Resenha | Anna e o Homem das Andorinhas

0
219

“Os homens que tentam entender o mundo sem a ajuda das crianças são como homens que tentam fazer pão sem a ajuda do fermento.”

A editora Rocco com o selo Fabrica 231 trás as nossas mãos uma emocionante historia de titulo Anna e o Homem das Andorinhas do autor Gavriel Savit.

 

 

Anna, pequena e filha de um pai muito atencioso e amoroso, com sete anos , já é uma menina inteligente. Anna fala muitas línguas como alemão, russo, francês e inglês, e tem algum conhecimento também em iídiche, ucraniano, armênico e romani. Com um pai professor de linguística, era natural que a menina se interessasse tanto em aprender cada vez mais. Um dia, seu pai foi intimado a aparecer em uma reunião e nunca mais voltou. Ela não sabia, mas o mundo estava em guerra.

“ Guerra é uma palavra pesada em qualquer língua.”

Sem saber o que fazer e trancada para fora de casa, Anna vai a rua e se depara com um homem com aparência autoritária e que ela descobre que conversa com pássaros, (e com tudo a sua volta, pelo o que parece). Um homem sem nome e misterioso que aparentemente sabia falar várias línguas, inclusive a das andorinhas, chamado por Anna de o homem das andorinhas,
ele não revelou seu nome pois achava que um nome pode dizer muito sobre uma pessoa, e lhe dar muita informação.

O livro nos mostra que o ser humano pode ser bom ou mal, pode causar dor ou não, mas também pode nos dar esperança.
O ponto interessante é a fusão de uma historia sobre o nazismo e a fantasia, faz com que os acontecimentos não fiquem pesados demais por se tratar de um enredo com uma criança pequena no meio desse ambiente turbulento, trágico e difícil.  Nos remete a uma fantasia por dentro da historia que se mostra explicitamente.

O livro é narrado em terceira pessoa. Há diversos pontos de reflexão, praticamente todo o livro, o autor escreveu uma história sem rodeios, e com fácil entendimento,  de forma leve, onde enxergamos diversos acontecimentos, através da inocência dos olhos de uma criança. Assim essa é uma historia que retrata o nazismo, em ponto quais maioria são sempre aprendizagens, sabemos o que esse acontecimento trouxe e o que marcou para sempre, através de historias assim vemos do que o ser humano é capaz.
.

Título: Anna e o Homem das Andorinhas
Autor: Gavriel Savit
Editora: Fábrica 231 – Rocco
Páginas: 272