Após uma série de atrasos, O Justiceiro da Marvel, finalmente desembarcou na Netflix para reações variadas. A série seguiu Frank Castle (Jon Bernthal) e sua busca pela justiça, não importa quem se interponha em seu caminho ou tenha que pagar o preço final. Com alguns fãs que dedicaram seu dia a consumir a última série da Netflix da Marvel, o showrunner de Justiceiro, Steve Lightfoot, revelou o que o fim da temporada significa para o anti-herói.
*** AVISO: Spoilers abaixo sobre Justiceiro da Marvel ***
A série Netflix da Marvel tem visto uma violência mais horrível do que qualquer coisa vista em seus filmes ou série da ABC, com O Justiceiro levando a violência a um nível totalmente novo. Depois que as balas finais de Castle foram disparadas, a temporada terminou com o ex-soldado dando um discurso ao grupo de veteranos sobre seus medos de enfrentar quem ele realmente é agora que não há mais uma guerra para lutar.
“Jon e eu falamos muito, e a natureza do discurso surgiu das conversas que tínhamos feito sobre veteranos e como eles se sentiam e como eles trabalhavam”, explicou Lightfoot ao Entertainment Weekly. “Depois da estréia, um dos veteranos que usamos como extra – muitos figurantes nesse grupo de veteranos eram veteranos reais – e ele surgiu e ficou incrivelmente feliz com esse final. Ele disse: ‘Você sabe, é exatamente assim que é.'”
Castle sempre foi um personagem complicado no universo Marvel, com a série Netflix aprofundando o trauma psicológico que ele enfrenta.
“Se Frank simplesmente fez uma viagem ao longo do show e não aprendeu nada e não concordou com sua própria natureza de alguma forma, então não havia qualidade redentora para a história”, confessou Lightfoot. “Eu acho que ele teve que aprender algo sobre ele e não apenas acabar com os bandidos, ele tem que mudar. Na verdade, no caso de uma 2ª temporada, que eu quero desesperadamente, ele encontrará rapidamente uma nova guerra para lutar, você sabe? [Risos] Sua natureza vai voltar.
“Eu acho que é importante ele admitir que é mais difícil lidar com a paz do que encontrar algo para lutar, é importante”, afirmou o showrunner. “Perceber algo sobre você não significa que você irá agir. É importante que ele tenha feito uma jornada, não apenas em termos de trama, mas também emocionalmente. Havia outras cenas que poderiam ter vindo depois [daquele último], mas acabei de sentir no final, especialmente com a forma como Jon entregou, pensei: “Eu só quero acabar com esse cara”.
Seja ou não isso, Castle está realmente pronto para deixar a identidade do Justiceiro por trás e ainda é um mistério para a série.
“Há muito conflito em Frank. Há o cara que ele gostaria de ser e o cara da natureza e de todas as suas experiências o fez”, Lightfoot disse. “O fim do fim que nos faz simpatizar com ele é que ele sabe que o que ele faz não é sempre bom. Ele não está inconsciente de suas próprias falhas”.
Ele acrescentou: “E então, eu acho o interessante para mim, só porque ele reconheceu algo sobre sua natureza não significa que ele não vai sucumbir a ela muito rapidamente. Eu acho que parte disso é que ele simplesmente adora a desculpa para isso. É onde ele se sente mais confortável. ”
O Justiceiro da Marvel está atualmente disponível na Netflix.