Continuando a pesquisa sobre esse grande personagem da Marvel que chegará em formato cinematográfico ainda nesta semana, nós separamos para vocês as maiores sagas do Mago Supremo. Confira abaixo:
– Uma Terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim. (Stan Lee / Steve Ditko).
Este arco lançado recentemente na coleção de graphic novels da editora Salvat, reúne as histórias publicadas originalmente nas edições 130 a 146 da revista StrangeTales, sem dúvida é um dos materiais mais clássicos do Doutor Estranho, onde o desenhista e criador do personagem Steve Ditko, apresenta uma arte incrível, recheada de elementos e cores psicodélicas que juntamente com os roteiros de Stan Lee, os quais apresentam uma narrativa muito bem amarrada e com grande interação entre o personagem e o leitor, fazem desta obra uma leitura indispensável para novos leitores que pretendem conhecer o personagem e para os fãs mais antigos que tem a oportunidade de ler em formato de luxo um grande clássico do mago
A história apresenta confrontos do Doutor Estranho contra dois dos seus principais vilões, o Barão Mordo e Dormammu, os quais realizam uma aliança com o objetivo de destruir o mago supremo e o seu mestre o Ancião, a história possui grandes confrontos e reviravoltas repletas de ação e viagens pelo plano Astral, o que tornam a leitura deste grande clássico muito agradável.
– O Juramento (Brian K. Vaughan / Marcos Martin).
O Juramento é uma história que também pode ser encontrada na coleção de graphic novels Marvel da editora Salvat, nela podemos observar um drama vivido pelo Doutor Estranho, pois Wong o seu assistente e grande amigo está com Câncer e Stephen Strange deseja obter a cura a qualquer custo.
A história inicia-se com Wong levando o Doutor Estranho ferido para o consultório da enfermeira noturna, personagem que também atua como coadjuvante nas histórias de outros heróis como Punho de Ferro, Demolidor, Homem Aranha e Luke Cage, apesar do nome enfermeira,ela também é uma médica que atua auxiliando os heróis feridos em batalha.
Neste arco os leitores novos podem ter contato com a origem do personagem, pois a mesma é contada através de flashbacks pelos personagens, o que torna o roteiro explicativo e muito bem amarrado.
Outro ponto interessante na história é o fato do roteirista Brian K. Vaughan, trabalhar com dramas do cotidiano no roteiro e nos diálogos como, por exemplo, uma doença grave que pode colocar em risco a vida de um ente querido, essa característica das histórias da Marvel Comics talvez seja uma das principais que a diferencie da sua principal concorrente no mercado de HQ´s de super heróis, e consequentemente faz com que os seus personagens sejam tão admirados pelos fãs, pois os mesmos podem enxergar e se familiarizar com os dramas e conflitos cotidianos vivenciados pelos personagens.
Uma leitura clara, com diálogos interessantes, narrativa objetiva e bons desenhos, tudo o que uma HQ de super heróis precisa para ser agradável.
– Vingadores X Defensores (Steve Englehart / Sal Buscema)
Esta saga originalmente publicada como um crossover entre os títulos Avengers e Defenders no ano de 1973 e no Brasil publicada na revista Grandes heróis Marvel, pela editora Abril e posteriormente reunidos em um encadernado da série os maiores clássicos dos Vingadores volume 4, pela editora Panini Comics.
Os roteiros de Steve Englehart, um apaixonado pelo universo Marvel desde a infância, fazem deste arco de histórias um verdadeiro clássico, indispensável tanto para novos quanto para os antigos fãs de super heróis.
Os desenhos de Sal Buscema são realmente excelentes não é a toa que no prefácio da edição encadernada o roteirista Steve Englehart chega a dizer que boa parte do sucesso que obteve na indústria dos quadrinhos deve-se ao fato de ter trabalhado no inicio da sua carreira ao lado de Sal Buscema, pois o desenhista conseguia compreender e capturar toda a essência das ideias apresentadas pelo roteirista.
