Home Livros Analises Livros Resenha | As Crônicas dos Leais – Os Guardiões (Editora Coerência)

Resenha | As Crônicas dos Leais – Os Guardiões (Editora Coerência)

0

“Por último tropeço num cadáver… Não vi quem estava morto, porque a luz bradou, era mais fogo em meio às cinzas. Ele me encontrou pela segunda vez e, talvez pela última. Ele era o Inimigo que tentava extinguir os Guardiões.”

O autor paulistano de apenas 20 anos, Gabriel Mariano, nos apresenta Os Guardiões, seu primeiro livro da saga As Crônicas dos Leais, publicado pela Editora Coerência.

As Crônicas dos Leais – Os Guardiões narra as aventuras de dois amigos do litoral paulista que descobrem que possuem a habilidade de ler os pensamentos um do outro e sentir alguns sentimentos que o outro também está sentindo. Daniel acredita que para a amizade continuar sendo boa, algumas regras devem ser seguidas. Porém Miguel começa a se afastar cada vez mais, até desaparecer deixando apenas um bilhete para sua mãe. Então as coisas ficam realmente estranhas quando Daniel resolve ir atrás do seu amigo e os dois acabam parando em um mundo cheio de criaturas mágicas e poderes incríveis, chamado Terra Longa.

Em Terra Longa desde que os últimos guardiões brigaram entre si e trouxeram o caos ao invés da proteção e paz almejada, os humanos e os seres mágicos estão sempre em conflito.

Os dois são recebidos pelo humano desertor que foi acolhido pelas ninfas, Giovane. Após explicar toda a situação, ele solicita ajuda dos Guardiões oferecendo treinamento com os elementos mágicos e sua lealdade. Vemos também outros personagens incríveis no decorrer da história, como Paulo, humano filho do Rei Henrique que só queria uma vida tranquila, mas que foi colocado como face da caça aos guardiões pela ambição do seu pai. Temos também Lucas, um jovem vigilante dos muros das terras dos humanos. Alicy, uma Valquíria que não aceita ficar de braços cruzados enquanto uma guerra acontece. Katarina é uma das ninfas companheiras de Giovane e uma grande amiga para Daniel. Nicolas, um andarilho com um passado obscuro. E por fim, conhecemos o Inimigo, uma entidade que se aproveita dos conflitos entre os guardiões em todas as gerações e que causa o caos sempre que novos Guardiões surgem.

E é na visão destes nove personagens que a história é contada, em primeira pessoa.

Detalhes como este fazem do livro Os Guardiões ser tão interessante, pois conforme vamos acompanhando a história e vendo a visão de cada um em lados opostos, vamos nos questionando à que somos leais, qual é a verdade afinal?

“Mentiras são capazes de causar uma guerra, a mentira foi o principal fator que causara tudo isso. Faça como eu, não acredite em tudo o que falarem sobre quem é certo ou errado nas histórias.”

O livro começa descrevendo uma cena final que nos faz ficar apreensivos durante toda a história, tentando compreender como tudo chegou a tal ponto, nos fazendo questionar e procurar em tantos detalhes quem realmente irá manter-se leal aos seus ideais.

A falta de detalhamento de características de alguns personagens pode fazer com quem não está acostumado com isso ter uma visão sólida dos personagens, porém vemos que a história se desenvolve tão bem e temos tantos elementos para usar na nossa imaginação, que acabamos criando do nosso jeito, dando o nosso toque de neste mundo tão fantástico.

O jovem Gabriel Mariano escreveu As Crônicas dos Leais aos quinze anos de idade e vendeu mais de cinco mil exemplares independentemente. Desde então ele tem dado continuidade ao trabalho e nos promete uma saga cheia de reviravoltas e surpresas, que nos prende completamente neste primeiro volume, mostrando como valores simples podem ser deturpados e como podemos aprender a sermos leais as nossas convicções, mantendo estes valores e a coragem que um verdadeiro Guardião precisa.

Os-guardiões-Geeksaw

Autor: Gabriel Mariano

Editora: Coerência

Páginas: 220

Série: As Crônicas dos Leais

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile