Os diretores Joe e Anthony Russo fizeram a jornada de Steve Rogers, levando o super soldado de Capitão América para finalmente se tornar um homem que viveu sua própria vida. Eles também ajudaram a forjar as três últimas grandes aventuras dos heróis mais poderosos da Terra, se enfrentando em Capitão América: Guerra Civil e depois reunindo todos eles em Vingadores: Ultimato. Eles também são os dois responsáveis pela introdução do Homem-Aranha ao Universo Cinematográfico da Marvel, mesmo que essa aventura tenha provado ter uma vida muito curta. Mas os Irmãos Russo ainda têm muitas opiniões sobre como a divisão ocorreu.
Enquanto conversavam com o Toronto Sun, Joe e Anthony Russo se abriram sobre a divisão entre a Marvel Studios e a Sony Pictures, explicando que não era uma grande surpresa, mas que eles pensavam que um grande erro estava sendo cometido.
“Foi muito difícil levá-lo à Guerra Civil. Foi um processo extremamente longo e difícil”, explicou Anthony Russo. “Mas fomos levados a ajudar a fazer isso acontecer. Mas (o presidente da Marvel Studios) Kevin Feige conseguiu, de alguma forma. Disney e todas as pessoas boas da Sony encontraram uma maneira de fazê-lo funcionar e durou alguns filmes. Tivemos um experiência maravilhosa com isso e acho que o público realmente apreciou esse casamento. Mas sabemos o quanto esse casamento foi difícil em primeiro lugar, então o fato de o casamento se desfazer não é realmente tão surpreendente para mim e Joe. ”
Joe Russo acrescentou, detalhando o grande erro da Sony: “Foi uma união tênue e conturbada durante todo o processo. Mas, vou dizer, recuando e tentando ser o mais objetivo possível, acho que é um erro trágico da parte da Sony pensar que eles podem replicar a propensão de Kevin por contar histórias incríveis e o incrível sucesso que ele teve ao longo dos anos. Acho que é um grande erro.”
O chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, repetiu que não culpou nenhum dos dois lados na divisão amarga, mas que queria refletir sobre os cinco filmes que fizeram juntos que ajudaram a consolidar a Sony Pictures e a Marvel Studios e algumas das empresas de produção mais bem-sucedidas da o negócio.
“Estou sentindo a gratidão e a alegria do Homem-Aranha“, explicou Feige à Entertainment Weekly. “Conseguimos fazer cinco filmes dentro do MCU com o Homem-Aranha: dois filmes independentes e três com os Vingadores. Foi um sonho que nunca pensei que iria acontecer. Nunca foi feito para durar para sempre. Sabíamos que havia uma quantidade finita de tempo que poderíamos fazer isso, e contamos a história que queríamos contar, e sempre serei grato por isso “.
Enquanto os fãs não poderão desfrutar de futuras aventuras de Peter Parker no MCU, eles ainda podem ver sua mais recente aventura nos cinemas agora, enquanto Homem-Aranha: Longe de Casa continua a ser exibido nos cinemas.