Nascido em Ohio, Craven ganhou uma licenciatura em Inglês e Psicologia no Wheaton College em Illinois, e um mestrado em Filosofia e Escrita da Universidade Johns Hopkins. Ele se tornou uma das vozes mais proeminentes do terror, com uma persona pública para rivalizar com até com suas próprias realizações profissionais, e foi muitas vezes comparado com o semelhante–carismático Stan Lee.
Alguns de seus outros filmes incluem Quadrilha de Sádicos, Aniversário Macabro, A Maldição dos Mortos-Vivos, As Criaturas Atrás das Paredes, Um Vampiro no Brooklyn, Amaldiçoados, Vôo Noturno e A Sétima Alma.
O site oficial de Craven deixou de funcionar desde que a notícia de sua morte começou a se espalhar através da mídia social, mas sua morte foi confirmada por sua conta oficial no Twitter:
— Wes Craven (@wescraven) 31 agosto 2015
O último projeto de Craven como diretor foi Pânico 4 em 2011. Ele costumava fazer participações especiais não só em seus próprios filmes, mas às vezes de outros cineastas (como O Império do Besteirol Contra-Ataca de Kevin Smith). Sua última aparição nas telas foi em um episódio de Castle da ABC em 2013.
No documentário Por Dentro do Garganta Profunda em 2005, Craven disse que trabalhou em uma série de filmes para adultos, incluindo Garganta Profunda, ao longo de sua carreira muito cedo.
Pânico é atualmente uma série de sucesso na MTV; ele foi originalmente escalado para dirigir o piloto, mas desistiu.
Você sempre será lembrado Wes Craven.
Via: ComicBook