O elenco de Guardiões da Galáxia se pronunciou oficialmente em favor de James Gunn, demitido pela Disney em 20 de julho após o resgate da publicação de tweets antigos pelo diretor.
Em seu Instagram, Chris Pratt publicou uma foto que mostra total apoio a Gunn, por meio de um texto assinado por ele mesmo, Zoe Saldana, Dave Bautista, Karen Gillian, Michael Rooker, Pom Klementieff, Bradley Cooper, Sean Gunn e Vin Diesel. Leia a carta na íntegra logo abaixo:
“Para nossos fãs e amigos: Nós apoiamos totalmente James Gunn. Ficamos todos chocados com sua demissão abrupta na semana passada e esperamos intencionalmente estes dez dias para responder afim de pensar, orar, ouvir e discutir. Durante esse tempo, fomos encorajados pela manifestação e apoio dos fãs e membros da imprensa que desejam ver James Gunn reintegrado como diretor do Volume 3, bem como desencorajados por aqueles facilmente enganados em acreditar nas muitas teorias de conspiração em torno dele.
Estar nos filmes dos Guardiões da Galáxia tem sido uma grande honra em cada uma de nossas vidas. Não podemos deixar esse momento passar sem expressar nosso amor, suporte e gratidão a James. Não estamos aqui para defender suas piadas de anos atrás, mas sim para compartilhar nossa experiência tendo passado anos juntos no set, filmando Guardiões da Galáxia 1 e 2. A pessoa que ele mostrou na sequência de sua demissão está de acordo com o homem que ele foi todos os dias no set, e suas desculpas — de agora e de anos atrás, quando fizeram essas observações pela primeira vez –, acreditamos que seja de coração, um coração que todos nós conhecemos, confiamos e amamos. Ao escolher cada um de nós para ajudá-lo a contar a história de desajustados em busca de redenção, ele mudou nossas vidas para sempre. Acreditamos que o assunto “redenção” nunca foi tão relevante quanto agora.
Cada um de nós está ansioso para trabalhar com nosso amigo James novamente, no futuro. Sua história não acabou — definitivamente, não.
Existe esse pequeno processo na corte da opinião pública. James com certeza não será a última pessoa boa a ser colocada em julgamento. Dada a crescente divisão política nesse país, é seguro dizer que casos como esse continuarão, embora esperamos que americanos fora do espectro político possam pegar leve com os assassinatos de personalidades públicas e parar de transformar mentalmente as massas em armas.
Esperamos que o que aconteceu possa servir de exemplo para que todos nós possamos entender a responsabilidade que temos com nós mesmos no que se refere ao uso de palavras escritas que são gravadas em pedras digitais; que nós, como uma sociedade, possamos aprender com essas experiência e, no futuro, pensar duas vezes sobre o que queremos falar; e que talvez possamos aprender a usar essa capacidade de ajudar e curar ao invés de machucar o próximo. Obrigado por lerem nossas palavras.
Os Guardiões da Galáxia.”
Uma petição, cujo intuito é a readmissão de James Gunn pela Disney, foi criada por fãs e já conta com mais de 330 mil assinaturas. Nem a Marvel nem a Disney se pronunciaram sobre essa resposta do elenco até o momento.
Recentemente, foi anunciado que as filmagens de Guardiões da Galáxia Vol. 3 começariam em janeiro. Vale lembrar que o roteiro já está pronto e o filme tinha previsão de estreia para 2020.