Os irmãos Russo, diretores de Capitão América: Guerra Civil, fizeram mais uma revelação polêmica nesta quinta-feira (25). Após confirmarem que Steve Rogers não será mais o herói patriota da Marvel, foi a vez de divulgarem em uma entrevista que o longa-metragem da batalha que dividiu os Vingadores quase teve zumbis em seu final.
Em entrevista ao Entertainment Weekly, o diretor Joe Russo afirmou que quando Capitão América: Soldado Invernal teve uma continuação confirmada, os produtores do longa “exploraram possibilidades de outras histórias dos quadrinhos do Capitão América que poderiam ser usadas” eventualmente.
De acordo com os diretores, um obstáculo surgiu quando decidiram basear o novo filme em Guerra Civil: o contrato de Robert Downey Jr. estava prestes a vencer e as negociações para manter o ator no papel não foi tão tranquila quanto esperavam. Por conta disso, os irmãos Russo decidiram criar um plano B caso Guerra Civil não pudesse ser desenvolvido por completo — e após algumas pesquisas, chegaram à HQ Madbomb, do quadrinista Jack Kirby.
“Em um certo período nós consideramos colocar referências do Madbomb, da franquia Capitão América”, declarou Anthony Russo. “Não tinha nada a ver com o Guerra Civil e se nós não iríamos conseguir colocar Downey no filme, então era melhor desenvolver uma história que fosse girar em torno de Madbomb, porque iria enlouquecer as pessoas“, completou.
Madbomb é um dos roteiros mais conhecidos do universo de Capitão América. Os quadrinhos contam uma aventura em que uma bomba explode em Nova York e transforma os civis em seres irracionais e violentos. Na capa dos quadrinhos, Jack Kirby, ilustrador responsável pela HQ, teria desenhado os infectados pela bomba como uma multidão de zumbis.
O motivo principal para selecionarem a HQ como uma referência para o filme seria que “Madbomb obriga o Capitão América a lutar contra civis e como ele lidaria com isso” parecia um roteiro muito inesperado pelos fãs da franquia — o que tornava a ideia muito mais interessante. Segundo Joe Russo, o filme “seria muito instigante porque os próprios civis seriam os vilões do longa e a maior pergunta seria como Steve Rogers conseguiria pará-los sem matá-los“.
No fim das contas, Robert Downey Jr. resolveu seu contrato com a Marvel Studios e os irmãos Russo deixaram Madbomb de lado para dirigir Capitão América: Guerra Civil, que teve uma estreia internacional impressionante. Mas temos admitir que seria divertido ver uma adaptação cinematográfica da Marvel com esse quadrinho.