Resenha – DVD – Devoção Verdadeira a D (Editora Darkside Books)

0
1186

“- Será que um dia as coisas vão voltar a ser como antes? – João perguntou.

– Com tanta desgraça acontecendo, eu já nem lembro como era antes – Sarapião respirou bom fundo.

– Cansado?

– Um pouco. Mas imagino que a morte esteja muito mais.”

Definitivamente uma das edições mais caprichadas que já tive o prazer de explorar, DVD (Devoção Verdadeira a D) de Cesar Bravo, vem encher os olhos de qualquer colecionador de livros, mesmo os que já estão acostumados com a primorosa Darkside Books.


DVD nos tráz contos individuais que se passam num universo prévio criado pelo autor. Não é preciso ler algum livro anterior para aproveitar esse lançamento, porém, a experiência de quem já leu Ultra Carnem e VHS será ainda mais recompensadora.
Com primorosas ilustrações no começo de cada capítulo, feitas por Micah Ulrich, o livro se inicia com uma escrita poética e em páginas vermelhas, quase se fosse uma profecia e um prenúncio do que nos aguarda nesses novos contos.
Todos os contos se desenrolam em Três Rios e na região, uma cidade maldita onde paira uma névoa de mistério, violência sem fim e maldade inexplicáveis. Vamos acompanhar a visão dessa cidade infernal tanto por moradores antigos que estabeleceram famílias lá, pessoas de idade que sofrem há décadas nesse local e também jovens e adolescentes que não entendem o perigo com o qual estão mexendo. Isso torna cada conto dinâmico e formam as peças de um quebra cabeças, que contém ainda mais peças nas últimas páginas que nos dá informações de alguns eventos ocorridos e até novas informações por meio de matérias do jornal da própria cidade.

É preciso ressaltar que o livro pode conter gatilhos e é recomendado cautela ao iniciar a leitura. Cesar Bravo, que é um dos autores mais aclamados do gênero no Brasil, possui uma escrita visceral e descrições gráficas, capazes de fazer alguns contos serem bem difíceis de digerir.
Como um dos exemplos, quero citar Pandemonium: quando os pais de Gabriel saem à noite, o adolescente resolve chamar os amigos para assistir uma fita amaldiçoada em sua casa, o que ele espera que faça as pessoas gostarem mais dele e ele se tornar popular. Porém, tudo dá errado… Ou melhor dizer que deu muito certo?
Quando os adolescentes se reúnem para assistir a fita, fica fácil de se imaginar como um deles. Fazer algo às escondidas, algo que todos tem medo apesar de nem sempre admitir, faz a adrenalina subir e o desenrolar da história se tornar ainda mais chocante.
Lançado no fim de 2020, é possível sentir o peso da pandemia e do cenário atual durante o livro, em alguns contos mais do que em outros, o que deixa a leitura ainda mais sufocante
A escrita por muitas vezes ácida, também é bem relacionável, já que se passa no Brasil por volta dos anos 2000. Mesmo quem não viveu a época, vai sentir a nostalgia que vem por uma nova ótica, já que atualmente os programas nostálgicos se passam em sua maioria nos anos 80 e em outros países.

Título: DVD (Devoção Verdadeira a D)
Editora: Darkside Books
Idioma: Português
Autor: Cesar Bravo
Páginas: 384