A estrela de Smallville, Allison Mack, foi presa por conexão com o caso envolvendo o suposto líder da seita Keith Raniere e o NXIVM.
Autoridades policiais disseram à NBC New York que Mack foi levada sob custódia, embora nenhum outro detalhe ainda esteja disponível. O New Channel 13 de Nova York diz que Mack vai comparecer ao tribunal no Brooklyn ainda hoje.
Mack é a segunda em comando de Raniere e foi pega em vídeo objetando sua prisão no México no mês passado. Raniere está sujeito a acusações severas se for condenado por tráfico de seres humanos. Há meses existem rumores persistentes de que o NXIVM, ostensivamente um grupo de auto-aperfeiçoamento, está atuando como fachada para um “culto sexual”, no qual as mulheres são consideradas escravas de membros de alto escalão da organização.
Após a prisão de Raniere, e da co-estrela Mack, Kristin Kreuk, sentiu-se obrigada a emitir um comunicado esclarecendo que ela não tinha nada a ver com a organização, apesar dos rumores em contrário.
“Quando eu tinha 23 anos, fiz um curso de Programas de Sucesso Executivo / NXIVM ‘intensivo’, o que eu entendi como um curso de auto-ajuda / crescimento pessoal que me ajudou a lidar com minha timidez anterior, e por isso continuei com o programa”. Kreuk disse no Twitter. “Eu saí há cerca de cinco anos e tinha contato mínimo com aqueles que ainda estavam envolvidos. As acusações de que eu estava no ‘círculo íntimo’ ou recrutava mulheres como ‘escravas sexuais’ são flagrantemente falsas. Durante meu tempo, eu nunca experimentei nenhuma ilegalidade. Estou horrorizado e enojado com o que saiu sobre o DOS e obrigado a todas as mulheres corajosas que se apresentaram para compartilhar suas histórias e expor o DOS, eu não posso imaginar como isso tem sido difícil para você. Estou profundamente perturbada e envergonhada por ter sido associado ao NXIVM. Espero que a investigação leve à justiça para todos os afetados “.
Rumores do NXIVM realizando um “culto sexual” surgiram pela primeira vez em novembro do ano passado, com Mack como o gancho de notícias para inúmeros veículos de entretenimento.
“As alegações relatadas na história são construídas sobre fontes, algumas das quais estão sob investigação criminal ou já indiciadas, que atuam como um grupo coordenado”, disse o NXIVM em um comunicado. “Vamos explorar todos os recursos legais para corrigir essas mentiras.”
Mack não teve nenhuma declaração pública desde que as alegações de seu envolvimento em atividades criminosas vieram à tona pela primeira vez. No início desta semana, relatórios sugeriram que ela havia retornado ao Brooklyn para organizar uma defesa para ela e Raniere.