Google search engine
HomeGamesAnalise GamesReview | Theseus VR

Review | Theseus VR

A produtora e distribuidora Forge Reply nos trás um jogo baseado na mitologia grega onde você será Theseus, o homem que como diz a lenda, derrotou o Minotauro do labirinto.

Playstation VR em terceira pessoa? Funciona?

Sim, Theseus é um jogo exclusivo para PS4 e utiliza o Playstation VR, mas diferente dos outros jogos onde a câmera é em primeira pessoa e nos joga diretamente no papel do personagem, Theseus possui uma câmera em terceira pessoa, com duas perspectivas diferentes, uma focalizada logo atras do ombro do personagem onde nós acompanhamos seus passos e ainda podemos vislumbrar o cenário ao redor e a outra localizada em um ponto fixo da tela permitindo que você mova Theseus dentro da área focada mudando a visão assim que se deixa a mesma, para explicar de uma forma melhor as duas câmeras, basta lembrarmos dos Resident’s Evil antigos, a câmera fixa é exatamente como era nos jogos antigos, você se movimenta dentro daquele quadro e assim que sai o angulo muda para outra posição, já a câmera atrás do ombro é exatamente igual a de Resident Evil 4, sempre acompanhando o personagem. Em alguns momentos a câmera fixa pode atrapalhar na movimentação do personagem, quando por exemplo estamos andando em uma determinada direção com o direcional para cima e a câmera muda e temos que continuar a ação com o direcional para baixo, mas isso é apenas um detalhe, nada que comprometa a jogabilidade. Essas câmeras em terceira pessoa realmente funcionam e em alguns momentos e proporcionam visões espetaculares sempre com Theseus a sua frente como se estivesse te guiando pelo labirinto, claro que um ajuste aqui e outro ali vão ser bem vindos no próximo título de VR que vir a usar esse tipo de abordagem, que deu certo e que mostra que a realidade virtual pode ter diversas possibilidades.

 

Theseus, o Minotauro e o Labirinto

A história do jogo não possui muita complexidade, você está preso em um imenso labirinto em ruínas, com uma fera gigante passeando livremente por ele, seu objetivo é derrotar o monstro e sair do labirinto, pronto, temos a história. Nada complexo, você vai passar algum tempo focado na exploração, andando por corredores, passando por baixo de escombros e escalando extremidades destruídas, tudo isso em um ambiente muito bem elaborado. O uso do VR deixa tudo muito mais interessante, varias localidades são extremamente gigantes, como o portão de entrada para o labirinto ou o buraco pelo qual passamos pendurados quando estamos escalando, o próprio Minotauro em sua primeira aparição, nos passa a sensação de quão pequeno estamos imerso dentro do jogo, isso nenhuma imagem vai conseguir te mostrar.

Guiado por uma conhecida

Na mitologia, Theseus se apaixona por Ariadne, que no jogo nada mais é que uma personagem guia e não tem esse tipo de ligação com ele, ela aparece em forma de espírito e narra vários momentos do jogo e te avisa sobre perigos e a aproximação do minotauro.

Mecânica simples

Além de explorar o cenário com os olhos, existe alguns combates no jogo contra aranhas gigantes que são os únicos inimigos além do minotauro no jogo, mas é tão simples que acho que está ali só para não deixar a jornada tediosa demais, é tão simples que o jogo nem possui barra de vida para o personagem ou qualquer outra informação na tela que venha a ajudar, nos combates você utiliza apenas uma espada e uma tocha, nada de armas aos montes como em um bom e velho God of War. Morrer no jogo também não é uma opção fácil, talvez caindo de algum buraco, mas o único jeito que comprovei foi sendo vítima do minotauro, e mesmo assim, morrer foi parte da trama, pois todas as vezes que morremos e passamos pelo local da morte nos deparamos com o próprio cadáver estendido no chão, mostrando que tudo não passa de um enorme lupe, e para que possamos nos libertar, o único jeito é derrotando o minotauro.

Iluminação que cega, sons que angustiam

O cenário é um show a parte, acompanhar Theseus é gratificante e com certeza você vai gastar uns minutos observando tudo, em certos lugares a luz que entrar por aberturas no teto ou por rachaduras nas paredes chega a incomodar os olhos, em locais escuros ficamos tensos, pois a todo momento escutamos barulhos e gemidos, seja das aranhas nos espreitando ou do minotauro respirando e andando pelo labirinto.

 

Conclusão

Theseus é um jogo focado na narrativa e exploração, não espere um jogo de ação com diversos itens e armas, mas explorar com o uso do Playstation VR é muito gratificante, as localidades gigantes vão te surpreender, apesar de ser uma aventura bem curta, ela vale muito a pena, a câmera em terceira pessoa foi uma grande sacada mesmo precisando de alguns ajustes, nada que um próximo jogo não corrija, quem possuir um VR deve conferir este título.
Nota 8
Charles Odilon
Charles Odilon
Membro do S.T.A.R.S ao lado de Chris, apaixonado por games desde sempre, extrovertido e amigão da vizinhança, segundo super-soldado conhecido pela humanidade e chamado de Nash, analista de games do Portal GeekSaw.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Google search engine

POPULARES

Comentários Recentes