Duna de Frank Herbert é considerada uma de uma história de ficção científica definidora de seu tempo, com várias adaptações tentando recriar o poder do material de origem. O diretor de Blade Runner 2049, Denis Villenueve, é o próximo cineasta a abordar a história, com Timothée Chalamet, estrela de Call Me By Your Name, supostamente em negociações para assumir o papel principal de Paul Atreides.
Para aqueles que não estão familiarizados com a história, a Deadline descreve: “Ela está situada em um futuro distante envolvendo mundos além da Terra, governada por famílias feudais concorrentes que controlam o acesso a uma droga chamada Melange. Conhecida popularmente como ‘tempero’, a droga dá aos seus usuários consciência aumentada e uma expectativa de vida estendida à custa de vício incapacitante, seu uso torna viagens interestelares possíveis, é encontrado apenas no planeta deserto de Arrakis – também conhecido como ‘Duna‘ – e como tal é a mercadoria mais valiosa em a galáxia.”
Chalamet ganhou uma indicação ao Oscar por seu papel em Call Me By Your Name e também estrelou a aclamada Lady Bird no ano passado, fazendo dele um dos astros mais requisitados de Hollywood. Dada a sua aclamação, o ator poderia escolher praticamente qualquer projeto que ele quisesse, com seu papel de protagonista em Duna sendo um empreendimento arriscado.
A história foi previamente adaptada pelo cineasta David Lynch com Kyle MacLachlan no papel de Atreides. Possivelmente devido à densidade do material de origem, a adaptação essencialmente fracassou, desapontando os fãs do romance de 1965 em todo o mundo.
Villenueve parece totalmente preparado para compensar as deficiências da adaptação, detalhando sua abordagem ao Yahoo! Filmes.
“David Lynch fez uma adaptação nos anos 80 que tem algumas qualidades muito fortes”, revelou o cineasta. “Quero dizer, David Lynch é um dos melhores cineastas vivos, tenho grande respeito por ele. Mas quando eu vi a adaptação dele, fiquei impressionado, mas não era o que eu tinha sonhado, então estou tentando fazer a adaptação dos meus sonhos. Não terá qualquer ligação com o filme de David Lynch. Estou voltando para o livro e indo para as imagens que saíram quando o li”.
Ao longo dos anos 70 e início dos anos 80, o cineasta seminal Alejandro Jodorowsky tentou adaptar o projeto, apesar de se deparar com vários obstáculos ao longo do caminho. Os direitos do projeto terminaram o projeto, embora muitos de seus conceitos e storyboards tenham entrado não apenas em Duna, mas em vários projetos de ficção científica ao longo da década seguinte, conforme narrado no documentário Jodorowsky’s Dune.
A história foi adaptada pela última vez em uma minissérie para SYFY em 2000.
Fique atento aos detalhes sobre Duna.