Google search engine
HomeLivrosAnalises LivrosResenha - DVD - Devoção Verdadeira a D (Editora Darkside Books)

Resenha – DVD – Devoção Verdadeira a D (Editora Darkside Books)

“- Será que um dia as coisas vão voltar a ser como antes? – João perguntou.

– Com tanta desgraça acontecendo, eu já nem lembro como era antes – Sarapião respirou bom fundo.

– Cansado?

– Um pouco. Mas imagino que a morte esteja muito mais.”

Definitivamente uma das edições mais caprichadas que já tive o prazer de explorar, DVD (Devoção Verdadeira a D) de Cesar Bravo, vem encher os olhos de qualquer colecionador de livros, mesmo os que já estão acostumados com a primorosa Darkside Books.


DVD nos tráz contos individuais que se passam num universo prévio criado pelo autor. Não é preciso ler algum livro anterior para aproveitar esse lançamento, porém, a experiência de quem já leu Ultra Carnem e VHS será ainda mais recompensadora.
Com primorosas ilustrações no começo de cada capítulo, feitas por Micah Ulrich, o livro se inicia com uma escrita poética e em páginas vermelhas, quase se fosse uma profecia e um prenúncio do que nos aguarda nesses novos contos.
Todos os contos se desenrolam em Três Rios e na região, uma cidade maldita onde paira uma névoa de mistério, violência sem fim e maldade inexplicáveis. Vamos acompanhar a visão dessa cidade infernal tanto por moradores antigos que estabeleceram famílias lá, pessoas de idade que sofrem há décadas nesse local e também jovens e adolescentes que não entendem o perigo com o qual estão mexendo. Isso torna cada conto dinâmico e formam as peças de um quebra cabeças, que contém ainda mais peças nas últimas páginas que nos dá informações de alguns eventos ocorridos e até novas informações por meio de matérias do jornal da própria cidade.

É preciso ressaltar que o livro pode conter gatilhos e é recomendado cautela ao iniciar a leitura. Cesar Bravo, que é um dos autores mais aclamados do gênero no Brasil, possui uma escrita visceral e descrições gráficas, capazes de fazer alguns contos serem bem difíceis de digerir.
Como um dos exemplos, quero citar Pandemonium: quando os pais de Gabriel saem à noite, o adolescente resolve chamar os amigos para assistir uma fita amaldiçoada em sua casa, o que ele espera que faça as pessoas gostarem mais dele e ele se tornar popular. Porém, tudo dá errado… Ou melhor dizer que deu muito certo?
Quando os adolescentes se reúnem para assistir a fita, fica fácil de se imaginar como um deles. Fazer algo às escondidas, algo que todos tem medo apesar de nem sempre admitir, faz a adrenalina subir e o desenrolar da história se tornar ainda mais chocante.
Lançado no fim de 2020, é possível sentir o peso da pandemia e do cenário atual durante o livro, em alguns contos mais do que em outros, o que deixa a leitura ainda mais sufocante
A escrita por muitas vezes ácida, também é bem relacionável, já que se passa no Brasil por volta dos anos 2000. Mesmo quem não viveu a época, vai sentir a nostalgia que vem por uma nova ótica, já que atualmente os programas nostálgicos se passam em sua maioria nos anos 80 e em outros países.

Título: DVD (Devoção Verdadeira a D)
Editora: Darkside Books
Idioma: Português
Autor: Cesar Bravo
Páginas: 384

Michelle Gomes
Michelle Gomes
Bookstan irrecuperável, amante de coelhos e sommelier de breja barata. Nas horas vagas você pode me encontrar em meu notebook assistindo um anime da temporada (ou com sorte você me encontra na Paulista dançando como se ninguém estivesse olhando).
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Google search engine

POPULARES

Comentários Recentes