Resenha - Superman - Uma Biografia Não Autorizada [Editora Leya]
10.05
2017
Resenha – Superman – Uma Biografia Não Autorizada [Editora Leya]

“Ele sobrevive porque há muito tempo transcendeu as várias mídias que o trazem até nós; ele entrou na consciência coletiva do nosso planeta. Isso significa que cada um de nós tem na mente e no coração uma ideia única do Superman”.

O dedicado autor Glen Weldon juntamente com a Editora Leya nos trás a biografia do herói Superman com uma escrita crítica e apaixonada. O leitor encontrará a história do herói em ordem cronológica e no final uma extensa lista de referências bibliográficas, para os fãs mais assíduos que estão sempre sedentos por informações.

Além da bibliografia, ao longo do livro o autor dá dicas de leituras para quem quiser saber mais sobre coisas que se passaram com os envolvidos na criação e na história do Superman, mas que não tem a ver diretamente com o herói, o que demonstra profundo conhecimento e interesse do autor em alimentar a paixão dos fãs, sejam eles novos ou não.

Glen Weldon reúne o que mudou desde a primeira aparição do Homem de Aço nas tirinhas, sua primeira comic em 1938 até as coisas imutáveis há mais de 70 anos; além de responder dúvidas que todos nós tínhamos e nem fazíamos ideia. Traz comentários de pessoas que estiveram envolvidas na criação e divulgação do herói em entrevistas ao longo dos anos a cada fato marcante de sua história. Além disso, ele usa experiências próprias.

Para se aproximar e aproximar o leitor da sensação daqueles que puderam comprar a primeira revistinha ou ouvir a primeira história no rádio. Quando o autor escreve algo, é possível imaginar sem dificuldades graças a escrita rica em detalhes, por isso o leitor vai sentir como se estivesse visualizando tudo que lê.

O livro nos revela influências para o Superman, desde a primeira roupa com que ele apareceu até seu uniforme definitivo, que serve de base até hoje para produções que pretendem atualizar a aparência do Homem de Aço e de Clark Kent. Também descobrimos de onde vem suas alcunhas, como Homem de Aço, Homem do Amanhã e até o próprio nome Superman.

Assim como diversos heróis, em suas primeiras aparições o Homem de Aço tinha características muito diferentes das conhecidas atualmente, como o fato de ser impaciente e adorar uma boa briga. É incrível ver como o Superman se moldou à sociedade; como em seu antes, durante e depois da Segunda Guerra.

Podemos acompanhar a rápida ascensão do herói, que em poucos anos teve uma HQ lançada, seguido de um programa nas rádios e logo um desenho. Mas também nos é descrito em detalhes os maus bocados que a DC passou com seu herói carro-chefe e todas as tentativas de mantê-lo em alta em uma época onde super-heróis eram considerados coisa de criancinha. Também acompanhamos como algumas coisas foram criadas ao longo do tempo, como por exemplo, a história e nome de Krypton ou o primeiro nome de Luthor, que veio décadas depois de sua primeira aparição.

Os capítulos são bem organizados, de forma que o leitor consegue imaginar e sentir como se fosse um dos americanos acompanhando em tempo real cada fase do Superman. Curiosidades hilárias, mudanças de personalidade a cada mudança social e todas as fases da história dos quadrinhos te aguardam nesse livro. Quer saber desde quando ele se troca em uma cabine telefônica? Ou onde ele guarda sua capa quando se transforma em Clark Kent?

Achou o livro certo. Ao final da leitura, você sente como se tivesse feito um novo amigo de forma íntima, e que ele deixará saudade.

 

Título: Superman – Uma Biografia Não Autorizada

Editora: Leya

Idioma: Português

Autora: Glen Weldon

Páginas: 383

Designer gráfica, Just Dancer, Youtuber nas horas vagas, amo livros e coelhos apesar de os dois não se darem muito bem. Não vivo sem minha dose de Mistério e Terror pra deixar essa vida pacata mais interessante.

GeekSaw • www.geeksaw.com.br
Tema por Gabriela Gomes