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Análise Star Wars Jedi Survivor Playstation 5

A tão aguardada continuação de “Star Wars Jedi Fallen Order” finalmente chegou, e desta vez com exclusividade para a nova geração, confira a seguir o que a nova aventura de “Cal Kestis” e seu fiel amigo droide “BD-1” tem a oferecer em “Star Wars Jedi Survivor”

Após 5 anos dos eventos de Fallen Order Cal Kestis finalmente se torna um Jedi, embora sobre muito pressão e não da forma convencional, mesmo mais maduro e poderoso com relação ao jogo anterior, ele ainda segue fugindo e tentando achar uma forma de acabar com o “Império” que não cessa a perseguição e extermínio de todos os Jedis remanescentes.

Fallen Order já apresentava uma trama muito bem amarrada e cativante, e Jedi Survivor não só mantem o nível como vai além e nos entrega algo ainda mais grandioso. Cal é um Jedi esperançoso, e ele é visto dessa forma por seus amigos, e essa esperança que ele carrega é o motor que o faz continuar nessa luta e não desistir, por mais difícil que esteja a situação. Mas não é só a esperança que o move, nessa jornada ele lidará com conflitos pessoais e também questionamentos que o farão pensar se realmente toda aquela luta e sacrifício ao qual passou valeram a pena, e assim irá amadurecer ainda mais nos presenteando com cenas emocionantes e também cheias de ação de tirar o folego, claro que tudo isso ao lado de seus amigos, sendo eles novatos e velhos conhecidos. Caso você não tenha jogado Fallen Order é possível antes de começar a campanha, ter uma introdução dos eventos passados através de flashbacks e se familiarizar com o início desses novos eventos.

Você pode assistir a uma breve recapitulação dos eventos anteriores de Jedi Fallen Order.

Esta nova jornada se diferencia um pouco da anterior, que era bem linear, sempre avançando para o objetivo, agora temos muito mais liberdade de exploração, com mais puzzles e momentos de plataforma aprimorados.

Logo depois de tomarmos total controle de Cal após as cenas iniciais do prólogo, percebemos que tudo que ele aprendeu no jogo anterior ainda está presente, mostrando realmente sua evolução como Jedi, e a partir dai aprenderemos ainda mais técnicas e movimentos que serão essenciais para o avanço, todos aprendidos de forma sequencial durante a campanha. O jogo possui uma forte influência dos jogos da série Souls, mas também apresenta elementos de Assassins Creed, Uncharted entre outros, pois o jogador precisará em vários momentos ir e voltar em lugares determinados para poder desbloquear caminhos e segredos, através das habilidades adquiridas como mencionado acima, tudo com momentos de plataforma que funcionam com fluidez e deixam a jogatina muito mais agradável.

As cenas de viagem entre planetas servem com Loading’s disfarçados enquanto o jogo carrega a próxima área.

Ainda é possível viajar entre planetas, e a trama vai nos obrigar a ir e vir algumas vezes, porém esse escolha de voltar também pode partir do jogador, o que dá oportunidade de completar missões opcionais que não foram feitas ou mesmo para pegar itens antes inalcançáveis.

A parte da ação está melhor do que antes, e agora Cal conta com “posturas” que nada mais são do que as formas que ele usa seus sabres de luz, essas posturas variam de um simples sabre de mão única, a sabres duplos ou com pontas duplas, como o sabre do “Darth Maul” em “Ameaça Fantasma”, mas também podem variar de uso com um sabre em uma mão e um blaster em outra, e se preferir, pode usar um sabre maior e mais lento, mas com ataques devastadores. Ao todo são 5 posturas das quais os jogador pode variar entre duas no decorrer da gameplay, mas poderá troca-las quando quiser nos “pontos de meditação”, locais estes que funcionam da mesma forma que as fogueiras de “Dark Souls” e assim como acontece nelas, ao descansar, Cal pode recuperar sua vida, recarregar seus “recipientes estimulantes”, que são os “Estus Flask” que recuperam a vida em batalha, mas também revive todos os inimigos daquela área. Nestes locais de meditação Cal também gasta seus pontos ganhos ao evoluir para aprimorar suas habilidades, posturas, e talentos, além de fazer “viagens rápidas” ou entrar em um local de “treinamento” para melhorar seus combos, aparadas e esquivas.

