Google search engine
HomeLivrosAnalises LivrosResenha - Um Reflexo na Escuridão (Editora Aleph)

Resenha – Um Reflexo na Escuridão (Editora Aleph)

“As pessoas vivas nunca deviam ser usadas para servir aos propósitos dos mortos, pensou ele”

A Editora Aleph apresenta Um Reflexo na Escuridão um dos livros mais sombrios do autor Philip K. Dick.

Piolhos. Seres minúsculos, repugnantes que infestam o mundo, pelo menos é tudo que Jerry vive no momento. Seu corpo, seu cérebro, o mundo, todos estão sendo consumidos. Um resultado direto de uma psicose frequentemente causada por abuso de drogas estimulantes.  Assim conhecemos os primeiros personagens que compõem um cenário pós-moderno.

Durante o dia existe Bob Arctor que vive à espreita de uma vida dupla que muitas vezes parece perder o rumo da realidade. Ele em outros momentos é o Agente Fred um homem da lei, mais especificamente da Delegacia de Policia do condado de Orange. Arctor é um disfarce dentro de um mundo aonde piolhos pode ser seu pior pesadelo. Tentando manter sua identidade em total sigilo, Fred ou Bob, dependendo da hora, está à procura da origem de uma droga letal psicotrópica extremamente viciante, chamada Substancia D. Porém não tem como dar vida a um disfarce sem se tornar um pouco dele.

Delator. É basicamente o resumo do seu trabalho, relatar cada passo e esquema de distribuição dessa nova droga. Um monstro dentro de outro. Um trabalho essencialmente perigoso ainda mais por razão de que Bob desconfia de seus superiores. Não é só pelas ruas que a Substancia D tem sido distribuídas e como ela está e por meio de quem é o que fará esse cenário inapropriadamente psicótico se tornar um reflexo da mais pura escuridão, fazendo com que esse personagem abuse de suas identidades em cada mundo para encontrar respostas.

Efeito colateral. Com algumas investigações e experiência própria é constado que a Substancia D faz com que seus usuários tenham a cisão entre os dois hemisférios do cérebro, que passam a agir de forma independente, por vezes até “competitiva” entre si. Tornando o real e o irreal uma coisa só, dentro de Bob Arctor/Fred, levando ele aos limites de sua complexa psicose, cambaleando em caminhos inusitados e descobertas que podem mudar o rumo de sua vida dentro de um drama entre personagens secundários peculiares, experiências sensoriais e delirantes.

A ficção romantizada do autor Philip K. Dick beira a conspiração, tomando relatos pessoais do autor para construir os personagens secundários e o próprio Arctor/Fred, personagem principal dentro de um mundo sombrio chamado, drogas. Lançado em 1977 é um dos mais sombrios e provavelmente o livro que mais carrega traços biográficos do autor. Um drama bem estruturado e ao mesmo tempo delirante descrito com notoriedade de artes e ciências. Ambientado em um futuro distorcido no inicio do século 21 mergulhado em mundo paralelo a realidade, a linguagem do livro é simples e até mesmo controversa, ponto qual é o que o autor quer ver o leitor chegar, explorando a visão de um personagem que se vê muitas vezes na terceira pessoa. O livro de capa já registrada do autor, conta com um nota do autor, nota a edição Brasileira e referencias bibliográficas. Este livro é mais uma obra de arte desforme de um dos melhores escritores de ficção cientifica, com mais de 120 contos e 36 romances entre outras adaptações cinematográficas. Philip k. Dick morreu em 1982 mas sua mente e seus profundos questionamentos e essência estão mais vivos que do que os que se dizem viver.

1b157bfc-8e09-4d9d-a245-6d1b6e008f7b-683x1024

Livro: Um Reflexo na Escuridão

Páginas: 289

Idioma: Português

Editora: Aleph

Preço médio: 54,90.

Guilherme
Guilhermehttp://geeksaw.com.br/
Primeiro Batman antes de Bruce Wayne. Extrovertido e sem graça. Uma mistura de piadas ruins e clichês, e um senso de humor gigante para rir delas. Editor chefe do GeekSaw. Apaixonado pela "Bigscreen" e por tudo que é novidade.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -
Google search engine

POPULARES

Comentários Recentes