levar as crianças pequenas ao cinema.

Como o filme conta com piadas que ironizam a própria internet e uma personagem que representa as pessoas que simplesmente detestam web celebridades, existe um equilíbrio que torna a comédia acessível a todos. Quem estiver com um pé atrás ou com baixas expectativas, será surpreendido pelo trabalho em conjunto de alguém que está na internet desde os primórdios com alguns dos mais famosos youtubers da atualidade.

 

Nota: 8,5

Internet O Filme estreia nos cinemas dia 23 de fevereiro.

Designer gráfica, Just Dancer, Youtuber nas horas vagas, amo livros e coelhos apesar de os dois não se darem muito bem. Não vivo sem minha dose de Mistério e Terror pra deixar essa vida pacata mais interessante.


GeekSaw • www.geeksaw.com.br
Tema por Gabriela Gomes