Na trama os vilões Loki e Dormammu unem forças, para desta forma manipular e atacar a equipe dos Vingadores e Defensores, gerando assim tensão e conflito entre as equipes. O mais interessante é ver os conflitos entre os heróis Marvel, que na época não eram tão comuns como hoje em dia.
Dentre as principais batalhas podemos destacar Capitão América vs Namor, Surfista Prateado vs Feiticeira Escarlate e Visão, Hulk vs Thor e Doutor Estranho vs Pantera Negra e Mantis.
A participação do Doutor Estranho neste evento é realmente épica, pois nesta história é possível ter uma noção do quanto o personagem é poderoso de inúmeras formas, tanto em combate corpo a corpo quanto em projeção energética e mágica, pois o mesmo enfrenta o Pantera Negra, um dos melhores lutadores do universo Marvel juntamente com Mantis, outra grande lutadora com capacidade meta humana, como projeção astral, porém ao final do confronto o Doutor Estranho sai vencedor utilizando de encantos para enfraquecer os seus adversários. Um fato interessante é que após a derrota, o Pantera Negra diz a Mantis que os dois não passam de formigas se comparadas ao Mago Supremo e que bastou para ele pisa-los para finalizar a luta.
Ao final dos confrontos entre os heróis as duas equipes descobrem o plano arquitetado por Loki e Dormammu e unem forças para confrontar os vilões.
– Os Novos Vingadores: Revolução (Brian Michael Bendis / Lenil Francis Yu)
Nesta história é possível acompanhar a fase quando o Doutor Estranho passou a integrar os Novos Vingadores, titulo muito elogiado devido aos roteiros e diálogos bem elaborados de Brian Michael Bendis, escritor responsável por toda a reformulação nas revistas ligadas aos Vingadores, além do desenvolvimento de grandes eventos na Marvel, todos atingindo grande sucesso entre os fãs e a critica.
Os eventos deste arco começam com o fim da mega saga Guerra Civil, onde a comunidade de heróis da Marvel foi surpreendida devido a lei de registro imposta pelo governo, dividindo assim a opinião entre os heróis, alguns mostraram-se a favor do registro e se juntaram ao Homem de Ferro e os heróis que se opuseram ao registro ficaram do lado do Capitão América.
O confronto e as várias batalhas na guerra deixaram algumas consequências que, na ocasião, alteraram o status quo do universo Marvel, dentre elas podemos citar Tony Stark assumindo a direção da SHIELD, a morte do Golias, o impacto físico e psicológico gerado na sociedade norte americana, devido aos conflitos entre os heróis pelas ruas de Nova Iorque, a revelação da identidade do Homem Aranha, fato que ocasionou em mudanças consideráveis na carreira do herói e a morte do Capitão América.
Os Vingadores ao final dos confrontos foram basicamente divididos em duas equipes, a equipe pró-registro que possuíam heróis como Homem de Ferro, Miss Marvel, Viúva Negra, Sentinela, Vespa, Magnum e Ares. Os Novos Vingadores que eram formados por Luke Cage, Wolverine, Homem Aranha, Doutor Estranho, Punho de Ferro, Mulher Aranha e Clint Barton que agora após o seu desaparecimento retornou atuando com a identidade de Ronin.
Este período foi conhecido como a Iniciativa, pois o Homem de Ferro juntamente com todos os heróis registrados e a SHIELD passaram a adotar um projeto que consistia em um grupo de heróis para cada um dos 50 estados americanos, desta forma cada estado teria a sua própria equipe de Vingadores devidamente treinados, registrados e equipados.
Os Novos Vingadores, ou Vingadores clandestinos como foram chamados, pois a equipe era composta de heróis não registrados e consequentemente foragidos, inicialmente ansiavam por seguir os ideais do falecido Capitão América, e utilizaram como QG a propriedade do Doutor Estranho, localizada em Nova Iorque, para impedir que fossem localizados Stephen Strange conjurou um encanto que impossibilitava as pessoas visualizarem a propriedade e consequentemente localizar os heróis fora-da-lei.
