RESENHA - PROCURA-SE (EDITORA COERÊNCIA)
24.12
2017
RESENHA – PROCURA-SE (EDITORA COERÊNCIA)

“E eu não deixaria um simples contratempo adiar o grande e maravilhoso destino que eu havia me esforçado muito para, um dia, finalmente tê-lo. Eu conseguiria vencer todos os meus problemas. Conseguiria passar por todos os contratempos e, no final, ficaria bem.”

 

A autora Giovanna Vaccaro reescreveu seu sucesso Procura-se, lançado pela Editora Coerência, mas dessa vez totalmente reformulado. Quem leu a primeira versão, vai se surpreender com essa. O leitor terá em mãos uma edição toda caprichada de um livro “vira-vira”: de um lado terão Procura-se Um Coração e assim que terminar de ler, pode virar o livro ao contrário para ler Procura-se Um Amor.

Antes de começar a história, o leitor encontra a playlist do livro que está no Spotify, sendo possível pesquisar lá ou usar a câmera do celular para ler o código QR e ir direto para a playlist. Cada capítulo também é precedido de uma frase marcante da cultura pop atual, seja de uma música ou série, que faz alusão aos sentimentos do protagonista.

Em Procura-se Um Coração, vamos acompanhar a história de Ariane, uma adolescente comum vivendo uma vida comum, mas não é isso que ela quer, ela anseia por uma vida imprevisível, algo que a faça se esquecer da condição em que se encontra. Ariane sofre com coronariana, uma deficiência cardíaca genética, que faz com que seus dias estejam contados. Depois de uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que precisa o mais urgentemente passar por um transplante de coração e ela vai fazer de tudo para conseguir, ainda mais agora que tem uma nova razão para viver: seu antigo colega de classe que voltou para a escola, Miles.

Ariane é uma personagem carismática e de fácil identificação. Apesar de sua condição cardíaca, ela se permite ter preocupações triviais que todos já tiveram ou vão ter. Ao mesmo tempo, ela é rodeada de pessoas que a querem bem e sabem tratar com leveza a doença que sempre a deixa tão triste. Conforme a história passa, vemos o crescimento de Ariane como uma garota desinteressada e até conformada, para alguém com garra o suficiente para enfrentar obstáculos que para outras pessoas poderiam parecer grandes demais, e chegar ao seu objetivo.

O outro lado do livro contém a versão de Miles dos acontecimentos. Em Procura-se Um Amor, vemos Miles que tinha sua vida estabelecida em Indiana tendo que voltar para Nova York contra sua vontade, onde ele volta para sua antiga escola e reencontra Ariane. Vemos um lado de Miles que Ariane desconhece e que ele faz de tudo para não demonstrar: um cara comum, que apesar das aparências tem suas inseguranças e seus próprios monstros internos, dramas que são revelados aos poucos em sua versão. Além disso, conhecemos a história do porquê ele nunca ter esquecido Ariane e se aproximado depois de tantos anos, se tornando rapidamente a pessoa em que a garota mais confia.

A autora teve o cuidado de manter contato frequente com uma cardiologista e outros profissionais da área, para que suas informações não contivessem erros. Mesmo com o auxílio dos profissionais, a autora consegue passar as informações com simplicidade, tornando possível qualquer um entender o que se passa com a protagonista.

A escrita de Giovanna Vaccaro é leve e envolvente, cada crise de Ariane é específica como se o leitor pudesse sentir o que ela está sentindo na hora. Os capítulos curtos e o jeito que as coisas se desenrolam colaboram para a leitura fluir.

Depois de Procura-se Um Coração existe uma sequência de perguntas e respostas sobre doação de órgãos que levanta a reflexão em quem lê, de uma forma delicada o suficiente para trazer à tona uma conversa sobre o assunto. Procura-se é o tipo de livro emocionante e impactante, que trata de um assunto importante e que ainda é um tabu, portanto infelizmente é pouco falado, que é a doação de órgãos, e todos deviam ter um suas estantes.

Título: Procura-se

Editora: Coerência

Idioma: Português

Autora: Giovanna Vaccaro

Páginas: 440

Designer gráfica, Just Dancer, Youtuber nas horas vagas, amo livros e coelhos apesar de os dois não se darem muito bem. Não vivo sem minha dose de Mistério e Terror pra deixar essa vida pacata mais interessante.


GeekSaw • www.geeksaw.com.br
Tema por Gabriela Gomes