Resenha: Os Doze Guardiões da Luz – Através da Neblina (Editora Coerência)

0
628

Atenção, fãs de literatura fantástica e épica! A Editora Coerência lançou o segundo volume da saga Os Doze Guardiões da Luz, do autor Luiz Henrique Batista. Se você gosta de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, “O Senhor dos Anéis” ou “As Crônicas de Nárnia” e está à procura de uma leitura parecida, confira a resenha desse livro maravilhoso e que ainda por cima é nacional.

Os Doze Guardiões da Luz II – Através da Neblina expande o universo apresentado no primeiro volume da saga. Aqui, vemos os personagens se deslocando por lugares remotos e misteriosos que foram apenas citados anteriormente. O livro traz um mapa feito pelo ilustrador Ricardo Chagas nas primeiras páginas, o que nos permite formar um panorama melhor sobre como o mundo dos Guardiões é, bem como compreender a importância de determinadas viagens ou batalhas. As terras protegidas pelos Guardiões da Luz são constantemente ameaçadas por inimigos que se revelam dentro e fora do Reino assumido por Leão.

A leitura é viciante e envolvente, já que contém a fórmula ideal de uma boa obra de fantasia: belos e elaborados cenários, personagens cativantes e peculiares, moldados e descritos por uma escrita rica e empolgante. A mitologia elaborada nos transporta para o Triângulo do Sul, além de nos presentear com protagonistas que vão além de meros avatares zodiacais. Quem leu o primeiro volume irá se surpreender com as reviravoltas de Através da Neblina. Para deixar uma curiosidade ainda maior, vamos conferir um pequeno perfil dos Guardiões abaixo:

 

Áries

aries

O Senhor do Fogo. Irmão de Leão e Sagitário. Seu relacionamento com Peixes evolui de maneira inesperada, sendo que o Guardião acaba inerte ou apático durante boa parte da história. Esperemos que seu despertamento venha com o restante da saga.

 

Touro

touro

O Ferreiro. Irmão de Virgem e Capricórnio. Touro é o típico gigante gentil que precisa viver em constante luta com o tamanho de sua força e do coração mole. No segundo volume, é um dos poucos a manter-se firme às convicções que mantinha no anterior.

 

Gêmeos

gemeos

 

O Relâmpago de Avalon. Irmão de Libra e Aquário. Prepare-se para conhecer Gêmeos! Desacordado durante grande parcela da rebelião em que fora atacado, o Guardião desce dos céus em toda sua glória e brilho divinos. A arrogância e bipolaridade servem como alívios cômicos em determinados momentos, mas não se engane: a segunda melhor batalha do volume é travada por Gêmeos.

 

Câncer

cancer

O DragãoNegro. Irmão de Escorpião e Peixes. Câncer foi treinado nas terras afastadas do Triângulo do Sul, de viés mais oriental. Tipifica o lobo solitário, que busca redenção para sua alma atormentada e por isso sente-se indigno de ser ligado a alguém. Vilão da primeira parte da história, Câncer revela facetas interessantes, projetando alguma luz em sua imensidão de trevas.

 

Leão

leao

Rei dos Reis, líder dos Guardiões e governante do Triângulo do Sul. Irmão de Sagitário e Áries. Leão dá vazão a parte mais obscura de seu caráter: sua sede pelo poder, egocentrismo e um forte complexo de Deus conseguem arruinar até mesmo o tão belo relacionamento que o Rei tem com Aquário. Sabemos que Tronos tem o potencial de corromper seus ocupantes e Leão dá um banho de prepotência respigando desgraças por toda parte.

 

Virgem (e Sagitário)

 15875584_722945924526359_6917002006986519100_o

Protetora da natureza e da GrandeFloresta. Virgem nos mostra mais de sua verdadeira índole e da dinâmica de seu relacionamento com Sagitário. Em Através da Neblina, entendemos que apesar da bela aparência, ela partilha mais do caráter de Capricórnio do que se imaginava, tomando algumas decisões questionáveis, que refletem um pouco da Natureza e dos elementos em si: provedora e cuidadosa, porém implacável e descontrolada quando quer.

 

Libra

libra

Sacerdotisa e líder da Ordem da Luz. Libra não apareceu no primeiro volume da saga, provocando nos leitores a questão: “Onde está Libra? ”. Bem, a espera vale a pena. Uma combinação na medida certa de donzela elegante e guerreira cujos princípios a regem, a Guardiã é, junto de Aquário, uma das melhores personagens da saga e entra para o rol de grandes personagens fantásticas. Montando seu unicórnio falante (sim!) Lancelot, fica com a sacerdotisa o título de melhor batalha do livro.

 

Escorpião

 escorpiao

O DevoradordeCorações. O pirata maligno e inescrupuloso revela que tem, perdoem o trocadilho, um coração. Mesmo querendo (devido às suas ações do passado) odiar o Guardião, certamente ele conseguirá dobrar a maioria dos leitores e angariar fãs. A reviravolta de Escorpião é uma das mais surpreendentes dentre os Doze e um relacionamento que começa na adversidade pode ser a tábua de salvação que o marinheiro precisava para abraçar a Luz novamente.

 

Sagitário (e Virgem)

15875584_722945924526359_6917002006986519100_o

O Arcanjo. Irmão de Áries e Leão. Sagitário é um arqueiro de bom coração. Aparecendo pouco no volume, tem suas convicções abaladas pela loucura de Leão e pelas ações impensadas de Virgem.

 

Capricórnio

capricornio

O Lorde do Terror. Irmão de Virgem e Touro. Ok. Todos odeiam Capricórnio e acham que a eternidade é pouco tempo para que ele adormeça depois das atrocidades que fez. Ele é frio, calculista e insano. Entretanto, o Lorde calcula cada um de seus passos, porém os peões podem acabar mostrando-se mais impiedosos do que seu jogador.

 

Aquário

aquario

Por vezes confundida com um homem e chamada de DemônioPrateado, Aquário é a personagem que mais cativa o leitor no volume anterior. Irmã de Libra e Gêmeos. Não se importando com coisas como aparência ou em agradar as pessoas, tendo um senso de dever forte que remete ao código dos cavaleiros. Seu relacionamento com Leão avança na medida em que as batalhas também os cercam, todavia, as cenas mais tocantes são as que retratam a relação que ela possui com sua irmã, Libra. Aquário acaba revelando um pouco mais de suas fragilidades, o que é muito bom e lhe dá profundidade. Pode-se dizer que a personagem acaba sendo alvo de muitos interesses amorosos durante a trama.

 

Peixes

peixes

Princesa do reino submarino de Atlantis. Irmã de Capricórnio e Câncer. Sim, os Doze contam com uma sereia em seu time. Entretanto, Peixes é um tanto passiva e acaba representando muitas vezes a donzela em perigo. O que não significa que ela também não tenha segredos (e que segredos) ocultos que farão o leitor voltar algumas frases e checar se leu corretamente as palavras.

 

Recomendamos que leia o livro o quanto antes. Procuramos ao máximo evitar spoilers, mas a empolgação com a saga torna a tarefa árdua.

Sobre a edição, a revisão e diagramação só nos banqueteiam e tornam a viagem ao mundo mágico onde a Luz tomou Doze formas diferentes ainda mais confortável inebriante. Caso não tenha lido o volume anterior ou tenha se perdido em meio às informações e personagens, o livro conta ainda com um glossário que detalha cada local, papel ou grande acontecimento em suas últimas páginas.

O que você está esperando para conhecer os DozeGuardiões?

capa

Ficha técnica:

Edição: 1

Ano: 2016

Gênero: Fantasia

Páginas: 600

Idioma: Português