Quando o trailer da 3ª meia temporada de Star Wars Rebels caiu na rede, mostrou Saw Gerrera voltando à animação, Sabine Wren usando o Darksaber, o sempre-conivente Grand Almirante Thrawn e, finalmente, Darth Maul indo para Tatooine, onde ele encontra Ben Kenobi.
Essa última parte, claro, deixou os entusiastas em chamas, mas também trouxe algumas preocupações reais. Quando você chega perto da história da trilogia original de Star Wars, vai ficando muito mais arriscado.
“Tudo tem que fazer sentido a partir de um ponto de vista da história, e se faz sentido e é valioso para o passado do personagem, então eu não acho que você não pode hesitar em fazê-lo”, Dave Filoni disse ao ComicBook se referindo a Ben Kenobi. “Eu acho que você tem que ter um monte de boas razões, quando você faz as coisas e elabora, e você espera que as coisas funcionem como você as imaginou e as projetou.”
Em última análise, no entanto, não foi especificamente Ben Kenobi que teve que ser cauteloso em mudar ou comover – ele é um convidado nessa história, e as pessoas que são genuinamente afetadas precisam ser as personagens centrais, como Ezra.
“Certamente, esses personagens não são estranhos a mim, por eu ter trabalhado aqui por tanto tempo. Então, estou bastante confiante ao entrar dentro deles, sobre o que são, mas você pisa com cuidado, porque você não pode fazê-lo só porque está tentando acrescentar alguma coisa [ao passado da estrela convidada]. Eu sempre disse, é a mesma coisa com Ahsoka. Tem que ser valioso para Ezra. Esta experiência, seja qual for, seja qual forma tenha, tem que ser valioso para as personagens que são o centro de Star Wars Rebels.”
O que Filoni e a equipe de Rebels não querem fazer é tornar isso um fan service.
“Há um monte de coisas que eu poderia fazer em Star Wars, e eu tento fazer coisas que funcionam com a história do grupo, para ser verdadeiro aos personagens, e para onde eles precisam ir. É surpreendente, por vezes, para onde eles vão. Eu posso dizer que é surpreendente ao final do dia, e eu não quero dar nada, se acabarmos na presença de um velho bruxo, isso seria uma coisa surpreendente de se conseguir”– “Não é a coisa mais surpreendente tentar incluir Obi-Wan, e acho que nós fomos muito bem. A maneira com a qual nós o incluímos no piloto de Rebels, eu realmente gostei porque foi uma maneira de tê-lo sem realmente interferir, e isso falou para um momento no tempo das personagens. Então, obviamente, eu tenho tido muita sorte ao longo dos anos, quando fazemos esse Legado de personagens. James Arnold Taylor estava interpretando brilhantemente em Clone Wars e fez um trabalho fantástico. Depois trouxe isso de volta em Rebels, quando ele interpreta Obi-Wan. Eu tenho Stephen Stanton agora, o qual está retratando este peculiar, se isso for Obi-Wan (risos), ou quem quer que seja.
Então, à medida que se usa uma personagem como esse, requer um pouco mais de ‘cuidado e respeito’. Até mesmo com a personagem mediana, ‘você é cauteloso quando o faz, mas se faz sentido para a história, está tudo bem’”.
Star Wars Rebels vai ao ar aos sábados no Disney XD.