É possível utilizar dois tipos de posturas durante o jogo, troque a qualquer momento nos pontos de meditação.

A dinâmica das posturas é um atrativo muito bem vindo, pois cada jogador pode usar o estilo que mais gosta ou aquele que acha melhor em combate, e isso pode ser feito até o fim do jogo, e você pode escolher evoluir só determinada postura que mais lhe agrada, uma vez que é muito difícil conseguir aprimorar ao máximo todas elas, tendo as de sua preferência maximizadas, fica fácil focar na evolução das demais habilidades de “Sobrevivência” e “Força”, mas isso não é uma regra, você pode se preferir, evoluir quaisquer um desses atributos antes de focar nos seus sabres, como dito antes, a escolha é inteiramente sua, o que torna cada jogatina diferente da outra, vão haver jogadores que gostam de usar mais os sabres, outros que preferem focar no uso da Força, mas lembre que uma vez distribuídos os pontos não é possível reverte-los.

A postura “Lâmina Dupla” é perfeita para grupos de inimigos e para múltiplos atiradores.

Toda a ação é ótima e é sempre um prazer passar o sabre de luz em Stormtroopers desavisados ou metidos a chefões, mas temos que dar destaque também para a exploração que neste título está recheada de coisas a fazer. Vários planetas podem ser visitados e um deles é “Koboh”, neste planeta podemos dizer que o jogo encontra-se em um mapa aberto, com muitas possibilidades, já os outros como por exemplo a “Lua Despedaçada” tem caminhos lineares, com poucos locais a serem explorados, mas ainda assim, somando tudo o que se pode fazer no que se diz respeito a exploração em todos os planetas disponíveis, temos garantido com certeza umas 20 horas ou mais, tirando as (mais ou menos) 15 horas de gameplay.

Existem áreas enormes para serem exploradas, mas você precisará obter todas as habilidades para conseguir explora-las por completo.

Mas quais são estas tarefas afinal? Bom, como todo jogo de exploração que se preze temos que ter colecionáveis, e aqui temos aos montes, pode-se encontrar “Fragmentos de Priorita” que são minerais raros espalhados por Koboh, “Discos de Dados” escondidos nas “Ruínas da Alta República”, “Pergaminhos de Jedha” encontrados no Planeta “Jedha”, “Vagens de Sementes de Koboh” que são encontradas em quase todos os planetas, e esses são alguns só para citar, temos muitos outros tipos de itens a serem encontrados. Mas além de procurar tais itens pela galáxia também é possível entrega-los para determinados NPC’s que vão dar utilidade para eles, como o caso dos Discos de Dados que ao entregues a “Zee” uma Droide da era da Alta República que serviu a Mestra Jedi “Santari Khri”, pode troca-los por Talentos, ou mesmo as Vagens de Sementes que se entregues para “Pili” são usadas para dar vida ao jardim acima do bar de Pyloon. Uma vez mais, para fazer estas entregas, não basta só encontrar os itens e leva-los aos seus respectivos NPC’s, você também precisará encontrar este NPC em um determinado lugar, encontrando-o, fale com ele e faça o convite para que este vá para o planeta Koboh, e se junte aos outros no bar de Pyloon, local este que será o ponto de encontro de todos os NPC’s que você encontrar no decorrer do caminho.

Pili é um dos NPC’s que você encontrará durante a jornada.

Além de tudo que foi mencionado acima temos o fofo e curioso BD-1, fiel amigo de Cal, que vai escanear e fazer leituras em praticamente todos os inimigos e também de muitos locais por onde vocês passarem, criando um “Banco de Dados” completo que pode ser acessado a qualquer momento pausando o jogo, além dos inimigos e locais escaneados, todos os dados dos outros personagens do jogo, planetas e da história podem ser lidos nesta aba, é informação pra dar e vender!

