A Disney anunciou durante uma conferência para investidores o cancelamento da franquia de jogos Infinity, bem como sua saída do mercado de jogos como publisher.
“Itens que afetam a comparabilidade durante o trimestre que terminou em 2 de abril incluem uma despesa de US$ 147 milhões relacionada à descontinuação de nossos jogos para consoles, principalmente a franquia Infinity“, disse a publisher.
Em declaração ao VentureBeat, a Disney disse que “após uma extensa avaliação, modificamos nossa maneira de lidar com jogos de console e vamos transitar para um modelo de licença. Essa mudança de estratégia significa que vamos encerrar o desenvolvimento de Disney Infinity, em que a falta de crescimento do mercado toys-to-life ao lado de altos custos de produção tornaram o modelo inviável. Isto também significa que vamos fechar a Avalanche, nosso estúdio interno que desenvolveu o game. Esta foi uma decisão difícil que não tomamos sem pensar, dada a qualidade de Disney Infinity e seus fãs apaixonados.
Em texto publicado no blog oficial de Disney Infinity, John Blackburn, vice-presidente sênior e gerente geral da franquia, disse que ainda há dois lançamentos pela frente para Disney Infinity 3.0, playsets de Alice Através do Espelho ainda em maio e Procurando Dory em junho.
“Gostaria de agradecer a todos que ajudaram a trazer Disney Infinity à vida, particularmente a equipe de produção de Glendale, equipes de publishing e parceiros externos”, finalizou Blackburn.
Vale apontar que isto não significa que vamos parar de ver propriedades intelectuais da Disney em jogos, considerando que a empresa agora vai vender as licenças para produção de produtos de entretenimento com suas marcas.