A participação do Doutor Estranho nesta fase do titulo Vingadores é fundamental, tanto para o desenvolvimento do personagem como o da equipe de super heróis, que mais uma vez apresentaram conflitos do cotidiano, como por exemplo, a diferença de ideais políticos, a repressão e a liberdade civil.
Todos estes eventos mostravam claramente uma comparação com o momento vivido pela sociedade e toda a população dos Estados Unidos, em meio ao medo do terrorismo e a gestão do então presidente George W. Bush.
As consequências dos eventos apresentados neste encadernado foram sentidas no arco seguinte, o qual possui um grande impacto na carreira do mago supremo.
O arco revolução dos Novos Vingadores foi publicado no Brasil no título mensal dos Novos Vingadores e mais recentemente em uma edição encadernada da linha Marvel Deluxe, ambos pela editora Panini Comics.
– Os Novos Vingadores: A Busca pelo Mago Supremo.(Brian Michael Bendis / Billy Tan / Chris Bachalo).
Em a busca pelo mago supremo, os Novos Vingadores liderados por Luke Cage e Clint Barton auxiliam o Doutor Estranho a encontrar o novo mago supremo, isso ocorre porque Stephen Strange utilizou encantos e cometeu atos que fizeram com que ele não pudesse mais ostentar o titulo, assim o olho de Agamotto passa a realizar uma busca e apresenta possíveis candidatos para assumir o manto do mestre das artes místicas e arcanas, dentre eles temos o filho de Satã Damian Hellstrom, Doutor Vodu, Doutor Destino e Capuz, este último adquiriu poderes místicos após realizar um pacto com um demônio que o tornou muito poderoso, além de ser um dos aliados de Normam Osborn, personagem que passou a ocupar a mesma posição que Nick Fury e Tony Stark como líder da SHIELD que agora reformulada passou a se chamar MARTELO, tudo isso ocorre logo depois dos eventos apresentados na mega saga Invasão Secreta.
Assim como no arco revolução os novos Vingadores são foragidos e muito perseguidos pela nova força da lei o MARTELO, Norman Osborn reuniu uma equipe de vilões e os “disfarçou” com as identidades clássicas de muitos Vingadores, como por exemplo, o mercenário utilizando o traje do Gavião Arqueiro, Venom como Homem Aranha, Rocha Lunar como Miss Marvel e Norman Osborn, que após adquirir grande parte do arsenal de armaduras de Tony Stark, assume a identidade do Patriota de Ferro.
Esses eventos levaram a grandes confrontos entre os Vingadores Sombrios de Normam Osborn e os Novos Vingadores que neste período ganharam novos reforços em suas fileiras como o caso de Bucky, que agora atuava como o novo Capitão América e Carol Danvers a Miss Marvel.
Além dos Vingadores Sombrios os Novos Vingadores também tiveram batalhas épicas contra uma nova organização criminosa conhecida como Cabala, que também tinha a liderança de Norman Osborn juntamente com o Capuz, Loki, Doutor Destino, Emma Frost e Namor.
O destaque fica por conta do drama vivido por Luke Cage para encontrar a sua filha que está desaparecida e o confronto entre os Novos Vingadores e o Capuz juntamente com a entidade demoníaca que, de certa forma o controla.
Além do Doutor Estranho os Vingadores também recebem o auxilio do Doutor Vodu e Damian Hellstrom, tornando o confronto entre o bem e o mal repleto de poderes sobrenaturais e magia.
Os eventos desta fase no universo Marvel ficaram conhecidos como Reinado Sombrio e são repletos de ação, perseguições implacáveis contra os heróis e reviravoltas, que culminaram no mega evento O Cerco.
Originalmente no Brasil as histórias foram publicadas no título mensal dos Novos Vingadores e posteriormente em uma edição encadernada da linha Marvel Deluxe, ambos pela Panini Comics.
Tem mais alguma grande história do Doutor Estranho que você acha que deveria estar na postagem? Deixe nos comentários!
Você também pode ler nossa crítica do filme “Doutor Estranho” que estreia essa semana nos cinemas, neste link. Além disso, você pode descobrir a origem do personagem neste link.