Resenha – Mundo em Caos – Patrick Ness

0
294

“Você fecha os olhos e tenta ser o mais claro e calmo que der e fala para você mesmo quem você é, porque é isso que a gente perde no meio de tanto Ruído.”

O primeiro volume da série Mundo em Caos sai pela Editora Intrínseca numa edição para deixar qualquer amante de livros apaixonado: o corte em vermelho contrasta com a capa preta, que contém detalhes em verniz localizado por toda sua extensão (incluindo lombada e contracapa) mostrando o que nos espera.
Em uma nota da Editora, somos informados que optaram por manter uma linguagem coloquial e informal, e isso traz uma característica única à história, já que ela é narrada por uma criança que nunca foi à escola ou aprendeu a ler.

Mundo em Caos nos apresenta um universo onde uma guerra disseminou um germe que aniquilou todas as mulheres, metade dos homens e acabou com o silêncio no mundo. Agora, os homens restantes nesse Novo Mundo são capazes de ouvir os pensamentos uns dos outros e dos animais em um fluxo caótico e incessante, chamado Ruído.
Conhecemos a história e o mundo pelas palavras de Todd, um garoto ansioso pelo seu aniversário de 13 anos, quando será considerado um homem perante sua cidade. Nascido no Novo Mundo, ele sabe sobre a guerra e seus inimigos Spackle apenas o que contaram a ele, o que não é muita coisa. Nessa sociedade, a divisão entre homens e garotos é tão grande que assim que um garoto faz aniversário, ele começa a agir de forma diferente com os outros, não importa a amizade que tiveram antes disso.

Um mês antes de completar 13 anos, a idade em que será finalmente considerado um adulto, Todd sai para cumprir uma tarefa rotineira, mas acaba encontrando um mistério que vai mudar completamente sua vida. Se antes Todd estava ansioso para sanar suas dúvidas ao ser considerado um homem, agora ele sente que sua vida corre grande risco e que ele não pode contar com ninguém além de seu fiel cachorro Manchee.

O livro tem um ritmo muito bom, com uma diagramação confortável que faz o leitor passar as páginas sem sentir, além do cenário sempre tenso e caótico, que não deixa abertura para baixar a guarda. Por ser narrado por uma criança, tudo parece intensificado pelas descrições muitas vezes cautelosas, como se ele não soubesse uma palavra certa para definir seus sentimentos. O jeito escolhido para dar vida ao Todd, juntamente com a descrição dos Ruídos, nos passa uma urgência e desespero de tirar o fôlego, como se estivéssemos sentindo tudo com ele.

Não se intimide caso tenha visto o trailer do filme, saiba que essa história ainda guarda muitas surpresas e reviravoltas. Dirigido por Doug Liman, o filme tem data de lançamento prevista para 11 de março de 2021.

Título: Mundo em Caos 

Editora: Intrínseca 

Idioma: Português 

Autor: Patrick Ness 

Páginas: 476