Fique atento quando BD-1 começar a emitir sons é porque ele encontrou algum local que pode ser escaneado.

E pra finalizar os elementos da exploração, por último e talvez não tão interessante para alguns, podemos encontrar durante toda a campanha baús contendo todo tipo de material estético para Cal e BD-1, sendo eles cortes de cabelo e barba, roupas, modificadores de visual e novas cores para os sabres, blaster e o BD-1, sendo que o visual do Cal pode ser mudado a qualquer momento se pausando o jogo, já para modificar o BD-1 ou suas armas é necessário utilizar as “bancadas” espalhadas por todo o jogo. Estes baús em sua maioria são de fácil acesso, mas há alguns que estão bem escondidos ou que necessitam de uma nova habilidade para serem destrancados. Em alguns momentos do jogo você poderá acessar uma área nova com algum lugar bem escondido, para quando finalmente conseguir acessar ser recompensado com um baú contendo um corte de cabelo novo para o Cal. Talvez toda a acrobacia e esforço feito não valham tal recompensa, mas isso já é uma questão bem pessoal, cabe a cada jogador decidir o quanto quer explorar, sabendo-se que a maioria desses itens, sejam eles estéticos ou colecionáveis não vão interferir em nada com relação a campanha.

Você pode mudar a aparência e a cor do laser do seu sabre, quanto mais baús descobertos, maiores serão as opções de customização.

Bem, temos muita ação, temos bastante exploração, mas e a qualidade gráfica onde tudo isso se encaixa? Sendo um jogo feito para a nova geração, apenas Playstation 5, Xbox Séries e PC, esperava-se mais deste quesito, porém não é como se eu disse-se que é um jogo feio, ele tem bons gráficos, um sistema de luz e sombra com ótima qualidade e cores muito vibrantes, mas a questão é que poderia facilmente ter saído para os consoles da geração passada, o Playstation 4 e Xbox One facilmente rodariam o que foi apresentado, e poderiam sim apresentar uma boa qualidade, tanto visual quanto de desempenho. E citando isso o jogo por vezes luta para se manter em 60 FPS, tendo algumas quedas ocasionais, alguns bugs também acontecem, onde Cal ou algum inimigo podem ficar enganchados em superfícies, estes ao morrerem vez ou outra ficam travados ao ponto de não tocarem o chão, entre outras coisinhas que deixo claro, não afetam a jogabilidade. A inteligência artificial dos inimigos não é das melhores em sua maioria, porém vão haver momentos em que o jogo vai realmente te desafiar, com sub-chefes ou até mesmo inimigos comuns que darão muito trabalho para serem eliminados.

Os detalhes vistos com muita luz ou sem ela são bem realistas.

Star Wars Jedi Survivor é uma continuação de respeito, que honra seu antecessor e nos entrega algo grandioso, talvez para alguns (para aquele que vos fala é certeza) seja o melhor jogo baseado no universo de Star Wars até agora, com uma história ainda mais cativante do que Fallen Order, uma mecânica de jogo melhorada, um sistema de Plataforma de fácil manuseio que é utilizado a todo instante, muitas áreas para se explorar, com muita coisa a ser encontrada e com puzzles focados em acrobacias e lógicas, puzzles estes que num primeiro momento vão extrair algum tempo de raciocínio e habilidade por parte do jogador, mas que rendem boas recompensas e valem o esforço, tem dublagem em PT-BR, muito boa e que casa muito bem com cada personagem. Fãs com certeza tem que adquirir este título, e para os fãs da série Souls, se estão procurando algo novo podem investir sem medo neste, pois ao contrário da “FromSoftware”, a “Respawn Entertainment” apenas trocou as espadas de metal e as armaduras, por mantos e sabres de luz!

Star Wars Jedi Survivor está disponível para Playstation 5, Xbox Séries S e X e PC.

Nota: 4/5

Charles Odilon
Charles Odilon
Membro do S.T.A.R.S ao lado de Chris, apaixonado por games desde sempre, extrovertido e amigão da vizinhança, segundo super-soldado conhecido pela humanidade e chamado de Nash, analista de games do Portal GeekSaw.
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